Pois é, o universo Linux vem crescendo cada vez mais para a vertente dos games. Por isso, o grupo de desenvolvedores da Ozon OS estão focando nesse nicho… e fazem questão de destacar isso: “Ozon is going to be a gaming focused distro […]”. Por estar ainda em estágio beta de desenvolvimento, a Ozon OS vem com muitas promessas legais para os gamers de plantão, que já estão migrando ou aderindo a plataforma Linux como realidade para seus jogos preferidos. Por fim, com o lançamento da SteamOS Beta (desenvolvido pela Valve) a equipe do Ozon OS entendeu que o mercado para games no Linux pede mais; e resolveu desenvolver sua própria distro.

Além de sua proposta desafiadora, a distro Ozon OS foge dos padrões adotadas na hora de qual distro se basear. Ao contrário da maioria que fica entre Ubuntu ou Debian (como a própria SteamOS), o Ozon OS é baseada no Fedora; especificamente na versão 21.

Ozon OS

Ozon OS

O Ozon OS é um projeto oriundo da parceria da Numix e Nitrux, empresas que possuem projetos que primam pelo design e elegância no layout. Por isso, a Ozon Os vem para ser muito simples e bonita; além de ser totalmente otimizada para o mundo dos jogos.

Ozon OS

Características

Possui o ATOM, como ambiente gráfico padrão. Conforme os desenvolvedores, o ATOM é um conjunto de extensões do GNOME Shell que não só alteram a aparência, mas também modificam e adicionam funcionalidade.

No conjunto de softwares, vem com as ferramentas comuns da versão 3.14 do GNOME, tais como: Nautilus, Tomahawk, Gedit, Fedy (segue lista). E claro, além de ter a Steam instalada por padrão ;-). Além disso, traz o Chromium como browser, substituindo o Firefox.

Em resumo, as principais características são:

  • Destaca-se ainda a integração do Linux Kernel 3.18.8, do Xorg server 1.16.3 e do Mesa 10.4.3.
  • Baseado no Fedora 21
  • Disponível somente em 64 Bits
  • Ambiente gráfico próprio, o ATOM (conjunto de extensões e temas do GNOME Shell)

Quero testar

Lembre-se, essa distro está em estágio beta de desenvolvimento. Portanto, nem todas as suas funcionalidades foram completamente testadas. Por sua conta e risco.

Publicidade

Na minha opinião, é uma bela distro – com proposta chamativa. Contudo, ainda não pode ser considerada uma alternativa de peso da SteamOS.

Mais Informações

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube