Endless OS – sistema operacional baseado em Linux com foco na inclusão digital

O Endless OS é um sistema Linux que busca alcançar pessoas localizadas em zonas remotas onde o acesso à informação é restrito. Ou seja, bilhões de pessoas no mundo que ainda não têm acesso a um computador ou possuem acesso limitado à internet. Esse sistema foi feito para rodar num mini PC, chamado Endless, que foi projetado para ser acessível a essas bilhões de pessoas, sem acesso a informação, espalhadas pelo mundo.

O Projeto – “O começo de tudo”

ENDLESS_OS

Como seria o mundo se todas as pessoas tivessem acesso às oportunidades que a tecnologia da informação pode oferecer? Computadores completos com um sistema operacional rápido e fácil e acesso à internet? About Endless

Com base em pesquisas e estudos, sobre proporção de pessoas no mundo que não possuem acesso a informação ou a qualquer aparato tecnológico que lhes permita isso, o projeto Endless surgiu. Todos os estudos iniciaram-se em 2010, onde incluíram pesquisas de campo na favela da Rocinha no Rio de Janeiro e na Guatemala. Em meados de 2012 a empresa Endless foi criada.

A Endless foi fundada em San Francisco, Califórnia, por Matthew Dalio e ,pelo brasileiro, Marcelo Sampaio (ex-Diretor Comercial da Oracle). Com sede na Califórnia, a empresa também possui um escritório no Rio de Janeiro e em outras localidades espalhadas pelo mundo. Em abril de 2015, a empresa foi lançada para o público através de uma campanha no Kickstarter, uma das maiores plataformas de Crowdfunding (financiamento coletivo). Na época, em menos de 30 dias, o projeto arrecadou US $ 176.538, com 1.041 apoiadores.

Este produto foi desenvolvido em mercados emergentes, junto com nossos usuários. Durante nossos três anos de pesquisa, encontramos milhares de exemplos onde a tecnologia de hoje não atende às necessidades de nossos usuários. E durante esses mesmos três anos de desenvolvimento, nós construímos as soluções para isso. About Endless

Em Novembro de 2015, a Endless começou a vender computadores em lojas da operadora Claro na Guatemala. No início de 2016, com um desgin elegante e inovador, o mini-PC Endless começou a ser vendido a custos iniciais de US$ 79. Previsão de estreia de vendas no Brasil para o segundo semestre de 2016, com uma nova versão do produto e com um preço mais barato ainda 😉

Endless-miniPC

Embora a empresa tenha uma forte missão social, e ambições de mudar o acesso à tecnologia, ela não é uma ONG; mas, sim, um bom exemplo de como startups de tecnologia conseguem atender tanto acionistas buscando um ótimo retorno como colaboradores que buscam um emprego no qual podem ter um impacto positivo na sociedade.

Assim, a equipe da Endless contempla profissionais que trabalham desde o design, software, hardware até a equipe de campo que capta as necessidades do usuário final (vide pesquisas feitas no início do projeto).

Para todos que vem acompanhando a jornada da Endless Computers, já são mais de 4 anos desenvolvendo um novo sistema operacional feito com as pessoas e para as pessoas!! Foram centenas de testes nas favelas do Rio de Janeiro, nas áreas rurais no Brasil, Guatemala, México, em campos de Refugiado na Jordania, escolas no Haiti….sempre escutando a opinião das pessoas, suas necessidades, seus sonhos, seus problemas, para conseguir criar um sistema operacional que fosse relevante, intuitivo e acessível para as pessoas, atendendo desde a maior parcela da população mundial sem acesso a informação, tecnologia e conectividade, até usuários como nós! – Renato Peixoto Pinto, colaborador da Endless no Brasil

Infográfico com cronologia completa
Acesse aqui

Endless OS

Para conseguir atingir o objetivo social e facilitar a vida das pessoas, a empresa precisou desenvolver um sistema operacional que contém uma lista enorme de aplicações educacionais, bem como: uma enciclopédia com 80 mil artigos e ferramentas para redigir documentos, planilhas, criar apresentações, editar vídeos e fotos ou ouvir música.

Com mais de 100 aplicativos pré-instalados, todos acessíveis mesmo quando o computador não esteja conectado à internet, eles possuem uma base de informação extensa. Por exemplo, todo o conteúdo da Wikipedia e cerca de mil videos da Khan Academy, escola virtual que oferece vídeo-aulas no YouTube, já vem no computador e estão disponíveis mesmo sem acesso à internet 😉

EndlessOS

O Endless OS é um sistema baseado no kernel Linux 4.4, baseado no Ubuntu, cujo o ambiente de trabalho é um fork do Gnome 3 (Gnome Shell 3.10.1). Para gerenciador de aplicações, o Endless Os não usa sistemas de pacotes habituais como .deb ou .rpm, optando por um sistema de arquivos raiz habilitado apenas para leitura, e gerido pelo OSTree.

Endless-sistema

Disponível para download

Recentemente (Jun/2016), a empresa Endless liberou o seu sistema operacional Endless OS, gratuitamente, para qualquer pessoa baixar e usar.

Ao disponibilizar o Endless OS para download, nosso objetivo é abrir essa experiência para uma comunidade mais ampla de entusiastas e usuários em potencial.

O sistema está disponível nas modalidades Light (2GB para download) e Full (10GB para download) – em português, espanhol e inglês. Todas essas versões possuem como base o básico para usá-lo, contendo um browser (Chromium) e a suite Office LibreOffice. Já a versão Full é composta por isso e mais jogos, diversas aplicações educativas e informativas; como citadas anteriormente.

EndlessOS-apps

Em resumo, a versão Light requer a conexão com à internet para as principais funções. Já a versão Full foi desenvolvida para pessoas com nenhum acesso ou acesso muito limitado à internet.

Para instalar o Endless OS no seu computador, terá que usar um pendrive e baixar uma das imagens disponíveis (dependendo se quer testar ou instalar o sistema). Para gravar no pendrive, pode fazê-lo usando a app Gnome Disks, nas versões do Gnome 3. Para mais informações, segue tutorial oficial aqui.

Para download das imagens Linux, você poderá baixar aqui.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Vagner Cunha

    Criticas, criticas, criticas, li os comentários dou maior apoio as opiniões que se sejam construtivas e para melhorar, mas 90% delas são criticas, sem apoio positivo, sem elogio.
    Tecnologias atuais exigem equipamento cada vez mais sofisticados consequentemente mais caros, deixemos isso para os mais afortunados. O intuito deste projeto é beneficiar a classes mais simples sem recursos. Até de graça é difícil agradar !!!.
    Parabéns aos envolvidos. Sucesso

    • Fernando Bonatto

      discordo … não são criticas . os caras conhecem e debatem os fatos .

  • Fernando Bonatto

    acho que eles querem que todo mundo baixe e ai depois os bons ventos das mudanças começam a soprar … meio cético aqui .