Histórico de desenvolvimento do kernel Linux exposto em gráficos

Dashboard_KernelLinux-header

Quem mais contribui com o desenvolvimento do Kernel Linux? Qual organização que mais faz alterações no código do kernel Linux? Quantas pessoas estão envolvidas no desenvolvimento do kernel Linux? Essas e outras perguntas, juntamente com suas repostas, podem ser extraídas do dashboard criado com a ferramenta geradora de gráficos chamada Kibana, plugin do Elasticsearch – ferramenta de indexação textual altamente difundida. Confira!

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

A ferramenta de coleta

O dashboard criado foi desenvolvido pela empresa Bitergia Analytics. Ela desenvolveu uma ferramenta baseada em informações coletadas a partir de fontes de dados disponíveis publicamente, bem como: repositórios Git ou listas de discussões, arquivos e outros.

No caso da extração do dados de desenvolvimento do Kernel Linux, a fonte de dados foi o repositório Git do projeto Linux. Todo o software usado para recuperar, armazenar, analisar e visualizar dados de repositórios é feito com software livre de código aberto.

Dashboard_DesenvolvimentoLinux

Histórico de desenvolvimento do kernel Linux exposto em gráficos

Entre eles, o uso da linguagem Python, ferramenta de indexação ElasticSearch (para armazenamento de dados) e Kibana (para visualização através de gráficos). Também foi usado o Kibitter, um fork do Kibana criado pela Bitergia Analytics.

O resultado da coleta

Como dito, os dados apresentados em forma de gráficos são resultados obtidos de dados públicos contidos no repositório Git oficial do Linux.

Foi uma maneira diferente de expor os dados de desenvolvimento do kernel Linux ao longo de 25 anos. O Dashboard contém contém painéis que destacam informações relevantes sobre o desenvolvimento do kernel:

– Quantidade de autores (pessoas envolvidas no desenvolvimento): + 14.000 pessoas
– Número de linhas de código: + 22 Milhões
– Número de linhas inalteradas por mais tempo (número de anos): + 10 Mil linhas inalteradas nos últimos 23 anos
– O autor que mais faz commit no código: Linus Torvalds (21,093), David S. Miller (7,736), Mark Brown (6,514), H Hartley Sweeten (5,908) e outros…
– Organização que mais contribui no código:: Intel, Red Hat, IBM, Linux Foundation, Linaro, SUSE, Google e outras…
– Mais informações AQUI

* Todas essas informações foram obtidas no filtro total (Last 25 years)


Via | Reddit

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...