7 serviços de rede que todo Administrador de Rede deve conhecer

A Gerência de Redes requer uma mistura do uso de boas ferramentas de rede e a capacidade da mesma preencher todas as exigências da Empresa! Um bom serviço de rede é qualificado quando tem uma configuração simples e muitas características utéis. Portanto se você, Administrador de Rede, não conhece essas 7 Ferramentas, acho bom ver esse artigo!

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como
1 – OTRS

OTRS é um sistema para gerenciamento de processos, a partir de Help Desk para Centro de Apoio em TI. Baseado em um conjunto de funções construídas sobre “tickets”. É construído para permitir suporte a vendas, pré-vendas, cobrança interna de TI, suporte e muitos outros departamentos para reagir rapidamente.

2 – VMware Zimbra

O Zimbra é um e-mail de última geração e software de colaboração. Com uma rica interface web AJAX. Administração simplificada, mobilidade com implantação nas nuvens fez rapidamente a plataforma de colaboração Zimbra se tornar a ferramenta mais usada nas empresas, governo e instituições educacionais. O Zimbra é um dos maiores provedores de email.

3 – Firewall PFsense

PFSense é um sistema livre de distribuição do FreeBSD adaptado para uso como um firewall e roteador. Inclui um sistema de pacotes permitindo expansão sem acrescentar possíveis vulnerabilidades de segurança para a distribuição base. PFSense é um projeto popular com mais de 1 milhão de downloads desde seu início, e comprovada em inúmeras instalações que vão desde pequenas redes domésticas para proteger um PC e um Xbox para grandes corporações, universidades e outras organizações proteger milhares de dispositivos de rede.

4 – Nagios

Nagios é uma ferramenta de monitoramento poderosa que permite às organizações a identificar e resolver problemas de infra-estrutura de TI antes que eles afetem os processos críticos de negócio.

5 – Zabbix

Zabbix também é uma ferramenta de monitoramento de rede poderosa como o Nagios!

6 – FreeNAS

FreeNAS é uma plataforma Open Source com base em FreeBSD e suporta o compartilhamento entre Windows, Apple, e os sistemas UNIX-like. A versão FreeNAS 8 inclui ZFS, que suporta altas capacidades de armazenamento e integra sistemas de arquivos e gerenciamento de volumes.

Recomendo que leia também:

7 – Bacula

Bacula é um serviço que permite que você gerencie seu backup, recuperação e verificação de dados de uma rede de computadores de diferentes tipos. Bacula é relativamente fácil de usar e eficiente, oferecendo muitos recursos avançados de armazenamento de gerenciamento que tornam mais fácil localizar e recuperar arquivos perdidos ou danificados. Em resumo é um serviço de backup!

Precisando de Treinamento?

Precisando de treinamento em algum desses serviços? Entre em contato com a Linux Solutions, uma equipe de profissionais composta por Analistas de Tecnologia da Informação bem treinados e com bastante experiência em software livre. Onde você encontra as melhores soluções em suporte e treinamento baseadas em software livre, com transparência, confiabilidade e base pré-definidas.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...