Valve anuncia que o SteamOS irá suportar drivers Nvidia compatíveis com o Vulkan

steamOS-vulkan

Gamers Linux de plantão… a distribuição Linux SteamOS, destinada para jogos e desenvolvida pela Valve, terá suporte ao mais recente projeto que visa torna possível e real o mercado de games multiplataforma; a API Gráfica Vulkan. Publicado recentemente, meados de fevereiro/2016, o projeto Vulkan foi criado para ser concorrente open source e multiplataforma do DirectX 12 da Microsoft; além de revolucionar o universo de games para Linux.

Contextualizando

O Vulkan foi desenvolvido pelo Khronos Group união de várias empresas, bem como: Nvidia, Valve, Intel, AMD, EA e muitas outras. Tecnicamente, o Vulkan  representa uma API gráfica que será utilizada pelos desenvolvedores de chips gráficos/games para permitir que novos games sejam desenvolvidos multiplataforma (Android, Linux, Windows e possivelmente Mac).

 

Além disso, é um projeto open source capaz de oferecer ferramentas eficazes para o desenvolvimento multiplataforma. Contudo, tudo isso é novo ainda. O projeto foi liberado em meados de fevereiro/2016.

AMD simplifica – o que Vulkan?

SteamOS com suporte ao Vulkan

Nesse grupo, criado para desenvolver a API Vulkan – vide Khronos Group; a Nvidia saiu na frente 😉 O fato da Nvidia sair na frente dessa empreitada… apenas fortalece a fama da AMD em demorar nos lançamentos de drivers para Linux :(

Na última quinta-feira (25), o SteamOS 2.64 Beta – baseado no Debian 8 “Jessie” – foi lançado trazendo a nova versão do driver da NVIDIA com suporte à API Vulkan, a 355.00.28, recentemente liberado pela empresa.

Em outras palavras, SteamOs oferece suporte ao Vulkan quando usado com hardware Nvidia. A série GeForce, baseados em arquiteturas Kepler ou Maxwell da Nvidia irá apoiar Vulkan.

Vulkan-Game-SteamValve

Game “The Talos Principle” – Loja Steam Valve

Por outro lado, a AMD ainda está trabalhando no novo driver compatível com o Vulkan – o AMDGPU. Esse novo driver irá substituir o atual e conhecido “fglrx”, pois o driver AMDGPU receberá apoio Vulkan e o driver “fglrx” não.

Mais novidades

Além disso, conforme o SoftPedia, o SteamOS vem com melhorias do suporte com fio para o controle PowerA XboxOne Mini e para hardware da Alienware. Como de costume, diversas correções de segurança foram implementadas nesta nova versão Beta do SteamOS, como também novas versões dos componentes libssh, libssh2, cpio e efivar, pacote que foi importado a partir dos repositórios do Debian Sid para corrigir um problema de inicialização que os usuários relataram em alguns dispositivos NVMe.

Outro componente do sistema que foi atualizado é o BlueZ, que é responsável por lidar com o Bluetooth, melhorando o suporte para o controle DualShock 3, da Sony.

Não uso o SteamOS, e agora?

Se você usa uma distro, diferente da SteamOs, você pode fazer o download do driver da Nvidia Linux Vulkan AQUI ou uma versão experimental da Intel do driver gráfico Vulkan, AQUI.

Via | SoftPedia | PCWorld | LinuxBuzz

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...