Cinnamon Spices – Nova proposta permite personalização do ambiente Cinnamon de maneira segura e facilitada

Cinnamon-Spices-LinuxDescomplicado

A novidade é referente a maneira como os elementos customizáveis (spices) do ambiente Cinnamon estão sendo divulgados. Agora de maneira centralizada e segura, o líder do projeto Linux Mint e ambiente Cinnamon, publicou uma remodelação no Cinnamon Spices – um portal que reúne applets, plugins, screenlets e temas usados para personalizar e adicionar novas funções para o Cinnamon.

Contextualizando

Para aprimorar as funcionalidades do ambiente Cinnamon, que vão além do que é desenvolvido pelas equipes do Linux Mint e Cinnamon, muitos elementos customizáveis (spices) são criados por terceiros e divulgados de forma descentralizada. Applet como o popular “Weather” é um exemplo de que novos recursos sempre são adicionados as funcionalidades padrão do Cinnamon:

Spice-Cinnamon

Spices como esse melhoram bastante a experiência do usuário na área de trabalho do Cinnamon. Por outro lado, ao longo do tempo surgiram muitos elementos que comprometeram a qualidade do ambiente Cinnamon. Em algumas situações, alguns spices geravam falhas ou não carregavam corretamente no ambiente Cinnamon.

Assim, para evitar que problemas apareçam quando um elemento personalizável for adicionado ao ambiente Cinnamon, a comunidade do Linux Mint e Cinnamon divulgou uma remodelação no portal, intitulado Cinnamon Spices, que centraliza e reúne applets, plugins, screenlets e temas usados para personalizar e adicionar novas funções ao Cinnamon.

O “novo” Cinnamon Spices, oferece uma camada de segurança para o usuário que decide customizar seu ambiente de trabalho. Onde, com essa nova proposta, todas as alterações provenientes de fontes de terceiros serão revistas para garantir a ausência de código malicioso e/ou outros males.

Em resumo, o usuário poderá customizar, com facilidade e segurança, seu ambiente de trabalho numa aplicação unificada e controlada pelos desenvolvedores do Linux Mint e Cinnamon.

Cinnamon Spices

Spice-Cinnamon-Themes

Cinnamon Spices é um portal onde é possível encontrar todos os elementos personalizáveis que o ambiente Cinnamon suporta.

Recentemente, esse portal sofreu algumas mudanças que proporcionaram maior compatibilidade com as versões mais recentes do Cinnamon. Além disso, segurança e facilidade para customizar o ambiente padrão do Linux Mint 😉

O foco na segurança é o maior destaque entre essas mudanças… Todas as alterações de código que afetam spices mantidos pela própria comunidade, agora, são versionadas. E todas as alterações de código feitas por terceiros, agora, ​​são revisadas.

Portanto, se você gosta de ter um ambiente de trabalho personalizado, o Cinnamon Spices é algo que você tem que usar. Mas, se já conhecia o Cinnamon Spices, recomendo que veja todas as novidades e usufrua de todos os novos benefícios.

O processo de instalação dos spices permanece como antigamente: baixar o arquivo desejado AQUI e submeter através do menu Cinnamon -> System Settings -> Applets/Desklets/Extensions/Themes.


Via | LinuxAdictos

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...