Etcher – software open source, minimalista e eficiente para criar pendrive USB e SD cards bootável

Etcher_usb_bootavel_LinuxDescomplicado_header

Se estar procurando uma alternativa viável e simples para ferramentas que criam pendrives USB e SD cards bootavéis… acaba de encontrar. Conheça o Etcher, um software open source, minimalista e eficiente para criar pendrive USB e SD cards bootável. Ferramenta gráfica que permite gravar imagens de sistemas para unidades USB e SD cards. Ele é criado usando tecnologias como JS, HTML, node.js e Electron. Seu objetivo principal é ser simples, funcional e eficiente no que diz respeito à criação de mídias bootavéis. É uma ferramenta multiplataforma, funciona em Windows, Mac OS X, e na maiorias das distribuições Linux. O Etcher também está disponível via aplicativo pela CLI, para você que pretende usá-lo em seus servidores Linux que não possuem qualquer interface gráfica de usuário.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Etcher

Disponível no GitHub, a ferramenta é desenvolvida com tecnologias da web; bem como: JS, HTML, node.js e Electron. Desenvolvida pela empresa Resin.io, o Etcher foi pensado para ser o mais simples possível para os usuários finais, extensível para desenvolvedores e que funcione em qualquer plataforma.

Fonte imagem: [site oficial Etcher]

Fonte imagem: [site oficial Etcher]

É possível baixar a ferramenta gratuitamente direto do site oficial do projeto. A versão para Linux está disponível como arquivo de extensão .appimage – formato de empacotamento de programas Linux que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada. Disponível em 32 e 64-bits. Até então, os desenvolvedores não tem nenhum plano de fornecer um instalador nativo .deb ou .rpm.

Instalação

Faça o download, do arquivo .appimage para Linux, AQUI. Escolha a arquitetura (32 ou 64). Por fim, execute os passos a seguir:

DÚVIDAS?
Caso queira mais informações de como funciona esse modelo de empacotamento e instalação de programas via AppImage, clique aqui e veja mais sobre o assunto.
1. Dê permissão de execução:
chmod +x Etcher-linux-x64.AppImage
2. Inicie o programa:
sudo ./Etcher-linux-x64.AppImage

Aceite o término da instalação do programa, respondendo ‘Yes’.

Pronto!! Agora é só usar 😉

Etcher CLI

A ferramenta também oferece uma app CLI para ambientes servidores ou sem interface gráfica, o Etcher CLI. Para instalá-la execute os seguintes passos:

AVISO
É preciso ter instalado o Node.JS
Debian e derivados
curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_6.x | sudo -E bash –
sudo apt-get install -y nodejs
Fedora/RHEL/CentOS
curl –silent –location https://rpm.nodesource.com/setup | bash –
yum -y install nodejs

Por fim, instale o Etcher CLI:

npm install -g etcher-cli

Pronto!! Para criar um pendrive USB bootável pela linha de comando, execute:

sudo etcher

Via | OSTechnix | LinuxBuzz

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Clayton…

    Muito bom, mais ele tem a função Multiboot? faço uso do Multisystem acho muito bom…