Os melhores navegadores web para Linux

melhores-browser-Linux

Um navegador da web ou web browser é um dos softwares mais utilizados no cotidiano dos internautas. Todos os computadores que estejam acessando a Internet precisam ter um navegador disponível; para que você possa visualizar o conteúdo da web e interagir com todos os recursos da web 2.0 e, até mesmo, com o próprio navegador que traz consigo diversas funcionalidades extras, tais como: complementos e plugins. Diante disso, por qual motivo não podemos pensar quais seriam os melhores ou o melhor navegador web para Linux?  Assim, sabendo que cada um tem sua própria escolha e preferência segue lista com alguns navegadores disponíveis para o pinguim 😉

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como
Essa lista não tem como objetivo eleger o melhor navegador web para Linux. Assim, a ordem disposta, a seguir, não segue a ordem do melhor para o pior!

Navegadores para o cotidiano

Mozilla Firefox

O Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora. Além de figurar como um dos mais importantes browsers do mundo, o aplicativo é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.

Google Chrome/Chromium

O Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google. Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco da interface gráfica do usuário (“chrome”). O Google Chrome é um navegador da web rápido, simples e seguro, desenvolvido para a web moderna e foi projetado para ser o mais rápido possível. O Chromium é um projeto de código aberto de desenvolvimento de navegador de internet similar ao Google Chrome.

Opera

Opera é um navegador web mundialmente conhecido, porém não tão utilizado quanto seus principais concorrentes, o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Isso não quer dizer que o browser é pior do que seus concorrentes, mas ele realmente teve algumas versões passadas muito infelizes.

Iceweasel

Iceweasel é um browser de código aberto exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian. Ele é idêntico ao Mozilla Firefox, que não pode ser distribuído juntamente com o Debian por ter a marca e o ícone patenteados pela Fundação Mozilla, uma vez que o conteúdo distribuído com o Debian deve ser totalmente livre. O nome foi proposto por oposição ao significado da palavra Firefox (literalmente, “raposa de fogo”, um dos nomes do panda vermelho). “Iceweasel” significa literalmente “doninha de gelo”.

Konqueror

O Konqueror é o browser nativo do KDE. Além de navegador, o Konqueror também serve como gerenciador de arquivos e pode ser expandido com novas funções.

Vivaldi

O navegador utiliza o motor Blink, o mesmo do Chromium/Chrome, no entanto sua interface é feita da zero, utilizando quase que totalmente tecnologias web (HTML 5, Node.js e React). O Vivaldi traz uma série de novidades para o mundo dos browsers: a possibilidade de escrever notas numa captura de tela, de agregar vários sites num mesmo separador e até abas com tonalidades que se adaptam à cor predominante de cada site.

Maxthon

Maxthon Cloud Browser é um navegador que mistura a aparência e as funcionalidades apresentadas pelos três browsers principais do mercado: Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox. Antigamente chamado de MyIE2, ele é um poderoso programa que possui uma interface altamente personalizável.

Pale Moon

Pale Moon é uma recompilação do Firefox feita com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho deste navegador. Assim como o Firefox, este browser é totalmente gratuito. Para torná-lo mais leve do que o navegador-base, alguns recursos foram retirados, e dessa forma você só usa memória RAM para o que realmente importa.

Liri Browser

Liri é desenvolvido com QML-Material, um quadro QML desenvolvido pela Papyros, com base no material de concepção do Google (Material Design). A interface do usuário é minimalista. Ele se baseia em QtWebEngine, o novo renderizador web Qt baseado no Chromium, o motor web mais poderoso e mais rápido do mundo, que suporta os mais recentes padrões da web.

Navegadores super-leves

Dillo

Dillo é um navegador multi-plataforma, pequeno (cerca de 350 kB), muito rápido, e software livre escrito em C usando a interface gráfica FLTK, que foi lançado em Dezembro de 1999. Desde então passou por várias alterações, mudando de GTK para FLTK2 e deste último para FLTK. Dillo, em sua versão 0.8.6, não tem suporte a CSS, JavaScript, ou Java. Suporte para frames é muito limitado. Tem suporte a tabs seleção de codificação nas versões oficiais, mas essas características estão disponíveis em patches de terceiros. Também existem patches para o suporte de antialiasing em textos e de caracteres especiais.

W3M

Ele está disponível para Linux e GNU GPL. É um navegador em modo de texto. Semelhante ao Lynx e tem suporte para tabelas, quadros, conexões SSL, cor de fundo e imagens podem ser usadas. Reproduz os sites, como possível, considerando que não é um navegador gráfico, mas sim de modo de texto.

Midori

Midori é um navegador de Internet que utiliza WebKit para renderizar suas páginas. Esse navegador é pouco conhecido, porém altamente indicado para quem deseja um navegador leve e eficiente. É multiplataforma, funciona nos diversos sistemas Linux. Faz parte do ambiente gráfico Xfce, não sendo essencial para o funcionamento do mesmo.

Links

Links é um web browser free/open source gráfico e de linha de comando com um sistema de menu. Ele renderiza páginas complexas, tem suporte parcial ao HTML 4.0 (incluindo tabelas e frames e suporte a configuração de caracteres múltiplos, tais como UTF-8), suporte a terminais coloridos e monocromáticos e permite rolagem horizontal.

Ele é voltado para usuários que querem manter elementos típicos de interfaces gráficas de usuário (janelas pop-up, menus etc.) em um ambiente somente de texto.

Lynx

Lynx é um navegador web criado pela Universidade de Kansas, através de seu Grupo de Computação Distribuída e do Serviço Acadêmico de Computação. É capaz de exibir somente textos. Ideal para sistemas baseados em console ou com poucos recursos gráficos. Também existem versões para sistemas da Microsoft, como o MS-DOSe as variantes do Windows. A navegação pelo Lynx é feita basicamente através das teclas de cursos (setas), que servem para deslocamento pelos links das páginas.

QupZilla

QupZilla é um browser gratuito criado por uma comunidade de desenvolvedores usando a plataforma Qt. Com ele, você pode fazer praticamente tudo que é possível com Mozilla Firefox, o browser do qual ele mais se inspirou, com direito à algumas opções extras.

Navegadore que cuida da sua privacidade

TOR

Tor Browser é um programa que aumenta a sua privacidade na internet, ocultado todos os rastros da sua navegação. Ele permite você navegar anonimamente. Como cada item ou navegação se faz através de uma conexão entre computadores, através de conexões criptografadas, é impossível localizá-lo.

 

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Marcos Vinicius

    Interface do Vivaldi é muito boa.

  • Davi Menezes

    quais possuem tradutores como/parecido o chrome?

    • Abraão Meira

      Eu uso o Yandex Browser Beta( https://browser.yandex.ru/new/desktop/main/?_rdr=safe&amp%3Buserchoice=1&exp=off ). O site é em russo, mas quando você baixar e instalar o navegador fica em PT-BR.Ele baseado chrome/chromium e no Opera, aceitando extensões dos 2 navegadores. Ele traduz os sites mas você tem que ir nas configurações e colocar quais línguas ele deve traduzir e colocar o pt-br como padrão para as traduções. E sem falar que é o mais bonito navegador com 2 opções de interface( possivelmente a opção para a 2ª interface aparece depois que você atualizar).

      • Cosme Rebelo

        Tentei usar esse Yandex Browser Beta no Linux Mint 17 KDE e infelizmente sebre da um erro e trava o sistema.. já no Arch Linux funciona direito. Vc usa ele no MINT KDE ?

        • Abraão Meira

          Eu uso ele tanto no Debian com o Gnome quanto no Ubuntu 15.04 com o Unity E O Mate.

      • Davi Menezes

        e como está o consumo de memória dele Abraão?

  • Muca

    Testei o Midori e não senti muita diferença do Firefox, se brincar era até mais pesado.

    Minha experiência pessoal me diz que o que torna uma navegação pesada são as páginas web do que um navegador em si.

    Um navegador só se torna mais leve se perder recursos dos quais alguns podem ser interessantes para o usuário.

  • Rafael Nascimento

    Queria indicar também o Qutebrowser (https://github.com/The-Compiler/qutebrowser), um navegador leve direcionado para usuários do vim.

  • Gilmar D Araújo

    Vivald e Yandex, para desinstalarem é uma merda. Vc n consegue pelo painel de controle do windows e nem pelo C cleaner. Consegui pelo IOBIT Unnistalle, onde mostrou várias chaves embutidas nos arquivos. Maxthon e UC browser, desinstalam num piscar de olhos.