Blackmagic Design, empresa australiana especializada na produção de hardware e software para captura, processamento e edição de vídeo, liberou a edição de seu compositor de vídeo profissional, chamado Fusion, para o Linux. A versão liberada para Linux, desde da semana passada, é a Fusion 8.2 Beta.

Fusion 8

O Fusion 8 é um software para composição de vídeo destinado para todos os tipos de composições VFX, 2D e 3D. Está no rol dos softwares de composição de vídeo mais usados no mundo. Com mais de 25 anos de desenvolvimento, o Fusion tem sido usado em mais de 1000 grandes filmes Hollywood!

Algumas das suas características são:

  • composição integrada 2D/3D e motion graphics;
  • animação,
  • aceleração GPU,
  • suporte para importar e renderizar em 3D,
  • rotoscopia,
  • conjunto completo de ferramentas de pintura,
  • keyframing avançada,
  • efeitos com partículas tridimensionais,
  • e muito mais…

Multiplataforma

O Linux para desktop cresce cada vez mais. Assim, os profissionais da área de composição e edição de vídeos estão usando diversas distribuições Linux como ferramenta de trabalho faz algum tempo! Então, as empresas estão aos poucos disponibilizando seus principais softwares para a plataforma Linux.

Contudo, o software é proprietário e de código fechado! Assim, envolvem licenças e keys para a liberação completa da versão para Linux. Além de uma versão gratuita, há uma versão paga chamada de Fusion 8 Studio (de $995 dólares) com características e funções adicionais.

Como alternativa livre, existe o software de composição de vídeo chamado Natron – “Free and open-source compositing software, available for MacOS X, Windows and Linux”. #ficadica

Download e Instalação

Para fazer o download do Fusion 8.2 (Beta) para Linux, clique aqui. Preencha o formulário requisitado e um download, do formato .tar, será liberado para download.

AVISO
Software em estágio BETA, instale-o por sua conta e risco! Caso decida instalá-lo, atente-se para os requerimentos mínimos para uma boa execução do software: ao menos 1GB de disco e 8GB de RAM.

Descompacte-o:

tar zxvf Blackmagic_Fusion_Linux_8.2_b1.tar

Um arquivo .run será descompactado. Execute e o processo de instalação será iniciado (assistente de instalação):

./Blackmagic_Fusion_8.2_installer.run

Pronto! Um ícone na área de trabalho do seu ambiente Linux será criado 😉 Todos os arquivos de instalação ficam armazenados em /opt/Fusion.

Para remover o programa, basta executar o script abaixo:

Publicidade
/opt/Fusion/FusionInstaller

Via | LaMiradaReplicante