Stoq é um conjunto de aplicativos de gestão comercial e industrial disponibilizado como software livre. Ele está dividido em 12 aplicativos para melhor organização e divisão de responsabilidades entre os usuários do sistema. O Stoq é disponibilizado e mantido pela Async Open Source.

O objetivo principal do Stoq é suprir as necessidades de pequenas e médias empresas do mercado brasileiro, atendendo aos requisitos necessários estando de acordo com as regras impostas pelo governo. Fonte

O foco principal dos aplicativos são as empresas do comércio varejista e industrias. Contempla a emissão de vendas com respectiva impressão de cupom fiscal via ECF, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, financeiro, produção, apuração de impostos, controle de serviços, relatórios e outros recursos, destacando-se a integração com outros periféricos como balanças, teclados multi-função e etc.

É desenvolvido em Python e utiliza PostgreSQL como banco de dados. Sua interface gráfica é escrita em GTK através do python. Contém uma infra-estrutura de plugins que permite chamada de módulos externos.

Publicidade

 A versão atual está disponível nos sistemas Ubuntu, Windows e um LiveCD