O Arch Linux (ou apenas Arch) é uma distribuição desenvolvida de forma independente. Segundo o site oficial, ela tem como propósito geral ser uma distribuição versátil; cujo desenvolvimento é focado na simplicidade, minimalismo e no código elegante. Por focar nisso, muitos usuários estranham o fato do Arch ser disponível, inicialmente, apenas na linha de comando (“tela preta”). Mesmo assim, possui diversos adeptos no mundo. Portanto, por conter características e princípios fundamentais da filosofia GNU – liberdade para usar, instalar e configurar como bem desejar – o Arch Linux vem ganhando diversos trabalhos adeptos que se baseiam na sua arquitetura. Assim, tal como o Ubuntu Linux, existem também várias distribuições que derivam do Arch Linux.

O Arch Linux foi fundada por Judd Vinet, em meados de 2002, e é otimizada para processadores i686/x86-64. Além disso, o Arch Linux não possui versões (como o Ubuntu, por exemplo). Pois é, uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. Você obterá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Isso permite que o usuário tenha um sistema sempre atualizado e com novos pacotes.

Quer saber mais ?!

Encontrei na rede

Então, se você gostou da proposta do Arch Linux, mas ainda não está disposto para encarar um sistema como esse. E gostaria de ter contato com distros Linux mais visuais (gerenciadores e janelas gráficas), sem perder a essência do sistema Arch; você precisa conhecer essas 10 distribuições Linux, totalmente, baseadas no Arch Linux.


1 – ArchBang

ArchBang Linux é uma distribuição super leve – recursos gráficos mínimos. Utiliza o gerenciador de janelas Openbox , é rápido , e é adequado tanto para sistemas desktop quanto para portáteis .

SITE OFICIAL

Fonte imagens

2 – Antergos

Antergos é um sistema operacional moderno, elegante. Ele começou a vida com o nome de Cinnarch, uma mistura do ambiente gráfico Cinnamon com a distribuição Arch Linux. Contudo, o projeto alterou seus objetivos iniciais e agora oferece uma escolha de vários desktops, incluindo GNOME 3 (por padrão), Cinnamon, Razor-qt e Xfce. Além disso, o Antergos inclui seu próprio método de instalação via interface gráfica.

Fonte Imagens


3 – Chakra

Chakra GNU/Linux é uma distribuição poderosa originalmente. Ela possui um instalador gráfico, detecção automática de hardware e configuração, a última versão do desktop KDE, e uma variedade de ferramentas e extras.

SITE OFICIAL

Fonte Imagens


4 – Bridge Linux

Bridge Linux é uma distro voltada para desktops. Ele vem com as quatro opções de escolha: GNOME , KDE, LXDE ou Xfce . Ao contrário do Arch, Bridge Linux  vem em um dos ambientes de desktop gráficos disponíveis e fornece um conjunto pré-instalado de aplicações, as mais comuns; disponível a partir de repositórios do Arch Linux.

SITE OFICIAL

Fonte Imagens


5 – Manjaro Linux

Manjaro Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada nos pacotes estáveis do Arch Linux, tornando-o 100% compatível com essa distribuição. É desenvolvida de forma independente por uma equipe da Europa (Áustria, Alemanha e França). O objetivo dele é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux (usuários mais avançados) como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio Rolling Release. Além do mais, essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples. Por fim, Manjaro é adequado para recém-chegados, bem como usuários experientes no Linux.

Fonte Imagens


6 – BBQLinux

O BBQLinux é uma distribuição Linux, baseada no Arch Linux. Tem como principais características:  o LightDM como gestor de logins, tem o seu próprio instalador gráfico, chamado bbqlinux-installer. Além disso, vem com o Android SDK pré instalado e o Yaourt pré-instalado (gestão de pacotes AUR). A instalação é muito simples, ao estilo do Ubuntu. Disponível uma versão LiveCD. Por fim, o ambiente gráfico Mate como opção.

SITE OFICIAL

Fonte Imagens


7 – Parabola GNU/Linux

Parabola GNU/Linux tem como objetivo proporcionar uma distribuição totalmente livre com base nos pacotes do projeto Arch Linux (mesmo sendo considerado variante não-oficial). O objetivo é oferecer aos usuários controle total sobre seu sistema. Parabola GNU / Linux é oferecido pela Free Software Foundation (FSF) como uma distribuição de software totalmente gratuito.

SITE OFICIAL

Parabola-2012-10-17


 

8 – Poliarch

PoliArch é um GNU / Linux usada para a gestão, a manutenção e recuperação do computador. O objetivo do PoliArch é fornecer uma maneira rápida e fácil de realizar a gestão de negócios / administração no computador, tais como a criação e edição de partições do disco , backup e restauração de dados, a possibilidade de acesso aos documentos de um sistema deixa de funcionar. O sistema vem com vários softwares, pré-instalados.

SITE OFICIAL


 

9 – Arch Assault

O Projeto ArchAssault visa oferecer recursos para os Pentesters (hackers éticos) e profissionais de segurança . Em linhas gerais, todos aqueles que, de alguma forma, lidam com sistemas Linux. Obviamente , o benefício aqui é que aqueles que gostam de usar o Arch Linux; possam trabalhar com técnicas de segurança usando uma distro específica para este fim.

SITE OFICIAL


 

10 – BlackArch

BlackArch Linux é projetado para Pentesters e pesquisadores de segurança . É fornecido com vários gerenciadores de janelas leves , incluindo Fluxbox  e o Openbox. Ele vem com mais de mil ferramentas especializadas para testes de penetração e análise forense.

Publicidade

SITE OFICIAL