Klavaro é um programa que tem como objetivo desenvolver a habilidade de digitação de seus usuários, através de diversos testes que variam de dificuldades básicas até mais avançadas. Possui uma interface gráfica bastante intuitiva, apresentando imagens para o correto posicionamento das mãos e dedos sobre o teclado, tornando o programa de fácil adaptação. Tem suporte a várias línguas e teclados diferentes, inclusive o brasileiro (abnt2). Sendo assim, o Klavaro torna-se um dos melhores cursos para o ensino das técnicas de digitação no universo Linux!

Klavaro

Nele é possível escolher o teste mais adequado para o nível atual do usuário, tais como:

  1. Introdução: instruções sobre a forma de posicionamento das mãos sobre o teclado;
  2. Curso básico: digitação de seqüências de caracteres bem definidas;
  3. Adaptabilidade: treino com palavras totalmente aleatórias;
  4. Velocidade: teste de velocidade envolvendo palavras nativas do idioma escolhido pelo usuário (no nosso caso o português);
  5. Fluidez: fase final do treinamento, utilizando textos reais, no qual é proibido cometer erros.



Ele reconhece facilmente o layout do seu teclado. Também apresenta gráficos de progresso, que ao final de cada exercício, mostrará graficamente o seu desempenho. Você poderá fazer a inclusão de outros textos e usá-los com os módulos avançados (velocidade / fluidez). Além disso tudo, você conta com a opção de Fala (ditado)! Ele vai ditando para você as letras e, se você demorar um pouco para digitá-las, ele irá dizer o nome do dedo que você deverá utilizar para pressionar a tecla daquela letra! (via Mundo Ubuntu)

Instalação

Publicidade

Para distros derivadas do Debian (Ubuntu, Mint) execute:

sudo apt-get install klavaro