NFSen: um completo analisador de tráfego de rede

  • Publicado terça-feira, 15 de novembro de 2011
  • às 16:49 -
Possuir medições precisas sobre o tráfego da rede é de suma importância ao que diz respeito a análise do uso da banda larga da sua rede. Qualquer rede, a menor que seja, deve conter um analisador de tráfego para visualizar as estatísticas de fluxo de dados. Isso é importante, porque determina quem e como está sendo usada sua rede. A partir desses dados você pode consultar históricos de uso da rede e definir alertas baseados em determinadas condições, por exemplo! Para um uso completo desse recurso você deve conhecer o NFSen.

Imagine você poder responder perguntas como: quantos bytes foram enviados para IP 8.8.8.8 via porta 53 do servidor Linux? Isso é um exemplo de NFDump e ferramentas NETFlow. Elas te dão capacidade para monitorar e analisar o tráfego da sua rede.

Então o NFsen é uma ferramenta NETFlow baseada no NFDump que trabalha através de um browser. Tornando assim mais fácil seu uso:


Você precisa saber

Netflow é o protocolo desenvolvido pela Cisco para gerenciar os dados sobre o tráfego IP. Em poucas palavras usando Netflow você pode coletar dados e enviá-lo ao coletor Netflow que vai mostrar os gráficos intuitivos. Permitindo ter uma visão completa dos dados que foram enviados e recebidos nesses hosts (incluindo IP de destino e origem, porta, bytes transferidos, entre outros).

Nfdump é o coletor de dados NETFlow. E o Nfsen, como disse anteriormente, é a ferramenta para a geração de gráficos e relatórios para consulta Nfdump.


Para mais informações


Deixe seu comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Comentários anônimos NÃO são permitidos;
- Em hipotese alguma faça propagandas de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no escopo do comentário;

comments powered by Disqus