O projeto Fedora vem anunciando faz algum tempo que o “YUM” – Gerenciador de Pacotes rpm – será substituído pelo “Dandified Yum” (DNF). Todos os esforços para mudar o YUM pelo DNF, começou por volta de janeiro de 2012; quando ele virou um fork do próprio YUM. Inicialmente, o gerenciador de pacotes DNF foi disponibilizado para uso experimental no Fedora 18; contudo com um cronograma já definido para alterá-lo definitivamente, como gerenciador de pacotes padrão, na versão 22 – lançamento da versão final no dia 26 de maio de 2015.

Contextualizando

O Yellowdog Updater, Modified ou conhecido também como YUM é uma ferramenta utilizada para gerenciar a instalação e remoção de pacotes em distribuições Linux, que utilizam o sistema RPM. É um gerenciador de pacotes de arquivos similar ao APT que lida automaticamente com dependências computando-as e resolvendo o que deve ser feito para tratá-las.

O YUM é padrão em todas distros que utilizam o sistema RPM da pacotes. No caso do Fedora, desde a versão 18 que a mudança do YUM pelo DNF aparece como possibilidade concreta. O DNF, por ser um fork do próprio YUM, tem foco principal resolver alguns problemas do seu antecessor, como:

  • a documentação falha e por vezes confusa;
  • falhas no algoritmo de resolução de dependências e;
  • o fato de que algumas funções internas do código do YUM não estarem habilitadas a passar pelo processo de refactoring, o que dificulta a manutenção do projeto;
  • E mais…

Na prática, o DNF apresenta melhor desempenho e menor consumo de memória nas buscas, verificações de atulizações e na resolução de dependências.

Por fim, o DNF usará as mesmas sintaxes do Yum, porém em back-end ele usa algumas bibliotecas específicas, como a libsolv e a hawkey.

Conforme notícia dos desenvolvedores, eles estão trabalhando para aprimorar a experiência do usuário, portando plugins do YUM, desenvolvendo um plugin específico para migração, que vai importar pacotes instalados, grupos e outras configurações do YUM para o DNF e aprimorando a interação do usuário final para que a mudança não seja traumática.

Mão na massa

Caso você esteja usando uma versão do Fedora, anterior a 22 (até 26 de maio de 2015 na versão beta) e superior a versão 18, você pode instalar o DNF através do comando (como root):

Publicidade
yum install dnf

O gerenciador DNF funciona de forma muito semelhante ao YUM. Para instalar um pacote, você deve executar (como root):

dnf install nano

# Procurarando por um pacote

dnf search nano

# Atualizando todos os pacotes instalados atualmente

dnf upgrade

# Removendo um pacote

dnf remove nano

# Obtendo mais informações sobre determinado pacote

dnf info nano

 

Encontrei na internet