22 aplicações científicas para Linux – Eletrônica, Estatística, Física e mais

aplicacoes-cientificas-linux

O sistema Linux, como qualquer outro so, possui uma gama de softwares disponíveis para determinado propósito; bem como: multimídia, internet, gráficos e desenvolvimento. Assim, também existe uma categoria voltada para o ensino e pesquisa, destinada as aplicações científicas que abrangem as principais áreas de ensino – Eletrônica, Estatística, Física, Matemática, Biologia, Astronomia, Economia e Álgebra.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como
AVISO
Essa lista contém somente softwares livres em cada categoria!

Álgebra

1 – Axiom

axiom
É um sistema de propósito geral para álgebra computacional. É útil para pesquisa e desenvolvimento de algoritmos matemáticos. Tem uma linguagem de programação e um compilador embutido.

2 – Maxima

maxima
É um Sistema de álgebra computacional de manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, expansão em série de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais, entre outras. Pode ainda traçar gráficos de funções e dados em duas ou três dimensões.

3 – SageMath

sagemath
SageMath é um software matemático livre e de código aberto (open-source), desenvolvido sob a licença GPL por uma comunidade de programadores e matemáticos, que busca ser uma alternativa para os principais sistemas proprietários de software matemático como o Magma, Maple, Mathematica e Matlab. Por este motivo SageMath é adequado para uso em ensino e pesquisa.

MAIS APLICAÇÕES DE ÁLGEBRA ? Clique aqui

Astronomia

4 – Stellarium

stellarium
O Stellarium é um planetário de código aberto gratuito para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões, da forma como você o vê a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio.
Ele é usado em projetores de planetários. Simplesmente configure as suas coordenadas e comece a usá-lo.

5 – Celestia

celestia
O programa é um simulador que mostra ao usuário diversos aspectos da galáxia em uma incrível visualização 3D. Disponível para Windows, Mac OS X e Linux, criado por Chris Laurel. Diferentemente da maioria dos programas para planetários, o usuário é livre para viajar através do Universo. O usuário utiliza o teclado para navegar pela imensidão e conhecer diversos corpos celestes e planetas que estejam em seu caminho.

6 – KStars

kstars
KStars é um programa de computador desenvolvido para o ambiente KDE e que funciona na maioria dos sistemas Unix, como o Linux e o FreeBSD. Tem a capacidade de exibir uma simulação gráfica do céu noturno de qualquer lugar da Terra, em qualquer data e horário. Entre outras características, pode controlar telescópios. Pode também baixar fotos e imagens de qualquer astro de bancos de imagens dos serviços de astronomia do mundo. Conta com um sistema de busca eficiente que pode se organizar por tipo (galáxia, cometa, aglomerado, etc) catálogo (NGC e M) e nome.

MAIS APLICAÇÕES DE ASTRONOMIA ? Clique aqui

Biologia

7 – Emboss

emboss
EMBOSS é um acrônimo para European Molecular Biology Open Software Suite. EMBOSS é um pacote de análise de código aberto especialmente desenvolvido para as necessidades da comunidade de usuários da biologia molecular e da bioinformática. O software automaticamente lida com dados em uma variedade de formatos e até mesmo permite a recuperação transparente de dados de seqüências a partir da web.

8 – Gromacs

gromacs
GROMACS (GROningen MAchine for Chemical Simulations) é um pacote de dinâmica molecular projetado principalmente para simulações de proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. Foi originalmente desenvolvido no departamento da Universidade de Groningen, e agora é mantido por contribuintes em universidades e centros de pesquisa em todo o mundo. GROMACS é um dos programas mais rápidos e mais populares de software disponíveis.

9 – Bio-Linux

bio-linux
Bio-Linux é uma plataforma completa (distro Linux baseada no Ubuntu) voltada para bioinformática. É poderoso, configurável e fácil de manter. Bio-Linux oferece mais de 500 programas de bioinformática. Há um menu gráfico para programas de bioinformática, bem como fácil acesso ao sistema de documentação bioinformática e dados de exemplos úteis para programas de testes.

MAIS APLICAÇÕES DE BIOLOGIA ? Clique aqui

Economia

10 – Gretl

gretl
Gretl (acrônimo de Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library) é um software livre que compila e interpreta dados econométricos. O programa é escrito na linguagem C e usa o Gnuplot para gerar gráficos.

Eletrônica

11 – Electric

eletric
É uma ferramenta de automação de design eletrônico, ou seja, desenho de componentes eletrônicos. Ele é usado para desenhar diagramas e layouts de circuitos integrados. Você pode usar linguagens de descrição como VHDL. Ele é escrito em Java.

12 – Geda

Geda
É uma suíte de Editoração Eletrônica Assistida. O gEDA é totalmente livre e gratuito. É usada para desenhar circuitos eletrônicos, captura esquemática, simulação, prototipagem e produção. Atualmente, o projeto gEDA oferece um conjunto maduro de aplicações de software livre para projetos eletrônicos.

13 – NGSpice

NGSpice
É um acrônimo para “Simulation Program with Integrated Circuits Emphasis”. Ele foi desenvolvido na Universidade da Califórnia em 1973. Ele usa uma licença de software livre, como o GPL, BSD chamada License.

14 – KiCad

KiCad
KiCad é um programa de código aberto para projetos de circuitos integrados, com o objetivo de facilitar a concepção de layouts e suas conversões para a placa de circuito impresso (PCB). Possui ferramentas para elaboração de estrutura de produtos, arte final e visualizações 3D da PCB e seus componentes.

15 – Oregano

É uma aplicação para a captura e simulação de esquemas de circuitos eletrônicos.

Estatística

16 – R

Um programa complexo para análises estatísticas e criação de gráficos. O R é um software gratuito para elaboração de gráficos e computação estatística. O programa oferece uma variedade de técnicas gráficas e estatísticas modelos lineares e não lineares, testes estatísticos clássicos, análises de séries, classificação, etc.).

Física

17 – CompHEP

CompHEP é um pacote de software para cálculos automáticos em Física para eventos de colisão de partículas.

18 – Elmer

elmer
É um software de simulação multifísica desenvolvido principalmente pela CSC – IT Center for Science (CSC). Foi iniciado em 1995 na colaboração com universidades finlandesas, institutos de pesquisa e indústria. Depois é publicação de código aberto em 2005, o uso e desenvolvimento de Elmer tornou-se internacional.

19 – Step

step
É um simulador de física interativa. Funciona assim: você coloca alguns corpos em cena, adiciona algumas força como a gravidade ou molas, em seguida, clique em “Simular” e passo mostra como sua cena irá evoluir de acordo com as leis da física. Com o Step você não só pode aprender mas também sentir como funciona a Física!

Matemática

20 – FreeMat

freemat
Programa interativo similar ao Matlab voltado para o cálculo numérico, engenharia e aplicações científicas.

21 – Scilab

sciLab
O Scilab é um software científico para computação numérica semelhante ao Matlab que fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas.

22 – Octave

octave
GNU Octave é uma linguagem de alto nível interpretada, destina-se principalmente para cálculos numéricos. Ele fornece recursos para a solução numérica de problemas lineares e não lineares, e para realizar outros experimentos numéricos. Ele também fornece uma extensa capacidade de gráficos para visualização e manipulação de dados. Octave é normalmente utilizado por meio de sua interface de linha de comando interativo, mas também pode ser usado para escrever programas não-interativas. A linguagem Octave é bastante semelhante ao Matlab para que a maioria dos programas são facilmente portáteis.


Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Mauro Sókrates

    O Stellarium é obrigatório no meu micro! xDD

  • Bruno Correia

    Tem o QUCS, simulador de circuitos também.

  • Clésio Luiz

    Tem mais coisa. Por exemplo, um excelente software de simulação de fluidos (CFD) é o OpenFoam:

    http://www.openfoam.org

  • Vinicius Nichelli

    faltou o geogebra

  • Excelente artigo!