Introdução ao editor de vídeos Lightworks

O Lightworks é um editor de vídeos usado por profissionais, com recursos avançados e inúmeras possibilidades; que está disponível para Linux. Ele tem sido utilizado em diversos filmes premiados, incluindo O “Discurso do Rei”. Contudo, o Lightworks é gratuito para usar, mas se você quiser codecs e suporte adicionais, será preciso comprar uma licença PRO, que custa aproximadamente $24/mês.

Um editor de vídeo permite você modificar/alterar um vídeo sem tratamento (sem edição) e torná-lo ideal para divulgação. Essa edição envolve cortes, redimensionamento, adição de efeitos, e muitos outros recursos. Tudo isso através de uma linha de tempo, para facilitar a interação no momento da edição do vídeo. Sendo assim, esse artigo, através de um vídeo, mostra uma breve introdução aos fundamentos da edição de vídeo com o Lightworks.

Editor de vídeos Lightworks

O Lightworks é um poderoso editor de vídeos. Inclusive, já foi usado por grandes estúdios do cinema. É multiplataforma (Windows, Linux e Mac OS) e permite fazer projetos completos e profissionais. É possível renderizar o vídeo em vários formatos, incluindo resoluções de 2K e 4K, NTSC e formatos de alta definição. Em desenvolvimento desde 1989, o Lightworks foi um dos primeiros a desenvolverem um sistema de edição não-linear disponível para computadores.

O Lightworks está disponível na licença “Freemium” – modelo de negócio em que um produto ou serviço proprietário é oferecido gratuitamente, mas é cobrado para obter recursos adicionais. O desenvolvimento de uma versão open source foi anunciada em maio de 2010. Contudo, até agora, nenhum código-fonte foi liberado…

A versão gratuita vem com um número limitado de recursos, que incluem:

– Efeitos em tempo real
– Edição avançada multicam
– Capacidade de importar uma grande variedade de tipos de arquivo
– Exportação para o Vimeo (H.264 / MEPG-4) até 1080p HD
– Exportação para o YouTube (H.264 / MEPG-4) até 1080p HD
Nota: A versão gratuita não pode ser exportada para DVD, Blu-ray ou disco rígido
– E outras. Veja um comparativo da versão paga aqui

Sendo assim, assista o vídeo, feito pelo Marcello de Souza (Livre Labs), contendo uma breve introdução aos fundamentos da edição de vídeo com o Lightworks. Futuramente, novos vídeos, relacionados a esse tema, poderão ser criados !

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...