MaruOS – transformando um dispositivo Android em computador com Debian

MaruOS

O MaruOS é uma ROM Android que permite desfrutar, simultaneamente, de um dispositivo smartphone e um Debian na tela de um monitor; sem nenhum dispositivo de conversão, apenas conectando seu dispositivo Android a um monitor HDMI e periféricos bluetooth.

É isso mesmo, com MaruOS basta conectar o smartphone a um monitor HDMI; e imediatamente um desktop Debian funcional e fácil para trabalhar, instalar aplicativos, etc estará disponível (uma edição da arquitetura ARM). Ele é baseado no Android Lollipop 5.1. Entretanto, a ROM MaruOS está disponível apenas para LG Nexus 5 (previsão de suporte a outros dispositivos Android). E está em estágio beta de desenvolvimento.

O interessante é que o smartphone continuará funcionando com o Android (ou seja, você pode receber chamadas ou lançar qualquer aplicação), enquanto estiver conectado a um monitor externo; disponibilizando o sistema Debian.

mobile_and_desktop.8faa0d5a

Esse projeto é algo semelhante ao que o Unity 8 do Ubuntu ou o Continnum do Windows estão fazendo, contudo existem duas interfaces diferentes para cada necessidade; aliando o Android ao Debian.

feature_productivity.388ead8e

Via | LamiradadelReplicante

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • BlankStatement

    Alguem testou isso com… jogos?
    jogos de Android+jogos da Steam?
    na versão arm os jogos da Steam NÃO VÃO funcionar, na versãox86 os jogos de android devem funcionar, mas só testando pra saber.
    seria interessante, tem muito classico na google play