Quando o GNOME 3.x foi divulgado à comunidade introduziu-se um novo modelo de usabilidade nos ambientes desktops Linux. Assim, o GNOME 3 é um dos ambientes desktop mais populares nas distribuições Linux. Posteriormente, passou-se a se chamar GNOME Shell e versões do GNOME 2 passaram a ser referenciadas como GNOME Clássico. A versão mais recente, o GNOME 3.20.x, contém características que abrangem diversas funcionalidades e melhorias nas funções padrões. Contudo, existem extensões disponíveis para o GNOME Shell que enriquecem e melhoram, e muito, sua interface e usabilidade. Sendo assim, veja essa lista com 10 extensões do GNOME Shell.

Extensões do GNOME Shell 

Eu, particularmente, prefiro, e uso atualmente, o GNOME Shell ( nada contra o Unity ou KDE 😉 ). A possibilidade de mudar funções padrões do ambiente desktop é muito interessante. O uso de extensões para o GNOME Shell enriquecem e aprimoram bastante a realização das atividades rotineiras no sistema. Uso de notificações, barra de ferramentas, menus expansíveis e outros aspectos, por exemplo, podem dá outra aparência a um ambiente desktop que vem por padrão e pode ser completamente customizado!

Além disso, os usuários podem criar suas próprias extensões. Assim, o projeto GNOME centraliza todas as extensões em extensions.gnome.org. Portanto, segue lista com 10 extensões do GNOME Shell que melhoram sua interface e usabilidade:

Antes de começar

Todas as extensões mostradas aqui poderão ser instaladas facilmente pelo seu browser. No meu caso, estou usando o Google Chrome. Assim, é preciso instalar um plugin chamado “GNOME Shell Integration” para permitir uma instalação facilitada e direta pelo seu navegador web.

Depois de instalar o plugin, é preciso instalar pacotes complementares na sua distro Linux que garantirão integração completa com o plugin do web browser. Caso esteja usando o Ubuntu, basta instalar um pacote via PPA:

sudo add-apt-repository ppa:ne0sight/chrome-gnome-shell
sudo apt-get update
sudo apt-get install chrome-gnome-shell

No caso do Fedora:

dnf copr enable region51/chrome-gnome-shell
dnf install chrome-gnome-shell

No meu caso, estou usando o OpenSUSE Tumbleweed. Assim, tive que seguir esses passos (conforme documentação oficial do projeto GNOME) :

Primeiro passo, clonar o projeto do Google Chrome para GNOME Shell:

git clone git://git.gnome.org/chrome-gnome-shell

Instalar o pacote cmake:

sudo zypper install cmake

Entrar no diretório clonado e executar os passos para compilação:

cd chrome-gnome-shell
mkdir build
cd build
cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr/local -DBUILD_EXTENSION=OFF ../
sudo make install

Pronto!! Reinicie seu Chrome 😉

TOP 10 extensões

Muitos usuários do GNOME 3 relatam o incômodo de entrar no modo de visão geral (Dash) para fazer qualquer coisa, bem como: procurar um aplicativo ou iniciar uma sessão. O Dash to Dock transforma o Dash de atividades em um Dock altamente configurável que você pode colocar em qualquer lugar na sua área de trabalho. Esta extensão permite que você possa iniciar ou alternar entre os aplicativos mais rapidamente.

Esta extensão simplesmente integra um gerente da clipboard (área de transferências de conteúdo do sistema) com o GNOME Shell. Ela armazena um histórico dessas transferências e lhe permite selecionar e colar em até 50 entradas salvas.

Conexões Wi-Fi, no GNOME, não são atualizadas automaticamente. Ou seja, mudando de localização o GNOME não atualizará automaticamente quais novas redes estão disponíveis. Isso é essencial para dispositivos móveis, como um notebook, por exemplo. Esta extensão adiciona um botão de atualização no diálogo de seleção das conexões Wifi disponíveis oferecendo uma varredura de rede manualmente.

Esta extensão melhora a sua experiência com o terminal Linux. Pois, ela lhe permite alternar um drop-down terminal usando um atalho de teclado.

Esta extensão permite que o painel superior fique transparente quando não há janelas maximizadas.

Esta extensão oferece um modo de visão geral que mostra tudo em uma única tela, sem as barras de ferramentas superior e inferior. Inclui os indicadores de tempo e de estado, por exemplo. O painel fica visível até uma janela ser movida. E você pode alternar a visibilidade do painel através de uma tecla de atalho.

Esta extensão oferece uma navegação diferenciada entre as janelas de programas abertos no momento. Ela muda o comportamento das janelas através da combinação de teclas ALT+TAB percorrendo as janelas no estilo coverflow – interface tridimensional para navegação.

Esta extensão simplesmente mostra a velocidade atual de sua conexão de internet 😉

Esta extensão ler um arquivo “todo.txt” criado no diretório home do usuário com o painel do GNOME Shell. Ela permite criar ou excluir tarefas; e marcá-los como concluídos. Importante para organização das tarefas.

Esta extensão permite gravar sua aréa de trabalho (screencasts) ou mesmo de uma janela selecionada ou área da sua tela. É possível gravar o áudio também.

Publicidade

Veja mais aqui.