Antes que a Google lance a versão oficial do cliente Drive para Linux (somente promessa – e faz tempo), vários outros desenvolvedores resolveram facilitar a vida dos usuários Linux criando versões não-oficiais. Portanto, como não há nenhum cliente oficial Google Drive para Linux, segue lista de 4 dos melhores clientes disponíveis.

1. Insync

Insync é sem dúvida o melhor que você pode obter (até a Google lançar um cliente oficial ;-). É muito semelhante ao cliente Dropbox. Ele permite que você compartilhar uma pasta do seu sistema diretamente no GDrive (como o cliente DropBox) e muitos outros recursos interessantes. Contudo, ele não é gratuito. Atualmente, custa aproximadamente US $ 20 por ano. Em contrapartida, se você quiser testar o Insync antes de comprar uma licença, há uma opção de avaliação de 15 dias. Por fim, mesmo sendo pago, ele é a melhor opção não oficial existente o/

2. RClone

Ao contrário do Insync, o RClone é uma ferramenta de sincronização baseada em terminal. Ele é desenvolvido em cima de uma ferramenta Linux padrão; o rsync. Por essa característica, ele é uma boa opção para você que curte as funcionalidades e flexibilidade do terminal Linux. Além disso, ele suporta mais do que o Google Drive. Segue lista: Dropbox, Amazon S3, OpenStack Swift, Rackspace e muito mais! Curtiu? 😉

3. Grive

Grive é um cliente via linha de comando para o Google Drive, similar ao RClone. É muito simples. Ao executá-lo, ele vai baixar seus conteúdos do Google Drive inteiro para uma pasta. Não há a sincronização automática. Com Grive você será capaz de “upar” seus novos arquivos diretamente para sua conta Drive. O Grive é indicado para quem deseja apenas fazer o upload e download de arquivos; e que não se importa com a ausência de sincronização automática.

4. Drive

Drive é outro cliente via terminal. É uma ferramenta simples criada para aqueles que apenas querem “upar” ou baixar” arquivos ocasionalmente. Francamente, este programa não é tão bom quanto o Grive.

Publicidade

 

Encontrei na internet

4 Unofficial Google Drive Clients for Linux