Um console (vídeo game) é um dispositivo dedicado a executar jogos de diversas naturezas, tais como: jogos de ação, esportes e outros. Atualmente, os principais fabricantes desses consoles são a Nintendo, Sony e Microsoft; com Wii, Playstation e XBox, respectivamente, como sendo os principais modelos de consoles disponíveis no mercado. Assim, quando nos referimos a emuladores de consoles queremos dizer que um software replicará as funções de outro hardware específico; no caso as consoles citadas.  Diante disso, saiba que é bastante comum a emulação de video games, como o Nintendo Entertainment System (NES), Super Nintendo Entertainment System (SNES), Game Boy (GB), Sega Dreamcast e o Sony PlayStation. Por isso, segue lista com os melhores emuladores de consoles para Linux.

O objetivo desse artigo é listar uma seleção dos melhores emuladores para Linux, mas sem entrar em detalhes sobre como usar cada um deles ou como configurá-los para um bom desempenho.

PCSX2

PCSX2 é, sem dúvida, o melhor emulador de PlayStation 2 (PS2) que já existiu. Como se isso não bastasse, ele é open source e é multiplataforma. Ele é baseado numa arquitetura de plugins. Atualmente vários plugins estão sendo desenvolvidos para melhorar a compatibilidade e performance.

ePSXe

O ePSXe (enhanced PSX emulator), assim como o PCSX2, utiliza um sistema de plugins para emular os gráficos, sons e drive de CD. O jogos podem ser executados do drive de CD/DVD do computador ou a partir de imagens de CD salvos no HD. Apesar de possuir código fechado (proprietário), sua API (application-programming interface) para a maioria dos plugins é livre. A última versão do software pode rodar a maioria dos jogos do PSX sem travamentos ou congelamentos. Sua interface de usuário também é bastante fácil de usar. Texto vide fonte.

Infelizmente, a sua instalação é bastante complicada na maioria das distribuições Linux, com exceção do Arch Linux.

Instalação no Arch Linux e derivados:

$ yaourt -S epsxe

Reloaded-PCSX

Também é outro emulador de Playstation chamado Reloaded-PCSX, que tem pacotes para todas as principais distribuições. É open source sob licença GPL.

Instalação no Debian/Ubuntu e derivados:

$ sudo apt-get install pcsxr

Instalação no Fedora e derivados:

$ sudo dnf install pcsxr

Instalação no Arch e derivados:

$ sudo pacman -S pcsxr

FCEUX

FCEUX é o melhor emulador de NES (Nintendo Entertainment System) para o Linux; e está disponível nos principais repositórios das distribuições populares. É open souce e você pode baixar o código aqui e compilá-lo para todos os sistemas, mas no Ubuntu é possível encontrar um pacote no repositório oficial.

Instalação no Ubuntu e derivados:

$ sudo apt-get install fceux

Instalação no Fedora e derivados:

$ sudo dnf install fceux

Instalação no Arch e derivados:

$ yaourt -S fceux-svn

BSNES (Higan)

Bsnes (atualmente Higan) é um emulador open source de Super Nintendo que começou o desenvolvimento em 14 de outubro de 2004, ele foca na precisão da emulação sem utilizar compatibilidade de hacks, por isso os requisitos mínimos são mais elevados do que com outros emuladores. É uma alternativa ao emulador ZSNES.

Instalação no Debian/Ubuntu e derivados:

$ sudo apt-get install bsnes

Instalação no Fedora e derivados:

$ sudo dnf install bsnes

ZSNES

O ZSNES é um emulador bastante popular para o Super Nintendo Entertainment System (SNES), tendo a maior parte do seu código escrito em Assembly x86. Ele é bem conhecido por ter sido um dos primeiros a emular a maioria dos chips de aprimoramento do SNES em algum nível, e o primeiro a implementar o algoritmo de interpolação HQ2X. O ZSNES é capaz de rodar jogos de Super Nintendo com velocidade total, som e efeitos gráficos especiais. Ele também permite salvar o jogo em qualquer ponto (savestate). O ZSNES também da suporte a recursos adicionais, que não existem no console, como a possibilidade de gravar vídeos dos seus jogos, além de jogar via rede TCP/IP. Texto vide fonte.

Instalação no Debian/Ubuntu e derivados:

$ sudo apt-get install zsnes

Instalação no Fedora e derivados:

$ sudo dnf install zsnes

Instalação no Arch e derivados:

$ sudo pacman -S zsnes

Project64

Project64 é definitivamente o melhor emulador para Nintendo 64, mas só tem versões nativas para Windows. Felizmente, graças ao Wine, também é possível executar no Linux. Embora existam outras alternativas que têm versões nativas para Linux, como mupen64plus, eles não são tão fáceis de usar e instalar.

GENS

Para o Mega Drive, o Gens é uma ótima opção. Ele roda no Linux usando Simple DirectMedia Layer (SDL). Ele emula 90% de todos os jogos para Mega Drive, tornando o Gens o emulador mais compativel para o console atualmente. Alguns dos recursos mais interessantes do Gens são: tirar print screen da tela, suporte a OpenGL etc.

Instalação no Debian/Ubuntu e derivados:

$ sudo apt-get install gens

MAME

MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) pode emular jogos de arcade em máquinas de uso geral moderna ( PCs , laptops , etc.) . MAME pode emular atualmente vários jogos de arcade. Para fazer isso, ele faz uso de arquivos de ROM , onde os jogos são armazenados. A primeira versão do MAME foi lançada em 1997. Sua última versão suporta mais de 4500 jogos, dando suporte a um total de 9100 jogos.

Instalação no Debian/Ubuntu e derivados:

Publicidade
$ sudo apt-get install mame

Sugestões dos leitores


Via Fonte/Fonte2