5 gerenciadores de pacotes AUR para ArchLinux

aur-archLinux

AUR (ArchLinux User-community Repository, ou “Repositório dos Usuários-Comunidade ArchLinux”) é um repositório, não oficial, criado e mantido pelos próprios usuários do Arch Linux. Muitos deles criam seus próprios pacotes a partir do código fonte. Contudo, o repositório oficial do ArchLinux não contempla todos os pacotes criados no repositório AUR. Mesmo assim, muitos pacotes novos no Arch Linux começam no repositório AUR. Pois, os próprios usuários podem votar contra ou a favor dos pacotes; tornando-os populares o suficiente para serem movidos para o repositório oficial da comunidade. Sendo assim, caso você seja usuário Arch que costuma instalar pacotes do AUR, esse artigo vem mostrar 5 gerenciadores de pacotes AUR que irão facilitar seu trabalho no momento da instalação.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Por padrão, o ArchLinux tem como gerenciador de pacotes oficial a ferramenta pacman. Contudo, caso queira instalar pacotes do AUR, será preciso capturar os PKGBUILDS (“descrições de pacotes”), que permitem a você compilar um pacote de um fonte com o makepkg e depois instalá-los usando o pacman.

Portanto, segue a lista com 5 gerenciadores de pacotes AUR:

1. Yaourt

O Yaourt (Yet AnOther User Repository Tool ou “ainda outra ferramenta de repositório de usuário”) é um gerenciador de pacotes desenvolvido para completar o conhecido pacman. Foi desenvolvido por Julien Mischkowitz e Tuxce; usuários da Comunidade Arch Linux Francês e tem como o diferencial conseguir pesquisar, atualizar e instalar pacotes do AUR. É uma espécie de pacman melhorado, mas os parâmetros são os mesmos do pacman. Se você é novo no Arch Linux, você pode querer considerar o uso de Yaourt.

2. Packer

Packer é um outro excelente meio para a instalação de programas no Arch Linux. Segundo os desenvolvedores, o packer foi projetado para ser uma substituto simples e rápido para as funções do yaourt.

3. Trizen

O Trizen é  escrito em Perl e tem todas as características fundamentais para instalação de pacotes do AUR.

4. Pacaur

O Pacaur  é um dos mais complexos gerenciadores de pacotes do AUR. É comumente escolhido por usuários avançados que procuram automatizar tarefas repetitivas. Entretanto, ele usa exatamente a mesma sintaxe do pacman.

5. PacmanXG

PacmanXG 4.13.8 beta_007

PacmanXG é uma interface gráfica disponível para gerenciar pacotes no AUR, tornando a gestão de seus pacotes ainda mais simples. Em resumo, o PacmanXG é análogo ao Synaptic do Ubuntu,  um gerenciador de pacotes gráficos.


Encontrei na internet

Fonte


 

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Elder Manhanini Fouraux

    Como o ARCH tem atualizações quase que diárias, por ser rolling-releasing, eu uso o comando de atualização assim:
    $ yaourt -Syua –> que já inclui tb os pacotes AUR.
    E, com interfaces GUI, eu prefiro o Pamac-aur, que é nativo na distro Manjaro, e/o Octopi.
    Ah, existe também, via CLI mesmo, o aurget. É isso.

  • Arthur Gregoryo

    Na moral, quando cheguei no Arch ralei para usar o PacmanXG e até hoje apanho dele, para quem é novo no Arch, o Pamac é muito mais pratico e funcional.
    O Arch é um baita de um sistema, é interessante o como ele é personalizável, você faz o seu sistema, até mesmo o gerenciador de pacotes pode ser a sua escolha.

  • Danilo Marinho Silva

    Qual a interface que aparece no print do PACMANXG? Alguem poderia me responder