As distribuições Linux Brasileiras mais conhecidas no cenário mundial

Quem trabalha com Software Livre sempre está interessado em conhecer novas opções de ferramentas ou distribuições Linux! E que tal conhecer as 5+ Distribuições Linux Brasileiras que mais se destacam no cenário mundial do Software Livre? Conheça agora mesmo!

1 – Dreamlinux

Dreamlinux é uma distribuição brasileira baseada no Debian. Ele possui interface gráfica GNOME. Já vem com diversos codecs instalados e com total funcionalidade!

2 – BigLinux

É um sistema completamente livre! É um sistema baseado em Ubuntu, com interface gráfica padrão o KDE. Voltado para usuários domésticos, possui também sua versão em LiveCD.

3 – Epidemic

O Epidemic GNU/Linux é uma distribuição linux brasileira, desenvolvida de forma comunitária, cujo principal objetivo é levar o Software Livre ao conhecimento do maior número de pessoas possível. O Epidemic é baseado no Debian.

O Epidemic é também distribuído na forma de um liveDVD. Ele não precisa sequer ser instalado. O Epidemic utiliza o que há de mais moderno em ambientes desktop, com o KDE 4 e do Compiz Fusion rodando direto do DVD, proporciona uma forma fácil e divertida de interagir com as janelas do sistema, fornecendo ainda velocidade e utilidade.

O Epidemic possui um exclusivo instalador de aplicações especiais, o Easy Channel. Com ele a instalação de programas como Google Earth, Opera Browser, Alien Arena, Picasa, Skype, Virtualbox, Wine Doors etc, pode ser feita com apenas alguns cliques no mouse.

4 – BRlix

O BRLix é um sistema operacional para usuários de computador. Ele é baseado no Debian, mas possui todas as características do sistema operacional Windows.
Recomendado para quem ainda está em fase transição Windows –> Linux! O BRLix nasceu do projeto universitário Famelix, que alcançou desde 2003, aproximadamente 13 milhões de downloads, garantindo assim a alta aceitação.

O BRLix é um Linux, mas vai ser difícil para quem usa o Windows perceber isso.

5 – Ekaaty

É um sistema operacional livre, robusto, seguro e amigável baseado no GNU/Linux e desenvolvido em conjunto com a comunidade. Seu diferencial em relação a outras distribuições é que foi planejado para ser um sistema que atenda às necessidades específicas de usuários brasileiros.

A distribuição é otimizada para o uso em desktops e preparado para uso em laptops. É planejado para ser um sistema enxuto, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina, e ter uma aparência polida, possibilitando uma melhor usabilidade e experiência.

Conheça outras Distribuições Brasileiras

Para conhecer mais Distros Brasileiras, clique aqui

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • O Kurumin não está na lista ainda bem!

    Acho interessante esses projetos brasileiros, só o Big Linux 5 que não sai nunca. Fora isso é melzinho na chupeta, instalar e usar.

  • Olá amigo Lekeg,

    o Kurumin, um projeto brasileiro desenvolvido pelo Carlos Morimoto, fi descontinuado. Mas também seria uma boa opção 😎

    Obrigado pelo comentário!

  • Sou um fã ardoroso do Linux, desde os tempos do Conetiva 6.0, meu primeiro Linux, fico triste por não termos uma adoção maior até mesmo por parte dos próprios brasileiros, mais manter uma distro sem suporte não é pra qualquer um mesmo, tiro o chapéu para estas comunidades que conseguem manter com qualidade uma distro, das mencionadas aqui ainda não usei/testei apenas o Ekaaty, mais todas estão de parabéns pelo trabalho, assim como aquelas que ficaram pelo caminho e que muito contribuíram para o crescimento do linux não apenas no Brasil como no mundo.

  • Tendo como base o Debian Squeeze remasterizei duas distribuições, uma liveCd com LXDE descrita em
    http://xharmy.realjoia.net/
    e outra em KDE com fácil transito de pacotes Gnome também com cerca de 3GB para liveDVD cujos detalhes está em
    http://solrealjoia.realjoia.net/
    Minha intenção é que ambas sejam utilizadas sem muitas complicações mesmo por pessoas leigas.
    A do liveDVD é primordialmente para quem trabalha com música, video, imagens e outros.
    Acredito que quem gosta de Linux gostará desse meu trabalho e muitos que ainda resistem por o acharem complicado vão perceber que isso já está sendo vencido.
    Conto com Você para ajudar-me a divulga-las.
    Cordialmente,
    Joahermen

  • Anônimo

    Faltou também o metamorphose.

  • Anônimo

    Aou louco para experimentar o epidemic. Mas nao cinsigo instalar ele ao lado do windows. Ja fiz de tudo. E qnd consigo instala. Nao aparece a tela de boot para escolher qual sistema quero usar. So deixo o windows pq eu mexo com i adobe after efects. Se alguem puder me ajudar. Pfv. Me envie um email. heittorofc@gmail.com

    obrigado e belo post