Independentemente do sistema operacional que esteja usando, a conexão de rede sem fio (wifi) às vezes pode ser uma dor de cabeça; causando alguns incômodos, bem como: perda ou baixa intensidade do sinal, dispositivo (AP/router) com lentidão ou apenas seu router não está ligado/configurado corretamente. Sendo assim, para aqueles que têm esses ou outros problemas parecidos, seguem algumas dicas de como aproveitar ao máximo a sua conexão wifi no Linux.

Essas dicas irão maximizar o uso do wifi no seu Linux, configurando parâmetros no sistema operacional. NÃO IRÃO resolver problemas relacionados a canal, potência do rádio e/ou carência de hardwares específicos!!

Essas configurações foram feitas no Ubuntu  15.10. Contudo, se você estiver usando uma distribuição diferente, você precisará fazer pequenas alterações na estrutura de comandos; por exemplo retirar o sudo 😉

Desativar o suporte ao 802.11n

Mesmo que o padrão 802.11n ofereça mais recursos e maior velocidade de dados, muitos routers (principalmente os mais antigos) simplesmente não o suportam. Assim, uma maneira de aumentar a velocidade da sua rede wifi é desativar o protocolo 802.11n em sua máquina Linux – especialmente se a sua máquina usa o driver iwlwifi (chips Intel para rede sem fio). Para fazer isso, basta seguir esses passos:

1 – Abrir o Terminal.

2 – Descobrir qual driver o hardware wireless do seu computador usa:

$ sudo lshw -C network

3 – Localizar o driver na seção ‘descrição: Interface sem fio’ – em destaque no resultado do comando anterior.

4 – Como root, execute o comando:

O comando abaixo realizará uma mudança permanente no sistema!
$ echo “options NOME-DRIVER 11n_disable=1” >> /etc/modprobe.d/NOME-DRIVER.conf

Onde, no caso de exemplo NOME-DRIVER é rt2800usb

5 – Por fim, reiniciar o sistema.

Desativar a gestão de energia

Algumas placas de rede sem fio suportam o gerenciamento de energia (power management). Este recurso pode, por vezes, prejudicar à qualidade na conexão wifi. Se sua placa wireless tem esse suporte, você pode desativar o recurso de gerenciamento de energia com um simples comando:

$ iwconfig wlan0 power off

Contudo, a cada reinício da máquina essa configuração será perdida. Assim, crie um script para invocar essa configuração a cada momento que sua máquina seja ligada:

$ sudo gedit wifipower
$ sudo chmod u+x wifipower
$ sudo mv wifipower /etc/init.d/
$ update-rc.d wifipower defaults

Configurar o BSSID

Você sabia que o Linux Network Manager analisa a rede sem fio a cada dois minutos? Isso pode realmente causar problemas com a conexão. Se seu uso da rede wifi é familiar/doméstico ou particular, você pode definir o valor do campo BSSID para o endereço MAC do seu router; isso impedirá que o Network Manager faça uma verificação por pontos de acesso em uma rede sem fio particular/privada.

1 – Abra o Network Manager

2 – Selecione a conexão de rede sem fio que você deseja conectar

3 – Clique em Editar

4 – Na aba Wifi, clique no menu suspenso BSSID (vide figura)

5 – Selecione o endereço MAC do router (se ele não aparecer, você terá que localizá-lo no seu roteador e inserí-lo manualmente)

6 – Clique em Salvar

Publicidade

Fonte: Linux.com
Fonte: PortaLinux.es

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube