Lakka – distro Linux que transforma seu computador num emulador de console retrô

O Lakka é uma distro Linux bem leve, baseada na OpenELEC (uma versão do MediaCenter XBMC/Kodi), que combina os melhores emuladores de console retrô do Linux. Em resumo, O Lakka é uma implementação de um MediaCenter barato e aberto, com ênfase em emular jogos retrô para todas pessoas apaixonadas por esses estilos de jogos. Portanto, se você é um desses amantes por jogos retrô; você pode usar o Lakka para transformar seu computador (notebook, Raspberry Pi e outros) em um grande emulador de console retrô.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Com o único propósito em transformar seu dispositivo em um belíssimo emulador, capaz de rodar jogos do NES, Nintendo 64, Playstation 1, PSP, SNES, Game Boy, Nintendo DS e assim por diante; o Lakka é otimizado para para isso, pois possui uma interface única, mas muito semelhante a do XMB do Playstation 3, o que faz com que em momento algum seja necessário o uso de teclados ou mouses, o sistema funcionará totalmente com o joystick que você escolher. Além disso, ele identifica de forma automática controles do PS3, PS4, Xbox 360 e outros.

LAKKA

Diferencial

O Lakka utiliza o RetroArch como aplicativo de emulação. Depois de instalado e configurado, você terá à sua disposição um console tudo em um, pronto para emular as seguintes plataformas:

Ele suporta diferentes dispositivos (Raspberry Pi, Odrodi – C1, WeTek Play, Banana Pi, CuBox-i), incluindo quase qualquer PC normal.

LAKKA-1

O Lakka é projetado para reconhecer automaticamente qualquer controlae USB que você conectar, bem como de PS3, PS4, Xbox 360, Xbox. Você pode até mesmo usá-los sem fio 😉

Além do mais, o Lakka vem com algumas características bem interessantes. Por exemplo, você pode fazer screenshots e até mesmo gravar vídeos de seus jogos. Naturalmente, os vídeos são exportados em formato antigo, bem como: bitmap SAVE. Ele também oferece um recurso de “retornar tudo o que acabou de acontecer” no jogo 😉 Por exemplo, se você perdeu em uma fase difícil do jogo ou cometeu qualquer outro erro, você pode apenas retornar e terá outra tentativa. Mais informações, aqui.

No Lakka tudo é emulado de forma automática, tudo que você precisa fazer é ir ao ícone do videogame que você deseja emular e escolher o jogo na lista que segue abaixo do ícone, jogos estes que você pode colocar em um pendrive, cartão de memória ou no próprio HD do dispositivo que estiver usando. ( O Laka não vem com nenhum jogo pré-instalado).

Vide LinuxCentro

INSTALAÇÃO NUM PC

Como dito, o Lakka possui suporte para uma infinidade de aparelhos, que vai desde o computador tradicional a Raspberry Pi (e outros). Para facilitar, segue passo-a-passo resumido para a instalação em PC. Para outros plataformas, segue tutorial oficial.

Faça o download da imagem aqui. Depois, crie um CD/USB bootável com imagem de acordo com as instruções abaixo:

Insira um pendrive em seu computador Linux, abra um terminal e execute:

$ sudo dd if=Lakka-*.img of=/dev/sdX

Onde, /dev/sdX é o device correspondente do seu pendrive. Execute o comando abaixo para encontrá-lo:

$ sudo fdisk -l

Terminado de efetuar a cópia do Lakka para seu pendrive, conecte o pendrive bootável no computador que será o hospedeiro do Lakka. E pronto! Agora só aproveitar seu novo console de jogos 😉

Lakka-install-PC

Mais informações, aqui.


Via | LifeHacker | LinuxCentro

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Erick Garcia

    MUITO MUITO MUITO BOM!! Parabéns.

  • Daniel Oliveira

    Estou com problema com o lakka no meu PC.
    Fiz o pendrive bootável, coloquei no pc, fiz a instalação do lakka, ele instalou normalmente. Só que quando reinicio o computador (sem o pen drive já), não passa da telinha com a florzinha. O que pode ser ?