Saiba como transformar seu Linux em um servidor media streaming doméstico

Um servidor media streaming permite você transmitir seus arquivos (músicas, vídeos ou imagens) para qualquer dispositivo, com suporte DLNA, via rede local doméstica. Isso inclui: televisões, leitores de Blue-ray , smartphones, e outros computadores. Sendo assim, saiba como configurar o servidor media streaming Serviio no Linux. Ao contrário de outros servidores de mídia como o Plex ou Kodi, o Serviio foca-se mais na parte do protocolo DLNA.
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como
O DLNA garante a interoperabilidade entre equipamentos eletrônicos conectados em uma rede doméstica, de modo que estes possam trocar arquivos de mídia entre si utilizando a rede em questão. Em outras palavras, o usuário é capaz de acessar e reproduzir seus arquivos de mídia de um computador, por exemplo, em uma TV, um tablet, smartphone, entre outros; desde que esses suportem a tecnologia DLNA e se encontrem conectados na mesma rede.
Sendo assim, vamos utilizar o Serviio para criar um servidor DLNA na rede!
Pré-requisitos
Instalação do FFmpeg
Em distros Ubuntu, versões 14.04 LTS/14.10, e Mint; executar:
No Ubuntu 15.04:
No Fedora 20 ou superior:
Instalação
Faça o download da versão 1.5.2 do Serviio:
Faça a extração do conteúdo do arquivo tar:
Mova para pasta /opt e crie um usuário com homedirectory nessa pasta:
Configuração
Crie o arquivo /etc/init/serviio.conf para iniciar o serviço e coloque o texto abaixo no conteúdo do arquivo:
Inicie o serviço:
Crie o arquivo /lib/systemd/system/serviio.service para iniciar o serviço e coloque o texto abaixo no conteúdo do arquivo:
Para iniciar o serviço e carregar no boot, execute:
Crie o arquivo /lib/systemd/system/serviio.service para iniciar o serviço e coloque o texto abaixo no conteúdo do arquivo:
Para iniciar o serviço e carregar no boot, execute:
Usando o serviço
Inicie a interface gráfica do servidor Serviio, através do comando:
Na primeira aba (status), você verá uma lista de dispositivos em sua rede (TV, p/exemplo). Na próxima aba (library) você pode adicionar o conteúdo a ser compartilhado (vídeos, imagens, músicas) com outros dispositivos em sua rede local (com suporte DLNA):
Pronto!! Agora você pode acessar o serviço remotamente, por exemplo numa TV. Mude o source e encontre o servidor media streaming Serviio 😉
Ricardo Ferreira
Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Últimos posts por Ricardo Ferreira (exibir todos)
- Guia completo para iniciantes sobre discos e partições no Linux - 10 de setembro de 2017
- 10 coisas que você deve saber caso esteja começando com o Linux - 3 de setembro de 2017
- tmate e shellshare – ferramentas para compartilhamento instantâneo do terminal Linux - 22 de agosto de 2017