Saiba como integrar o servidor voip Asterisk com uma base de dados LDAP

O Asterisk é um PBX VoIP que permite fazer ligações de voz via rede IP; pode integrar-se com a telefonia convencional. Esse tutorial tem como finalidade fundamentar o serviço LDAP (noções e conceitos básicos) e exemplificar sua aplicabilidade mostrando uma configuração de integração com o Asterisk; utilizando uma base de dados LDAP.

Esse artigo é de autoria do Matheus Medeiros. Ele é Tecnólogo em Redes de Computadores – UFC e pós-graduando em Redes de Computadores com enfâse em segurança – FCRS/Quixadá (CE). Tem experiência em infraestrutura e serviços de redes. Atua na área há 2 anos e possui uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação – Autoboot.

O vídeo tutorial descreve detalhadamente a instalação do OpenLdap e a integração do Asterisk 13.x. Supondo que a instalação do servidor voip já está realizada, o autor do vídeo detalha quais parâmetros, do LDAP, são necessários alterar para integrar com o Asterisk.

Configuração do Asterisk

Tendo como base que o LDAP e o Asterisk está configurado, nessa seção serão modificados os principais arquivos do Asterisk: sip.conf, extensios.conf, extconfig.conf e o res_ldap.conf. Todos são encontrados no diretório /etc/asterisk.

Arquivo sip.conf

A principal alteração nesse arquivo é o acréscimo dessa linha:

Essa linha habilita o Real Time do Asterisk. Isso permite ao servidor fazer chamadas aos pares bastando olhar nas informações armazenadas na memória.

Arquivo extconfig.conf

Para ativar o acesso as informações externas é necessário modificar esse arquivo. Como no exemplo:

Através dessa configuração informamos ao Asterisk que os usuários SIP estarão localizados no diretório LDAP (DN = dominio.com), nas OU sipusers e sippeers.

Arquivo res_ldap.conf

Esse arquivo é de fundamental importância, pois nele é feita a conexão entre os serviços e o mapeamento das variáveis do Asterisk com os atributos do LDAP. As principais linhas são:

No mapeamento deverá ser alterado, onde lê-se:

Troca-se por:

Arquivo extensions.conf

As configurações desse arquivo permanecem iguais, mantendo as regras do Plano de Discagem (Dial Plan).

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Otavio

    Parabéns pelo tutorial! Muito bem explicado e instrutivo.