Suporte ao Ubuntu 12.04 LTS chega ao fim em 28 de abril – Mas, é possível prolongar adquirindo a ESM

Ubuntu-12.04

Há 5 anos, em 26 de abril de 2012, a Canonical anunciava a liberação do Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin). Como todos os lançamentos das versões LTS (Long Term Support), a Canonical forneceu patches de segurança e correções de bugs por todo esse período. Entretanto, esse período de suporte prolongado chega ao fim em 28 de abril de 2017. Contudo, caso você tenha um servidor rodando nessa versão, é possível prolongar o supprte adquirindo a licença ESM (Extended Security Maintenance).

Suporte ao Ubuntu 12.04 LTS chega ao fim

Como dito, o suporte oficial para o Ubuntu 12.04 LTS termina em abril (2017), mas as organizações impossibilitadas de atualizar, imediatamente, para uma versão mais recente podem comprar um suporte prolongado. Caso não o faça, usuários dessa versão deixaram de receber avisos ou patches de segurança críticos para o sistema :(

Conforme nota oficial, para contornar esse situação, a Canonical oferece o Ubuntu 12.04 ESM (Extended Security Maintenance), que fornece correções de segurança importantes para o kernel e os pacotes de espaço do usuário mais essenciais para o Ubuntu 12.04. Essas atualizações são fornecidas em um arquivo privado e seguro, disponível exclusivamente para os clientes do Ubuntu Advantage em uma base por cliente.

Todos os usuários do Ubuntu 12.04 LTS são incentivados a fazer o upgrade para Ubuntu 14.04 LTS ou Ubuntu 16.04 LTS.

ESM – Extended Security Maintenance

Entretanto, para aqueles que não podem atualizar imediatamente, as atualizações do Ubuntu 12.04 ESM garantirão a segurança e a integridade dos sistemas Ubuntu 12.04- informa a Canonical.

Ubuntu-ESM

Através do Ubuntu Advantage, os usuários, interessados ​​em atualizações do Ubuntu 12.04 ESM, podem comprar o suporte prolongado através da loja oficial da Canonical.

O Ubuntu Advantage custa $150/ano para sistemas servidores e desktops. Os clientes existentes podem adquirir suas credenciais ESM, enviando um pedido de suporte com a Canonical através da sua loja.

Por fim, e reafirmando, empresas e pessoas que não desejam pagar por este adicional podem, como recomenda a Canonical, atualizar para uma versão mais recente do LTS que ainda recebe suporte (ou seja, Ubuntu 14.04 LTS ou Ubuntu 16.04 LTS) 😉

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...