• Sobre
  • FAQ
  • Enviar artigo
  • Anuncie aqui
terça-feira, maio 24, 2022
Linux Descomplicado
  • Iniciante
  • Dicas
  • Saiba Como
  • Notícias
  • Contato
No Result
View All Result
  • Iniciante
  • Dicas
  • Saiba Como
  • Notícias
  • Contato
No Result
View All Result
Linux Descomplicado
No Result
View All Result
Home Dicas

Dúvidas mais comuns sobre o Ubuntu 16.04 que talvez você ainda não tenha obtido respostas

29 de abril de 2016
8 min read
0 0
1
Dúvidas mais comuns sobre o Ubuntu 16.04 que talvez você ainda não tenha obtido respostas
1
SHARES
340
VIEWS
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

LeituraRecomendada

Saiba como atualizar seu Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS sem precisar formatar

Saiba como atualizar seu Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS sem precisar formatar

25 de abril de 2016

Ubuntu 16.04 lançado e muitas notícias sobre o tema foram publicadas. Como era de se esperar, muitos questionamentos à cerca do assunto iriam surgir. Muitos se perguntam se é o momento certo ou se é obrigado a mudar para essa versão, muitos se perguntam sobre os novos recursos oferecidos; os pacotes snap e o sistema de arquivos ZFS, por exemplo. Diante disso, talvez tenha aparecido alguns outros questionamentos que você deve ter feito sobre o Ubuntu 16.04 e talvez ainda não tenha obtido respostas. Que tal descobri-las agora?

Ubuntu 16.04 disponível

Acho difícil você não estar sabendo, mas o Ubuntu 16.04 foi liberado 21 de abril de 2016 – versão final. Baixe essa versão aqui.

Caso não seja um usuário familiarizado com o Linux, provavelmente já deve ter escutado sobre o Ubuntu e já pode ter usado alguma vez. Com o lançamento do Ubuntu 16.04, muitos usuários se motivaram para instalar um sistema Linux e começar de vez nesse universo.

RECOMENDO QUE LEIA:
“Ubuntu on Windows” – saiba mais sobre esse projeto inovador

Portanto, caso você tenha alguns questionamentos sobre o Ubuntu 16.04 (antes de instá-lo, por exemplo) e talvez ainda não tenha obtido respostas, seguem as respostas .

Por quê tanta notícia sore o Ubuntu 16.04 ?

Como essa versão é o do tipo LTS e tem periodicidade de lançamento a cada 2 anos, era esperado por muitos a divulgação das principais novidades. Como tal, foi lançado o Ubuntu 16.04 LTS “Xenial Xerus” no dia 21 de abril!

Versão LTS ?

LTS_significado_linuxdescomplicado
LTS significa “Long Term Support“. Em outras palavras, esta é a versão do Ubuntu que é oficialmente suportada pela Canonical para os próximos 5 anos; isso significa que você continuará a receber atualizações de segurança. Assim, versões do tipo LTS são mais estáveis e seguras.

Por outro lado, versões não LTS oferecem suporte por até 9 meses. Assim, essas versões são recomendadas somente se quisermos atualizar o Ubuntu sempre a cada nova versão lançada – semestralmente.

RECOMENDADO QUE LEIA:
Quando realmente é necessário fazer o upgrade do seu sistema Linux?

Codinome “Xenial Xerus” ?

xenial-xerus_significado_linuxdescomplicado

É uma tradição da Canonical (empresa mantenedora do Ubuntu) fornecer um nome para cada versão lançada do Ubuntu. Normalmente, desde da versão Ubuntu 4.10 “Warty Warthog”, o padrão adotado é um nome composto que contém um adjetivo e um nome de animal. Sendo assim, “Xenial Xerus” significa “Xerus Hospitaleiro”, onde Xerus é uma espécie de roedor terrestre próprio da África.

Por fim, resumo que o nome “Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus” é composto pelo ano e mês de lançamento da versão (16.04), tipo da versão (LTS) e um adjetivo mais um nome de animal (Xenial Xerus) 😉

Devo atualizar para essa versão ?

As versões do Ubuntu são lançadas semestralmente (LTS ou não). Assim, se você for atualizar seu sistema a cada lançamento poderá causar algum conflito com programas já instalados ou outros contratempos (não é comum acontecer, mas poderá). O argumento determinante para se decidir atualizar ou não uma versão, é quando a versão atual estar próxima do fim do suporte oficial. Isto é, quando você irá ficar com uma versão que não oferecerá mais atualizações de segurança… aí, realmente não vale à pena continuar com ela, não é mesmo?!

ubuntu-release-cycle-2

Por exemplo, se você estiver usando o Ubuntu 15.10, você deve saber que em meados deste ano, você não receberá mais atualizações de segurança. Já se você usa o Ubuntu 15.04, você já não tem suporte oficial desde fevereiro de 2016. Agora, se você estiver usando o Ubuntu 14.04 LTS, onde receberá atualizações até 2019, ou se estiver usando o Ubuntu 12.04 LTS , onde receberá atualizações até o próximo ano (2017); caberá a você querer usufruir das novidades do Ubuntu 16.04 ou não. Pois, em relação a seguridade, não haverá problema nenhum se quiser continuar com essas versões – desde que não ultrapasse o período de suporte oficial 😉

RECOMENDADO QUE LEIA:
Saiba como atualizar seu Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS sem precisar formatar

Como atualizar para essa versão ?

atualizar-1604_significado_linuxdescomplicado

Se você usa o Ubuntu 15.10 ou outra versão LTS anterior, o aviso de atualização aparecerá automaticamente – caso seu sistema esteja atualizado.

Se você estiver usando o Ubuntu 14.04 LTS, você não receberá a notificação até julho desse ano. Isso ocorre, pois para garantir estabilidade da nova versão (16.04) o aviso de atualização ocorrerá quando for lançado o Ubuntu 16.04.1. A sub-versão Ubuntu 16.04.1 LTS será a mesma, contudo com patches de atualizações que vêm nas primeiras semanas desde o seu lançamento.

Contudo, independentemente da versão usada, você pode forçar a verificação de atualização. Para fazer isso, siga o tutorial disposto aqui.

Posso testar essa versão, antes de instá-la ?

Sim. A mesma imagem ISO baixada para instalar o Ubuntu também serve para testá-lo. É o que é conhecido como Live-CD, onde o sistema é executado na memória RAM sem precisar instalar no disco rígido. Assim, se você gostar ou não tiver problemas, você pode iniciar a instalação a partir de um ícone aparece na área de trabalho.

E o Unity… qual versão usada ?

unity_1604_significado_linuxdescomplicado

Por padrão, o Unity é a versão 7.4. A tão aguardar versão 8 do Unity não está, por padrão, nessa versão – previsão para a versão 16.10 (outubro 2016). Mesmo assim, o Unity 7.4 inclui algumas novas funcionalidades como a possibilidade de colocar o lançador na parte inferior da tela, a opção para mostrar sempre os menus de aplicações (padrão desaparecer se não colocar o mouse sobre), e o desaparecimento de pesquisas online por padrão.

RECOMENDO QUE LEIA:
Saiba como colocar a barra do Unity na parte inferior da tela

Posso testar o Unity 8 ?

unity8_1604_significado_linuxdescomplicado

O Unity 8 é tão aguardo, pois será a próxima revolução do Ubuntu. Essa versão usará o novo protocolo gráfico denominado Mir, em substituição ao X11. Apesar de não ser instalado por padrão, ele está disponível nos repositórios e pode ser instalado com um simples comando.

ATENÇÃO
Como não está estável ainda, você pode encontrar problemas e bugs. Por sua conta e risco!
$ sudo apt-get install unity8-desktop-session-mir

Como colocar a barra do Unity na parte inferior da tela ?

unitybaixo_1604_significado_linuxdescomplicado

Execute o comando, abaixo, no campo de pesquisa da Unity (Dash) para ter como resultado a barra Unity na parte inferior da tela:

gsettings set com.canonical.Unity.Launcher launcher-position Bottom

Para desfazer o processo; e trazer de volta para a parte à esquerda da tela, execute:

gsettings set com.canonical.Unity.Launcher launcher-position Left

Gnome Software no Ubuntu ?

gnomesoftware-1604_significado_linuxdescomplicado

O Fedora foi a primeira distro a usar o Gnome Software. Já o Ubuntu, nas versões anteriores, teve sua própria Central de Programas. Como a comunidade Gnome desenvolveu uma central tão boa quanto (ou até melhor) que o Ubuntu resolveu usar agora na sua versão 16.04 😉

Além disso, em paralelo ao Projeto Snappy, os desenvolvedores do Ubuntu acharam que seria mais fácil para adicionar o suporte para esses novos pacotes do Snappy ao GNOME Software do que o obsoleto Ubuntu Software Center (Central de Programas do Ubuntu).

Projeto Snappy ?

snap-1604_significado_linuxdescomplicado

Snap é um novo tipo de pacotes que nos permite instalar programas de maneira muito simples, sem ter de procurar as dependências. Conforme, o site oficial do Ubuntu, os pacotes snap são uma nova maneira de obter o sua aplicação no Ubuntu. Lançado no Ubuntu 16.04 LTS, o snap é um novo formato de empacotamento da aplicação. É um tipo de pacote que inclui não só o programa, mas também inclui as dependências que você precisará usar \o/

Assim, posso dizer que você não precisará instalar ou usar repositórios adicionais para satisfazer dependências. E também, poderá instalar novos aplicativos em versões anteriores do Ubuntu, mesmo se as dependências não estão disponíveis nesta versão. Outra grande novidade é que todos os aplicativos que instalar com snap estarão isolados do resto do sistema, por razões de segurança; sem afetar outras aplicações.

Mas, não se preocupe… o modo de instalação de programas no Ubuntu (pacote .DEB e repositórios online) continuará funcionando. A Canonical continuará apoiando todas as dezenas de milhares de pacotes disponíveis para o Ubuntu, de modo que este não é um “substituto” para o pacote .DEB ou qualquer coisa, é apenas uma maneira mais simples para instalar programas 😉

Suporte ao sistema de arquivos ZFS ?

ZFS é um sistema de arquivos criado originalmente pela Sun Microsystems para o sistema operacional Solaris. Muitas distros Linux possue suporte ao ZFS. Agora é a vez do Ubuntu. O ZFS permite uma grande capacidade de armazenamento, com volumes que podem chegar a 256 zebibytes (2 a 78 bytes), e uma maior integridade dos dados. Então ZFS tem um grande potencial em servidores e desktops.

Contudo, o ZFS tem muita controvérsia por trás do seu desenvolvimento. Pois, não está claro se a sua execução no Ubuntu e outros sistemas livres é legal; já que o ZFS nasceu como código fechado, então ele foi aberto, e foi finalmente adotou a licença CDDL que fere o uso junto com GPLv2 – adotada pelo kernel Linux.

Em resumo, quais são as novidades ?

1- Substituição do Ubuntu Software Center “Central de Programas do Ubuntu” pelo GNOME Software.

2- Remoção de softwares padrões, como: Brasero e Empathy (mensageiro). Adição do GNOME Calendar.

3- Remoção de pesquisa online no Unity 7.

4- Suporte ao sistema de arquivos ZFS.

5- Atualização de softwares, bem como: LibreOffice, Gedit e outros.

6- Suporte a pacotes snap.

7 – Personalização da barra do Unity

NOVIDADES EM VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=6WKGBo0k0_U

Via | Omicrono.com

Tags: dúvidasubuntu 16.04

Gosta de Linux?! Receba materiais exclusivos!

Inscreva-se gratuitamente e receba, com exclusividade, postagens e materiais ocultos para o público em geral. Inclusive, promoções e novidades em primeira mão!

Entrar na lista de e-mails

Related Posts

Saiba como atualizar seu Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS sem precisar formatar
Distribuições

Saiba como atualizar seu Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS sem precisar formatar

25 de abril de 2016

Últimas novidades

Metaverso: o que precisamos entender sobre esse conceito

Metaverso: o que precisamos entender sobre esse conceito

by Linux Descomplicado
23 de maio de 2022
0

Se um dia alguém dissesse ser possível combinar realidade virtual imersiva, MMORPG e web, isso seria chamado insanidade. No entanto,...

Mods ganham espaço em GTA V, mas ainda não chegam aos usuários de Linux

Mods ganham espaço em GTA V, mas ainda não chegam aos usuários de Linux

by Linux Descomplicado
28 de fevereiro de 2022
0

O jogo Grand Theft Auto V é um dos mais populares entre os usuários de Linux. O desempenho na plataforma...

Samsung Galaxy M52 5G: Design elegante e bateria gigante

Samsung Galaxy M52 5G: Design elegante e bateria gigante

by Linux Descomplicado
20 de outubro de 2021
0

A Samsung lançou recentemente um novo modelo na categoria intermediário premium nomercado Indiano: o Galaxy M52 5G. Ele pode ser...

O avanço da tecnologia 5G na vida dos brasileiros

O avanço da tecnologia 5G na vida dos brasileiros

by Linux Descomplicado
17 de agosto de 2021
0

O que é o 5G e como anda esta tecnologia no Brasil?

Linux se mantém estável entre os gamers que usam o sistema na Steam

Linux se mantém estável entre os gamers que usam o sistema na Steam

by Linux Descomplicado
5 de maio de 2021
0

O sistema Linux nunca foi um projeto que chamou a atenção dos fãs de games, principalmente para os usuários da...

Load More

Publicaçõesmais recentes

Metaverso: o que precisamos entender sobre esse conceito
Noticias

Metaverso: o que precisamos entender sobre esse conceito

by Linux Descomplicado
23 de maio de 2022
0

Se um dia alguém dissesse ser possível combinar realidade virtual imersiva, MMORPG e web, isso seria chamado insanidade. No entanto,...

Read more
Curso Programador Full Stack JavaScript Profissional vale pena?  Devo comprar?
Destaques

Curso Programador Full Stack JavaScript Profissional vale pena? Devo comprar?

by Linux Descomplicado
13 de maio de 2022
0

Muitas pessoas vêm me perguntando sobre o curso Programador Full Stack JavaScript Profissional. Por isso, decidi escrever sobre e falar...

Read more
Ainda vale a pena aprender Docker ?!
Programadores

Ainda vale a pena aprender Docker ?!

by Linux Descomplicado
13 de março de 2022
0

Em 2020, quando a Google decidiu definir o suporte ao Docker como 'deprecated', a partir da versão 1.20 do Kubernetes,...

Read more
Mods ganham espaço em GTA V, mas ainda não chegam aos usuários de Linux
Noticias

Mods ganham espaço em GTA V, mas ainda não chegam aos usuários de Linux

by Linux Descomplicado
28 de fevereiro de 2022
0

O jogo Grand Theft Auto V é um dos mais populares entre os usuários de Linux. O desempenho na plataforma...

Read more
Conheça a Vagrant e ganhe tempo nos seus estudos
Administradores de Rede

Conheça a Vagrant e ganhe tempo nos seus estudos

by Linux Descomplicado
17 de fevereiro de 2022
0

Vagrant é uma ferramenta open source de automação escrita em Ruby e mantida pela HashiCorp que padroniza seu trabalho e...

Read more
Marketing Digital: o que é SEO e qual sua importância para sua empresa?
Dicas

Marketing Digital: o que é SEO e qual sua importância para sua empresa?

by Linux Descomplicado
10 de março de 2022
0

Com o passar do tempo e o consequente avanço da tecnologia, que se reflete em praticamente todos os setores da...

Read more
Load More

Mantenha-se conectado

  • Área Exclusiva 200 Membros
  • 23k Fãs
  • 8k Seguidores
  • 500 Leitores
  • 100 Seguidores
  • 1k Inscritos
  • 2k Leitores

Quer receber as novidades mais recentes no seu e-mail? Informe-o no campo de e-mail e clique em Assinar! Mais de 2000 já se inscreveram

*Sem spam, eu prometo :).

ATENÇÃO
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Linux Descomplicado.

Discussion about this post

O Linux Descomplicado nasceu, em 2011, com o intuito de trazer informações relevantes e promover fácil acesso a todos usuários interessados em aprender a usar o sistema Linux, independentemente se está iniciando ou tem certa experiência com Linux.

Participe

  • Publique seu artigo
  • Login como articulista
  • Pesquisa – sobre os leitores

Editorial

  • Contato
  • Anuncie aqui
  • Política de privacidade

Newsletter

Quer receber as novidades mais recentes no seu e-mail? Informe-o no campo de e-mail e clique em Assinar! Mais de 2000 já se inscreveram

*Sem spam, eu prometo :).

Promoções e materiais exclusivos!

Cadastre-se gratuitamente
  • Sobre
  • FAQ
  • Anuncie aqui
  • Enviar artigo
  • Política de privacidade
  • Termos de uso

CC BY-NC-SA 4.0 Copyleft | Compartilhe livremente! Você só precisa informar o autor e criar conteúdo com a mesma licença para poder usá-lo. 2011-2019 Linux Descomplicado

  • Login
No Result
View All Result
  • Iniciante
  • Dicas
  • Saiba Como
  • Noticias

CC BY-NC-SA 4.0 Copyleft | Compartilhe livremente! Você só precisa informar o autor e criar conteúdo com a mesma licença para poder usá-lo. 2011-2019 Linux Descomplicado

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

* Ao cadastrar-se, você estará automaticamente ciente e concordando com Política de Privacidade e Termos de uso do site.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In