Software livre HPLIP recebe atualização recente e passa ter suporte para novas impressoras da HP e versões de sistemas Linux

HPLIP-atualizacao_linuxdescomplicado

O software livre do projeto HPLIP (HP Linux Imaging and Printing) recebe atualização recente para a versão 3.16.8. Uma atualização de manutenção que adiciona suporte para novas impressoras e sistemas operacionais Linux, bem como: Debian 8.5, Linux Mint 18 e Fedora 24.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

HPLIP

O HPLIP ou HP Linux Imaging and Printing, é um software livre escrito em Python, desenvolvido pela própria HP, que disponibiliza drivers, para sistemas Linux, de impressão, fax e digitalização para mais de 2.000 modelos da marca HP. Inclui modelos Deskjet, Officejet, Photosmart, PSC, Business Inkjet, LaserJet, Edgeline MFP e LaserJet MFP (veja todos dispositivos suportados aqui). Ele é de código aberto e está distribuído sob as licenças MIT, BSD e GPL. A cada nova versão divulgada é adicionado suporte para novos dispositivos de impressão da HP, para novas distribuições Linux. Além disso, várias correções.

HPLIP

Fonte Imagem: [SoftPedia]

A HP não fornece ao consumidor final suporte comercial para este software. O suporte é fornecido informalmente através de uma série de recursos no site Launchpad.net, e no site oficial, mantido pela HP. No site oficial da HPLIP você encontrará FAQ, listas de e-mail aberto para discussões, instruções de instalação, suporte ao produto (incluindo lista de impressoras / scanners suportados e não suportados), bem como documentação de apoio.

HPLIP recebe atualização

De acordo com a nota oficial de lançamento, o HPLIP 3.16.8 adicionou suporte para novas impressoras da HP; bem como HP OfficeJet Pro 6970, HP OfficeJet Pro 6960, HP OfficeJet 250 Mobile, HP Deskjet 3700 e HP DeskJet Ink Advantage 3700. Além disso, essa atualização deu suporte para os “recém-chegados” Linux Mint 18 “Sarah” Cinnamon, MATE, Xfce, e as próximas edições do KDE. O Fedora 24 Linux e o Debian Linux 8.5 “Jessie”. Sendo assim, se você estiver usando qualquer um dessas distribuições Linux citadas, agora você pode atualizar para a versão mais recente HPLIP. Outras melhorias de destaque são: melhorias de segurança no código PIN de impressão, várias modificações na interface gráfica do usuário (GUI).

Em relação a instalação dessa nova versão, a versão 3.6.18 está disponível para download AQUI, no formato “.run”; e com todas as instruções de instalação AQUI. Também está disponível os fontes (source) dessa versão para aqueles que gostam de compilar e ajustar seus aplicativos para executar com maior desempenho em configurações de hardware específica. Ambas plataformas, de 64 bits e 32 bits, são suportados.

E por fim, está (ou estará em breve) disponível nos principais repositórios das distros Linux essa nova versão do HPLIP. Inclusive, você já vai encontrar a versão 3.16.8 nos repositórios do Arch Linux e OpenSUSE Tumbleweed, por exemplo.


Via | SoftPedia

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...