O MaruOS é uma ROM Android que permite desfrutar, simultaneamente, de um dispositivo smartphone e um Debian na tela de um monitor; sem nenhum dispositivo de conversão, apenas conectando seu dispositivo Android a um monitor HDMI e periféricos bluetooth.

É isso mesmo, com MaruOS basta conectar o smartphone a um monitor HDMI; e imediatamente um desktop Debian funcional e fácil para trabalhar, instalar aplicativos, etc estará disponível (uma edição da arquitetura ARM). Ele é baseado no Android Lollipop 5.1. Entretanto, a ROM MaruOS está disponível apenas para LG Nexus 5 (previsão de suporte a outros dispositivos Android). E está em estágio beta de desenvolvimento.

O interessante é que o smartphone continuará funcionando com o Android (ou seja, você pode receber chamadas ou lançar qualquer aplicação), enquanto estiver conectado a um monitor externo; disponibilizando o sistema Debian.

Esse projeto é algo semelhante ao que o Unity 8 do Ubuntu ou o Continnum do Windows estão fazendo, contudo existem duas interfaces diferentes para cada necessidade; aliando o Android ao Debian.

Publicidade

Via | LamiradadelReplicante