Script de integração do GLPI e o Zabbix no Debian 8

glpi-zabbix

O GLPI, abreviatura para Gestion Libre de Parc Informatique – Gestão Livre de Parque de Informatica – é um sistema francês desenvolvido com o intuito de fornecer uma poderosa ferramenta para gerenciamento de TI e parques computacionais, tendo como principais funcionalidades o gerenciamento de Help Desk e Inventário de equipamentos de informática de forma integrada. Já o Zabbix, é a famosa ferramenta que monitora toda a infraestrutura de rede e aplicações. Sendo assim, divulgo um projeto de integração do GLPI com o monitoramento Zabbix; permitindo que o Zabbix abra chamados diretamente no GLPI quando algum ativo apresentar problemas.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como
AUTOR DO PROJETO
Halexsandro de Freitas Sales
Mini-currículo: Atua no mercado de prestação de serviços em tecnologia da informação e comunicação desde 2002. De 2006 a 2015 esteve focado em empresas do ramo de construção civil de grande porte. Atualmente, atua na área acadêmica para o curso superior em Tecnologia da Informação em Pernambuco e como consultor em TIC.

Seu currículo contempla experiências em projetos em diferentes estados brasileiros e em Angola na África. Possui experiência em administração de redes de computadores e gestão e implantação de Centrais de Serviços em TI com base na norma ABNT ISO/IEC20000 e boas práticas da ITIL®.

É graduado em Redes de Computadores, Pós Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação e possui também MBA em Análise de Processos de Negócio. É apaixonado por tecnologia, gestão de informática e software livre.

Por fim, Autor do livro Central de Serviços com Software Livre: Estruturando uma Central de Serviços com o GLPI

Sobre o projeto de integração

O projeto trata-se de uma iniciativa para ajudar a popularizar o GLPI e facilitar a vida de quem está iniciando em Gestão de TI.

A motivação inicial se deu por conta da sua experiência em lecionar aulas de Gerenciamento de Redes no curso de Tecnologia em Redes de Computadores na Faculdade dos Guararapes em PE e, nessa disciplina, os alunos são levados a compreender os principais conceitos de gerenciamento de redes e Gestão de Serviços de TI, com base na ITIL e ISO20000.

A junção dessas ferramentas [GNU/Linux Debian, GLPI e Zabbix] criam infinitas possibilidades para a Gestão de serviços e infraestrutura de TI, mais especificamente por se tratar de uma solução robusta e 100% open source [o que possibilita sua introdução em empresas de qualquer tamanho], é possível capacitar os futuros profissionais de forma que estes introduzam cada vez mais essas ferramentas no mercado.

Sobre o script de integração

O script de instalação/integração é um facilitador para instalar e configurar todas as dependências do Projeto [ferramenas GNU/linux / GPLI / Zabbix]. O scritp abstraí toda e qualquer complexidade referente a configuração das dependências do sistema operacional, como PHP, Apache, MariaDB, etc (…) e foca na operação das ferramentas e Gestão do ambiente.

No contexto acadêmico, os alunos podem perceber a agregação de valor com a utilização das ferramentas, pois começam a estudar como o script foi escrito e, consequentemente, começam a aprender a parte que ficou abstraída. Entretanto, sabem exatamente o resultado que terão no final da caminhada e o valor que isso agrega para eles.

O mais incrível é que isso tudo se traduz na forma em como o movimento do software livre auxilia o nosso desenvolvimento, seja no papel de estudante, no papel de professor, no papel de profissional e usuário de TI e, principalmente, como seres humanos em um ambiente de geração e compartilhamento de informações. As listas de discussões, tanto do GLPI quanto do Zabbix no Brasil, estão super ativas e sadias. Seus integrantes estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros.

Coloco abaixo os links das comunidades:

[GLPI] – http://www.arthurschaefer.com.br/p/glpi-brasil.html
[Zabbix] – https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/zabbix-brasil

Todos são bem vindos!

Usando o script

Como dito, o script de integração do GLPI e o Zabbix visa automatizar a instalação do GLPI e seus principais plugins; e ainda instalar completamente o Zabbix e realizar as dependências para prover a integração destes sistemas. Em outras palavras, permite que o Zabbix abra chamados diretamente no GLPI quando algum ativo apresentar problemas.

IMPORTANTE
O script foi desenvolvido para funcionar apenas com o GNU/Linux Debian 8.

Primeiramente, basta ter o sistema básico instalado e com acesso a internet. Depois, seguir os três passos abaixo. Ao fim do processo, você terá o GLPI com vários plugins instalados e ainda o Zabbix pronto para monitorar sua rede.

PASSOS
——————————————————————
1 – Entre no sistema como root
2 – No shell, execute os comandos abaixo:

wget http://pillares.net/scripts/integraGZ.sh
chmod +x integraGZ.sh
./integraGZ.sh

3 – Pronto!! Agora é só usar e abusar dos benefícios e qualidade dos softwares Livres.
———————————————————————–

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Fábio Lopes

    Muito bom para a área corporativa, mas um pc residencial poderia tirar proveitos disso?

    • Halexsandro De Freitas Sales

      Olá @disqus_tIbDxqp4HH:disqus
      Na verdade são serviços de fato para ambientes corporativos. A questão de se instalar em um PC é unicamente para fins didáticos em gerenciamento de redes [zabbix] e gestão de serviços em TI [GLPI].
      Recomendo o uso para profissionais em TI que buscam um ‘UP’ em suas carreiras nas áreas de gestão de redes e TI como um todo.
      Grande abraço!

  • Ewerton Silva

    GLPI ou OTRS, qual o melhor sistema de tickets?

  • O processo se aplica ao centOS ??

  • Welliton Cardoso

    Encontrei problemas pós-instalação… O GLPI está funcionando perfeitamente, porém o Zabbix, apresenta um erro: “zabbix server is not running the information displayed may not be current debian”.
    Procurei em diversos fórum, mas até agora não encontrei a solução.
    Mais alguém com este problema?

    • Alan Spósito

      conseguiu resolver esse problema????

    • Eduardo Tomazett Martins

      Estou com esse mesmo problema. Conseguiu solução?

    • Rodrigo Nonato

      Precisa iniciar o serviço manualmente: /etc/init.d/zabbix-server start

  • Marcos Souza

    caraca sumiu o link…

    • linux10complica

      @halexsandrodefreitassales:disqus