Os melhores clientes BitTorrent para Linux

bittorrent-linux

BitTorrent é um protocolo que foi projetado para compartilhamento de arquivos em P2P (Per-to-Per), como aMule , eDonkey , etc. Em 2001 foi projetado por Bram Cohen e hoje é mantido pela empresa BitTorrent. Embora muitos relacionem este protocolo à pirataria de software, a verdade é que no início ele não foi projetado para este fim; e sim para compartilhar arquivos entre usuários em uma rede. Além disso, muitas empresas ou desenvolvedores oferecem recursos via BitTorrent, bem como: baixar arquivos através de um cliente em vez de usar um servidor FTP. Sendo assim, segue lista com o melhores clientes BitTorrent para Linux.

Essa lista não tem como objetivo eleger o melhor cliente BitTorrent para Linux. Assim, a ordem disposta, a seguir, não segue a ordem do melhor para o pior!

uTorrent

Uma das melhores opções para baixar torrents da internet, com vários recursos e uma interface prática e fácil de usar. A ferramenta é simples e poderosa ao mesmo tempo. Também consegue agradar usuários mais experientes por ter recursos avançados. É pronunciado como microtorrent. É um cliente BitTorrent bem conhecido e sua fama se da pela rapidez e leveza da aplicação. Embora em última análise, perdeu popularidade por descontinuidade do projeto …criado em 2005 e sua última versão estável é de 2014.

qBitTorrent

O qBittorrent é um cliente de download por torrents que foi criado a partir do BitTorrent, trazendo melhorias de ferramentas e de interface para quem quer baixar arquivos dessa forma. Ele é escrito em C ++ e Qt4 e usa a biblioteca libtorrent como base. Tornou-se uma boa alterative para outros clientes, porque é mais rápido e inclui suporte para Unicode.

Instalação em sistemas Ubuntu e derivados:

$ sudo add-apt-repository ppa:qbittorrent-team/qbittorrent-stable -y
$ sudo apt update
$ sudo apt install qbittorrent -y

Transmission

Transmission é um leve e simples cliente de BitTorrent que apresenta uma interface gráfica bem simples e um back-end multiplataforma. É um programa livre e em código aberto. Disponível sob a licença MIT. Ele está presente no Ubuntu e outras distribuições Linux baseadas por padrão. Ela não afeta o desempenho do sistema e é bastante simples de usar, rápido e funcional, aberto, livre e de código aberto. Por isso, pode ser uma escolha ideal para os novos usuários, com uma interface simples (GTK + e Qt).

Vuze

Vuze é um cliente de torrent bastante conhecido, um dos mais populares da atualidade, com versões para vários sistemas operacionais. É o mais poderoso do mundo… assim dizem seus desenvolvedores e usuários 😉 Anteriormente era conhecido como Azureus, desenvolvido em Java e de código aberto. Os downloads são muito rápidos. Apesar dessas vantagens, o Vuze consume mais recursos do que outros clientes; como uTorrent ou Transmission.

Deluge

Cliente Bittorent multiplataforma criado com Python e GTK+. Compatível com uma grande variedade de plugins. O programa está disponível para Linux, Mac OS X e Windows e por ser uma conversão de um programa para Linux, requer a instalação de uma biblioteca, a GTK+ – utilizada também pelo GIMP e Pidgin. Isso explica um pouco o visual simples, mas organizado, do programa. Um dos recursos mais interessantes disponíveis com o Deluge é a opção de controlar o programa a partir do navegador web em outro computador.

Instalação em sistemas Ubuntu e derivados:

$ sudo add-apt-repository ppa:deluge-team/ppa
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install deluged deluge-webui

RTorrent

rTorrent é um cliente BitTorrent com interface tipo texto.

Instalação em sistemas Ubuntu e derivados:

$ sudo apt­-get install rtorrent

ARIA2

Este programa funciona com diferentes tipos de protocolo, como por exemplo HTTP, HTTPS e FTP; além do bittorrent. Oferece a facilidade em poder ler um arquivo de texto, com diversas URLs, para realizar o download dos arquivos a partir delas, oferecendo controle remoto (de outro computador). Além do mais, trabalha com múltiplas conexões.

Instalação em sistemas Ubuntu e derivados:

$ sudo apt-get install aria2

FrostWire

FrostWire, apesar de não ser um dos melhores clientes BitTorrent, disponível em várias plataformas, incluindo Windows, Mac OS X, Linux e Android; é notável por sua facilidade de uso. Ele tem um motor de busca completo que oferece vários filtros e várias fontes simultaneamente, de modo que não há como não encontrar o que procura. Além de gerenciar todos downloads, é possível reproduzir o conteúdo multimídia baixado.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Rafael Silva

    Eu uso qBittorrent é muito bom mesmo.

  • chulungs

    Atualmente uso o Deluge por usar um ambiente GTK, mas o melhor na minha opinião é o Ktorrent (que nem listado foi :p)

  • João Paulo Albuquerque

    Faltou o print dos programas rs

  • Adriano Marques

    Realmente faltou prints, de todos recomendo o Vuse em Java, uma função que considero importante é excluir os arquivos junto com a torrent, outra coisa é portabilidade, ele funciona praticamente portable é só salvar a pasta .azureus criada na home.