Top 10 supercomputadores no mundo que usam Linux

top-10_supercomputdores_linuxdescomplicado

Um supercomputador é um computador com alto nível computacional capaz de executar tarefas complexas (científicas) em grande escala. Normalmente, a capacidade operacional de um supercomputador é medida em FLOPS (Floating-point operations per second) em vez de MIPS (Milion instructions per second). Assim, diversos supercomputadores atingem a barreira dos quatrilhões de FLOPS.

Contextualizando

Supercomputadores desempenham um papel importante no campo da ciência, pois são utilizados para uma ampla gama de tarefas intensivas em vários campos, bem como: mecânica quântica, previsão do tempo, pesquisa de clima, a exploração de petróleo e gás, modelagem molecular e simulações físicas. Ao longo de sua história, eles têm sido essenciais nesses ramos da ciência.

Atualmente (começo de 2016), o supercomputador mais rápido do mundo é o Tianhe-2 (computador chinês) com 33,86 petaFLOPS (TFLOPS), ou 33,86 quatrilhões de FLOPS.

TOP 10

supercomputadores-linux

Via Fonte

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Edson F. Lidorio

    Boa tarde,

    Qual distribuição é essa Linux (CLE)