Microsoft entra de vez no mundo Open Source tornado-se membro Platinum da Linux Foundation

microsoft-membro-linuxfoudantion-platinum-header

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos que promove o crescimento do Linux, anunciou hoje (16) que a Microsoft juntou-se à organização como membro Platinum. O anúncio foi feito durante o evento Microsoft’s Connect(), em Nova York.

The Linux Foundation

Fundada em 2000, a Linux Foundation, organização sem fins lucrativos, patrocina e fomenta o crescimento do Linux no mundo. Ela interage com os principais desenvolvedores e empresas do mundo para resolver grandes problemas de tecnologia e acelerar o desenvolvimento de tecnologias abertas. Assim, ela fornece ferramentas, treinamento e eventos para escalar qualquer projeto de código aberto, que juntos fornecem um impacto econômico não atingível por qualquer empresa.

linuxfoundation

A Linux Foundation patrocina o trabalho do criador do Linux, o Linus Torvalds, e é mantida pelas principais empresas de Linux, Open Source e desenvolvedores de todo o mundo. Ela tem como meta promover, proteger e padronizar o Linux; fornecendo um conjunto abrangente de serviços para competir de maneira eficaz com plataformas fechadas.

Por outro lado, a Linux Foundation vai mais do que manter e promover o Linux; hoje seu trabalho se estende para promover a aquisição de conhecimento (treinamentos e cursos), serviços e infraestrutura necessárias para desenvolver software open source profissional. A Linux Foundation hospeda projetos de TI que abrangem sistemas embarcados, eletrônicos, nuvem, rede e domínios da indústria.

Assim, a Linux Foundation é composta de membros. No qual incluem empresas que são líderes no fornecimento e uso estratégico de tecnologias de código aberto. Entre eles destaco: a Amazon, a Cisco, a eBay, o Facebook, a Google, a HP, a IBM, a Intel, a NEC, a Oracle e a Red Hat, bem como empresas pequenas e de médio porte.

Sendo assim, a Linux Foundation anunciou hoje (16) que a Microsoft juntou-se à organização como membro Platinum. Para ver uma lista completa de membros da Fundação Linux, visite https://www.linuxfoundation.org/members/corporate.

Microsoft – membro Platinum

Dada a aversão da Microsoft, no passado, para apoiar e incentivar projetos open source, esse momento é considerado um marco importante!!

Conforme anúncio oficial, a Linux Foundation destaca que “a Microsoft tem aumentado constantemente o seu envolvimento em projetos de código aberto e comunidades. A empresa é atualmente um dos principais contribuidores de código aberto no GitHub e no início deste ano anunciou vários marcos que indicam o escopo de seu compromisso com o desenvolvimento de código aberto.”

De fato, nos últimos tempos tivemos várias notícias a respeito desse envolvimento. Por exemplo, a divulgação do .NET Core 1.0 como open source (GitHub); a parceria com a Canonical para trazer Ubuntu para o Windows 10; trabalhou com o FreeBSD para liberar uma imagem para o Azure; e depois de adquirir a Xamarin, a Microsoft abriu seu kit de desenvolvimento de software. Além disso, a Microsoft trabalha com empresas como a Red Hat, SUSE e outras empresas para dar suporte às suas soluções em seus produtos.

A Linux Foundation destaca, também, que a Microsoft já contribui para vários projetos da organização; entre eles: Node.js Foundation, OpenDaylight, Open Container Initiative, R Consortium e Open API Initiative.

Como resultado dessa adesão, a Microsoft doará, por ano, US$ 500 mil para a financiar projetos mantidos e promovidos pela Linux Foundation. Além disso, John Gossman, arquiteto da equipe da Microsoft Azure, participará do Conselho de Administração da Linux Foundation; e ajudará a submeter projetos.


Via | Venturebeat | Br-Linux

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...