Como funciona?

"Não adianta seguir a maioria dos usuários; que por vezes não conseguem escolher, adequadamente, qual sistema Linux é mais apropriado! Isso faz com que seu primeiro contato seja frustante."

Uma dúvida comum de quem quer iniciar no mundo do Linux é escolher qual distribuição usará. Convenhamos, são centenas de distribuições diferentes e nem sempre você tem tempo, conhecimento e disposição para testar várias delas.

Como não existe nenhum sistema completamente perfeito, apenas um sistema que satisfaça suas necessidades; o Linux Descomplicado criou uma maneira simples para lhe ajudar a escolher a melhor distro, conforme seu uso.

Portanto, com o objetivo de mostrar qual distro Linux a mais adequada para suas necessidades, você deverá seguir os passos abaixo:

  • 1- Informar o que está procurando, conforme categorias;
  • 2- Responder algumas perguntas sobre sua experiência;
  • 3- Aguardar o resultado! Será mostrada uma lista, com no máximo 3 distros, elencadas por ordem de compatibilidade com suas respostas.

Comece agora!

Encontre a sua distro Linux!

"Informe que tipo de distro está procurando e descubra qual distribuição Linux é indicada para cada tipo de uso"

Leitura recomendada: Que tipo de usuário Linux eu sou?!

Com bases nas centenas distros Linux cadadastradas no Distrowatch.com, foram coletadas uma amostra de mais de 40 distros que dão base para esta ferramenta de escolha.

Você informa o que está precisando ou buscando, e será indicado a melhor distro Linux para essa finalidade.

Sendo assim, escolha, conforme categorias descritas a seguir, qual característica você está procurando ou qual é mais importante para sua finalidade de uso. Depois, prossiga para encontrar sua distro.

Comece agora mesmo!!

Minimalismo

"procuro pouco consumo de processamento"

Reutilizar computadores antigos ou com pouco processamento é uma realidade no universo Linux. Diante disso, existem distros que são destinadas, justamente, a exigir pouco recurso computacional:

Aparência

"procuro visual e beleza"

Visual elegante e performance gráfica são características marcantes em algumas distros Linux. Muitos usuários procuram distros com essas características. Diante disso, existem distros que se enquandram nesse perfil:

Produção - mídias digitais

"procuro suporte a diversas multimídias"

Recursos multimídias são essencias a todo sistema. Além de oferecer o básico para a manipulação ou criação de uma dessas mídias, algumas distros Linux ofertam ferramentas específicas. Diante disso, existem distros que se enquandram nesse perfil:

Estabilidade

"procuro confiabilidade e segurança"

Bom desempenho computacional, excelente comunidade de usuários; e periodicidade nas atualizações do sistema, é uma realidade no universo Linux. Diante disso, existem distros que se enquandram nesse perfil:

Facilidade

"procuro a distro menos complicada"

Para muitos, facilidade é algo que não remete ao Linux. Contrariando essa tese, algumas distros garantem ferramentas que facilitam o manuseio do sistema. Diante disso, existem distros que se enquandram nesse perfil:

Servidor pessoal

"procuro suporte a serviços de redes"

Serviços de redes são constantementes ofertados em máquinas que rodam Linux. Suporte a base de dados, hospedagem de páginas web e compartilhamentos de arquivos são exemplos de uso. Diante disso, existem distros que se enquandram nesse perfil:

Meu nível de conhecimento (iniciante/experiente)

"procuro uma distro que atenda meu nível de conhecimento"

Se nenhuma dessas categorias é o que procura, encontre uma distro Linux que atenda suas necessidades conforme seu nível de conhecimento. Usuários iniciantes precisam começar por algo mais simples para que não desistam facilmente do universo Linux; e usuários experientes não podem permanecer com distros que oferecem recursos aquém do seu conhecimento para que não fiquem desmotivados:

E AÍ... GOSTOU?!

Que tal fazer uma doação ao projeto e mantê-lo sempre ativo e gratuito?!