Publique seu artigo

Já é articulista? Faça login e publique seu artigo


Primeiramente, agradeço pelo interesse em publicar seus artigos no Linux Descomplicado.

A publicação de artigos no Linux Descomplicado é gratuita, aberta a todos os interessados e está sujeita às regras aqui definidas.

O Linux Descomplicado está no ar desde março de 2011. É um dos sites mais acessados e consultados, no Brasil, em matéria de Linux, Softwares Livres e tecnologias afins. Aqui tem mais de 400 artigos publicados, entre tutoriais, dicas, notícias, entre outros; todos com teor “descomplicado”. Além disso, já foram publicados livros e cursos, de autoria do criador e mantenedor do Linux Descomplicado, Ricardo Ferreira Costa.

O site recebe, em média, cerca de 5.000 visitas diárias. Cada visitante lê pelo menos 2 páginas a cada visita ao site. Além disso, possui um quantitativo significativo de seguidores nas principais redes sociais (Twitter e Facebook) e uma lista de assinantes exclusivos, com mais de 2.000 assinantes, enviada a cada nova postagem para o e-mail cadastrado.

Divulgue seu trabalho

Ao cadastrar-se, enviar seu artigo e ter sua primeira publicação aceita, você receberá o status de Articulista no Linux Descomplicado e poderá divulgar um perfil público com todas as suas postagens no site (vide exemplo). Esse perfil conterá seu nome, foto (avatar) e contatos pertinentes sobre você. Além disso, você poderá incluir o link para seu site ou blog; e uma assinatura, com todas essas informações estarão contidas no final de cada artigo seu.

Sendo assim, é uma ótima oportunidade para você divulgar seu trabalho e compartilhar seu conhecimento para milhares de pessoas, diariamente. Inclusive, obter alcance maior de público se caso fosse publicado em outro site de menor alcance.

Tenho um blog/site sobre Linux. Mesmo assim, posso publicar meus artigos aqui?
Claro que sim! Mas, a fim de evitar que o artigo seja classificado como conteúdo duplicado pelo Google e outros indexadores, os textos precisam ser exclusivos. Entretanto, na descrição do seu perfil ou em links do seu artigo podem haver referências a seu blog/site, normalmente. Inclusive, se tiver algum projeto open source, ou afins, hospedado no GitHub, por exemplo, poderá divulgar também.
Existe limite mínimo e máximo de publicações?
Mínimo 1 artigo e máximo não há por registro de articulista. Caso você crie a conta e em algum tempo não publique nenhum conteúdo, sua conta será excluída. Mas, nada impede que você registre-se novamente quando tiver algo para publicar 🙂

Publicação

Todos os textos publicados no site continuam sendo propriedade do autor original. Entretanto, todas as suas publicações passam a vigorar o licenciamento vigente do site, regido pela licença Creative Commons. Leia atentamente a licença do blog. É imprescindível que esteja ciente dela e aceite tais condições.

FIQUE ATENTO

Todos os artigos do Linux Descomplicado são publicados com dedicação ímpar para que sejam o mais autoexplicativo possível; buscando sempre a facilidade para quem lê.

Portanto, para manter o padrão do site, além de atender todos os requisitos descritos logo a seguir, sempre serão priorizados textos que alinhem-se com o mesmo propósito.

A – Temas

1. Iniciante

Seção destinada para usuários que estão começando no universo Linux, onde existem dicas ou tutoriais mais simples e introdutórios para este perfil de usuário.

Navegue por alguns exemplos dessa categoria:

2. Notícias

Espaço reservado para novidades do universo Linux e software livre. Tem o propósito manter novidades relevantes de maneira simples, rápida e direta. Por isso, será possível encontrar textos curtos, claros, e com referências a textos publicados em outros sites que deram origem a notícia.

Navegue por alguns exemplos dessa categoria:

3. Dicas

Seção reúne publicações que ajudam muitos usuários Linux a resolverem ou entenderem problemas comuns do cotidiano. Incluem todos os níveis de dificuldade, mas sempre primando por conteúdo o mais autoexplicativo possível; buscando sempre a facilidade para quem lê e segue as dicas e/ou tutoriais.

Navegue por alguns exemplos dessa categoria:

4. Tutoriais

Seção engloba tutoriais com textos, normalmente, mais longos que se destinam a apresentar com clareza e objetividade como fazer alguma coisa ou explicar detalhadamente sobre determinado tópico.

Navegue por alguns exemplos dessa categoria:

B – Requisitos

Todos as submissões estarão sujeitas a aprovações ou reprovações, mediantes a requisitos expostos a seguir:

1. Condições gerais

  • Ter boa escrita, coesão e clareza no texto redigido. Estando sujeito a revisão, modificações pontuais, se preciso
  • Abordar exclusivamente temas apresentados anteriormente
  • Os textos não podem fazer referência a atividades ilegais (pirataria ou invasão, por exemplo) ou propagandas de cunho comercial
  • A fim de evitar que o artigo seja classificado como conteúdo duplicado pelo Google e outros indexadores, os textos precisam ser exclusivos
  • O texto precisa ser de autoria do próprio usuário que fará a publicação. Não são aceitos artigos redigidos por terceiros, por mais de um autor ou enviados por empresas de publicidade ou correlatas
  • Estar ciente de plágio ou violação da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)
  • Citar fontes/autores de alguma referência usada na elaboração de seu artigo
  • Não serão publicados conteúdos com menos de 400 palavras
  • Artigos muito grandes devem ser divididos em vários artigos (Parte 1, Parte 2, por exemplo)
  • O envio deve ser feito exclusivamente através da área restrita de Articulistas do site – cadastro gratuito mediante aceitação de todas as condições expostas aqui
  • O Linux Descomplicado não possui registro no ISSN
  • Os artigos aceitos para publicação são publicados pela ordem de data em que forem recebidos pelo site

2. Estrutura do texto

  • Possuir título e subtítulo. No caso do título, ser o mais conciso e objetivo possível, sempre com palavras-chaves relevantes ao texto. Já o subtítulo, deverá conter uma “chamada”, com poucas palavras, para o texto.
  • Todo texto deverá conter a estrutura básica seguinte:
    • Título e subtítulo
    • Parágrafo introdutório de apresentação
    • Seção de contextualização do assunto
    • Seção de desenvolvimento do tema proposto. Deve ser divida por subseções
    • Seção de conclusão ou considerações finais, se necessário
    • Referências (importante)

A seguir, navegue por textos já publicados, em cada seção, no site, que podem ser usados como base de formato para seu texto:

Iniciante:
Por quê usuários Linux devem se preocupar com riscos em segurança e o que pode ser feito para se proteger

Notícias:
OutlawCountry – Wikileaks revela um exploit da CIA voltado para sistemas Linux

Dicas:
Guia completo para iniciantes sobre discos e partições no Linux

Tutoriais:
Saiba como instalar o Microsoft SQL Server 2017 em qualquer distribuição Linux usando container Docker

3. Uso de imagens e vídeos

  • Imagens e vídeos devem ter localização referenciadas no texto
  • Exceto telas capturadas (print screens) do seu próprio computador, não há necessidade de uso de imagens no texto. Foque no conteúdo
  • Caso não seja uma tela capturada e seja imprescindível o uso de determinada imagem, é obrigatório a referência externa e declaração de direitos de uso do autor – Evite imagens do “Google Imagem” sem possuir o devido direito de uso – Sugestões de locais de coletas de imagens: Canva Free Photos e Pexels
  • Em caso de vídeos, basta referenciar o link para a plataforma pública, como YouTube ou Vimeo
  • No processo de revisão e diagramação serão inseridas imagens contextualizadas e vídeos referenciados no corpo do texto

C – Prazo para publicação

A diagramação e revisão dos artigos é feita manualmente, por isso a publicação normalmente leva de 3 a 5 dias úteis (com exceção das notícias).

Se o artigo for aceito para publicação, o usuário receberá um e-mail assim que seu artigo for publicado. Caso o artigo não seja publicado, no prazo estipulado, o usuário será informado o(s) motivo(s) a qual não atendeu alguma condição dos requisitos mostrados anteriormente.

Cadastre-se e envie seu artigo

Termos e condições

Esteja ciente que isto é um espaço cedido gratuitamente pelo autor e mantenedor do Linux Descomplicado. E o mesmo não é obrigado a aprovar ou publicar quaisquer artigos enviados e caso não o faça, não estar sujeito a qualquer punição. Inclusive, não é obrigado a remunerar qualquer usuário pelo envio de seu artigo e também o mesmo não terá participação em quaisquer receitas advindas do site.

Enfatizo que não existem obrigações ou vínculos trabalhistas de qualquer natureza, sendo esta uma atividade voluntária. Assim, você poderá publicar quantos artigos desejar, desde que atendidas as condições definidas anteriormente. Inclusive, como não há vínculos e a propriedade do texto enviado é mantida, você poderá deixar de enviar seus artigos a qualquer momento sem a necessidade de aviso prévio ou qualquer pagamento de multa do tipo rescisão, podendo, solicitar a remoção dos artigos ora publicados.

Por fim, o Linux Descomplicado se dá ao direito, se caso preciso for, por motivos maiores e/ou legais (plágio, por exemplo), remover artigo(s) ou perfil público completo do usuário, sem aviso prévio. Informado-o, por e-mail, posteriormente, o motivo.


Ao realizar seu cadastro, você estará automaticamente concordando com os termos descritos anteriormente e política de privacidade do site.


Realize seu cadastro clicando aqui.

Informe suas credenciais abaixo

Preencha os campos solicitados

* Ao cadastrar-se, você estará automaticamente ciente e concordando com Política de Privacidade e Termos de uso do site.

Recupere sua senha

Por favor, informe seu username ou e-mail para resetar sua senha