Parece ontem, mas faz algum tempo que a Valve liberou o Steam para Linux – quase 3 anos. Na época, tiveram muitas especulações, rumores e notícias desencontradas sobre a liberação de jogos na plataforma da Valve; mas felizmente o Steam foi liberado para o Linux, inicialmente com 39 jogos – alguns como: World of Goo e Serious Sam 3. Assim, deixando um pouco esse lado nostálgico, o lançamento do Steam para o Linux, com certeza, foi um passo importante – principalmente para os amantes de games, pois foi disponibilizado, com rapidez e facilidade, jogos conhecidos e de qualidade. Sendo assim, se você não acreditava no surgimento de um segmento de games para Linux e agora pretende jogar alguns games nele; recomendo encarar esse universo agora mesmo.

Sem sombra de dúvidas, este foi o primeiro e grande passo para que as empresas começassem a portar mais e mais de seus jogos e programas para o sistema Linux, culminando no fim da velha desculpa de que não há bons programas no Linux.

Números recentes comprovam o crescimento desse meio (dos games) nos sistemas Linux. Atualmente, 1,5 mil (hum mil e quinhentos) jogos de Steam estão disponíveis para o Linux; quase 20% do total de jogos disponibilizados. Contudo, mesmo com um número bem menor do que nos outros SOs (Windows  – 6,464 jogos / OS X – 2,323 jogos), esses dados são relevantes porque o Linux possui pouco tempo (quase 3 anos) de compatibilidade com o Steam.

Dessa forma, a variedade e qualidade de jogos aumentaram (mesmo tendo a maioria categorizados como indies “desenvolvimento independente”) incluindo: DiRT Showdown, Company of Heroes 2, Metro 2033 e Metro Last Light, Counter-Strike: Global Offensive, Team Fortress 2, Football Manager 2015, The Witcher 3 Arkham Knight, Payday 2, Hotline Miami 2 Dota 2, BioShock Infinite e outros.

Em paralelo a tudo isso, os desenvolvedores do OpenMandriva (distro francesa) anunciaram o lançamento de uma seção no seu site – OpenMandriva Games – que visa ajudar na instalação de alguns dos jogos mais populares para Linux. Contém um material muito útil para iniciantes em Linux, pois oferece tutoriais e dicas de instalação/configuração dos jogos com riquezas de detalhes. Em resumo, os tutoriais mostram como configurar seus jogos em plataformas como o Steam e PlayOnLinux – interface do wine – que permite a instalação de jogos do Windows em Linux.

Por fim, esses tutoriais não limitam a orientar apenas para uma instalação fácil no OpenMandriva; mas sim em outras distros, como: Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, OpenSUSE e ArchLinux.

Publicidade

E aí… vai ficar de fora dessas novidades?!

Para orientar sua caminhada segue links e referências sobre o assunto: