4 maneiras simples e eficientes para editar documentos PDF no Linux

edicao-pdf-linux

Muitos usam o Linux para alguma atividade do cotidiano do seu trabalho. Alguns, nesse meio, necessitam de recursos que manipulem documentos digitais; bem com os documentos PDF. Assim, a fim de facilitar a realização de tarefas como essas, mostrarei algumas maneiras simples e eficientes para editar documentos PDF no Linux.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Existem várias maneiras de modificar/editar documentos PDFs em um sistema Linux. Em algumas, você terá que pagar pelo software ou por algum suporte comercial; por outros não. O importante é… existem softwares capazes de realizar tarefas de manipulação de documentos PDF no Linux. Assim, você decide. Pois, apenas mostrarei uma lista com algumas opções:

LibreOffice Draw

libreoffice

A suíte LibreOffice, presente por padrão na maioria das distribuições Linux, é capaz de realizar o processo de edição de um arquivo PDF. Mais especificamente o LibreOffice Draw – desenvolvido para edição e criação de desenhos vetoriais, semelhante ao CorelDRAW. Mas, ele também serve para edição de documentos em formato PDF:

draw-edicao-pdf

Basta abrir o LibreOffice Draw e clicar em Abrir arquivo e selecionar o arquivo PDF desejado para editar. Uma vez carregado, você verá que o arquivo encontra-se no modo editável. Você também poderá ver que ele reconhecerá a tabela de conteúdos muito bem. Depois de terminado as edições, em vez de salvar o arquivo normalmente, clique no botão Exportar para PDF; disposto na barra de ferramentas. Assim, seu arquivo PDF estará salvo e editado 😉

GIMP

Isso mesmo… o GIMP pode trabalhar como editor de documentos PDF. O famoso programa de edição de imagens mais conhecido no universo do software livre pode ser capaz de alterar documentos PDF. Mas, com ressalvas… ele é recomendado somente para alterações pontuais. Para volume maior de alterações ou uso de documento PDF com textos distribuídos em diversas estruturas, bem como tabelas e gráficos, recomendo outra opção presente na lista.

gimp-edicao_pdf

Abra o arquivo normalmente. Note que ele não verá o arquivo como, de fato, um documento PDF; mas, sim, como uma imagem. Assim, você poderá editar o documento como vê e ajustar conforme suas necessidades (apagar, inserir, criar) como se fosse uma imagem. Outro ponto, o GIMP não torná fácil a edição de várias páginas, uma vez que cada página é carregada em uma camada separada. Por fim, selecione Arquivo > Exportar como … e exporte o documento em formato PDF. Infelizmente, GIMP exporta apenas o que “vê”, então você vai ter que exportar cada camada como PDFs individuais, em seguida, uni-las com outra ferramenta.

Master PDF Editor

master-pdf-editor

O Master PDF Editor pretende ser um solução completa para as suas edições de documentos PDF. Contudo, para ter acesso completo será preciso pagar. Com ele você será capaz de editar completamente todos os textos. Terá proteção dos documentos com criptografia de 128 bits. Além disso, poderá exportar de PDFs para formatos de imagem comuns, como BMP, JPG, PNG, TIFF. É fornecido um software limitado para avaliação, disponível aqui.

Scribus

scribus

Com o mesmo propósito do GIMP, o Scribus é perfeito para quando suas necessidade de edição de documentos PDF são mais visuais do que meramente alterações de parágrafos e textos.Scribus é um programa de código aberto feito para o profissional de paginação, que inclui recursos de brochuras, newsletters, até mesmo livros. Não é um editor estritamente baseado em PDF, mas pode exportar para PDF com facilidade.


Via | MakeOfUse

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...