A hospedagem de site é um passo fundamental para o êxito de qualquer projeto na internet. Em alguns casos, na hora de optar pelo tipo de hospedagem mais adequada para o seu projeto, o usuário pode ficar em dúvida em alguns aspectos importantes.

Assim, a adoção de uma hospedagem VPS Linux é bastante recomendado para blogs e sites de médio ou grande porte, bem como para quem tem um projeto web voltado para o e-commerce.

Contextualizando

VPS (“Virtual Private Server”) ou servidor privado virtual, numa tradução literal, é um recurso recomendado quando se deseja hospedar algum serviço em uma infraestrutura de nuvem. A diferença básica de uma hospedagem tradicional, com ambiente compartilhado, com o uso de um servidor VPS refere-se, entre outras coisas, a concessão do acesso de um perfil de administrador (root) para cada recurso virtual alocado.

Em outras palavras, você passa a ser administrador do recurso computacional criado na nuvem.

Principais motivos da hospedagem VPS Linux

Enquanto uma hospedagem compartilhada é muito recomendada para quem tem projetos pequenos e médios, o uso do servidor VPS é uma boa opção para quem precisa de recursos dedicados, mas não quer investir a quantia necessária para um servidor completo.

Velocidade

Quem tem sites de grande porte deve dar prioridade para a troca de dados veloz e segura. Isso é fundamental para sites que contam diariamente com uma elevada quantidade de acessos. A hospedagem VPS Linux adquire melhor desempenho, trazendo mais benefício para o seu site. Com isso, o seu projeto não sofre com dificuldades de carregamento e lentidão para abrir as páginas.

Preço

Para quem preza pela questão da economia em seu projeto, a hospedagem Linux é a mais indicada, pois o Linux é um sistema operacional gratuito. Isso reflete em vários aspectos, um deles é o baixo custo de manutenção.

Estabilidade

Para manter o bom funcionamento dos servidores, é comum que seja realizada uma reinicialização periódica dos sistemas. O objetivo é assegurar que todas as funcionalidades operem de maneira estável.

Ao usar o servidor Linux essa prática de reiniciar não é necessária, pois ele consegue se manter em funcionamento até alguma falha surgir.

Por isso, como a estabilidade de um site é fundamental para que ele continue suportando acessos, a utilização de um VPS Linux se torna mais em conta.

Segurança

Um servidor Linux é desenvolvido de modo que vulnerabilidades de segurança possam menos exploradas e ataques tenham menor impacto. Além disso, ele conta com suporte e atualizações periódicas.

Administração facilitada

Ferramentas para gerenciar sistemas Linux via web são amplamente utilizadas para auxiliar a administração do sistema. Elas oferecem mecanismos para facilitar a visualização de configurações, gerenciamento de softwares, processos e outros. São os famosos painéis de controles – item importante em qualquer serviço de hospedagem de sites.

Alguns existentes são:

Publicidade
  • cPanel
  • Webmin
  • ISPmanager
  • Direct Admin
  • VestaCP

Onde encontro tudo isso?

O Linux Descomplicado tem uma parceria com a Hostinger, que oferece hospedagem VPS Linux com melhores opções para você que deseja alavancar seu projeto. Conheça mais aqui e veja quais planos atendem suas necessidades.