Próxima versão do Microsoft SQL Server para Linux está disponível como pré-visualização pública no Ubuntu

microsoftsqlserver-preview-ubuntu

A Microsoft acaba de anunciar que a sua pré-visualização pública, da próxima versão do SQL Server, está disponível para Ubuntu. Pela primeira vez no Linux, agora o SQL Server permite que desenvolvedores e organizações criem aplicativos com tecnologias Microsoft no Windows e, também, no Linux; primeiramente no Ubuntu. Além disso, disponível também para Docker. Assim, a próxima versão do Microsoft SQL Server para Linux já está disponível no Ubuntu.

O Anúncio

O anúncio foi feito ontem (16) AQUI.

sqlserver-on-linux

“Today, we are excited to announce the public preview of the next release of SQL Server on Linux and Windows, which brings the power of SQL Server to both Windows – and for the first time ever – Linux. […]”

Contudo, isso já estava previsto! Pois, em meio a divulgação do SQL Server 2016 (no inicio do ano), a Microsoft também divulgou que, em meados de 2017, uma versão para Linux também será lançada oficialmente – na época apenas uma versão de testes restrita estava disponível.

No site da Canonical, também tem uma nota oficial sobre essa notícia. Lá é destacado que o SQL Server no Ubuntu oferecerá liberdade de escolha tanto para desenvolvedores quanto para organizações.

Ainda conforme anúncio oficial da Canonical, com a próxima versão do SQL Server; o poder do SQL Server estará presente tanto no Linux como no Windows, incluindo suporte para containers Docker. Além disso, destaca a Canonical, com o SQL Server no Ubuntu, significativas economias de custos, melhorias de desempenho e a capacidade de dimensionar/implantar recursos adicionais de armazenamento, sem precisar adicionar mais hardware, irão surgir.

Dustin Kirkland, líder técnico da Canonical comentou: “A Microsoft e a Canonical continuam a construir pontes entre o mundo Windows e o mundo Linux. SQL Server no Ubuntu é outra demonstração desse momento.”

Por fim, conforme anúncio da Microsoft, também foram lançadas versões atualizadas das ferramentas em torno do SQL Server, tais como: SQL Server Management Studio (SSMS), Visual Studio Tools de dados do SQL Server (SSDT) e o SQL Server PowerShell. Todas com suporte para a próxima versão do SQL Server, disponibilizadas tanto para Windows como para Linux.

SQL Server para Linux

Em breve, além do suporte ao Ubuntu, será disponibilizado pacotes RPM (Red Hat e derivados) e APT (Debian e derivados); e pacotes para o SUSE Linux Enterprise Server.

Mas, com o pontapé inicial sendo dado pela Canonical (mantenedora do Ubuntu), as principais novidades dessa nova versão do SQL Server estarão muito voltadas para as ferramentas de Cloud do Ubuntu. Por exemplo, o Juju – plataforma de nuvem do Ubuntu. Além disso, o foco será a plataforma de nuvem Azure da Microsoft, onde o Ubuntu possui um template de VM criado.

Assim, a combinação da Canonical e Microsoft SQL Server tende a focar nas plataformas de nuvem (Juju e Azure) e containers (docker).

Para mais informações sobre como começar a utilizar essa pré-visualização do SQLServer no Ubuntu, bem como outros recursos e documentação, visite www.sqlserveronlinux.com. Para containers docker, as imagens estão disponíveis no site da Microsoft SQL Server, bem como no Docker Hub e Azure.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Paulo Roberto

    Quero ver o Bash do Ubuntu no Windows com mais recursos! Não vejo a hora de poder instalar aplicações linux como se fossem nativas mesmo. O melhor sistema é um sistema híbrido!