5 Distribuições Linux para computadores antigos e com pouco processamento

Um dos grandes benefícios dos sistemas Linux é ter a possibilidade de reutilizar computadores antigos e com pouco processamento, aparentemente, com nenhuma utilidade. Com o nítido desenvolvimento de diversas distros Linux, o nível de processamento computacional exigido para algumas delas vem aumentando proporcionalmente, tendo como exemplos: o Ubuntu, o Fedora e o OpenSuse. Em contrapartida, existem outras distros que são destinadas, justamente, a exigir pouco recurso computacional; dando condições para instalar um sistema Linux no seu PC Pentium II, com 128Mb de RAM e 20GB de disco, por exemplo, com um excelente desempenho! Portanto, conheça 5 distribuições Linux que são destinadas para computadores antigos e com pouco processamento!


Recomendo que leia isto:

Bodhi Linux

Bodhi Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu destinada para computadores com poucos recursos de hardware. O estilo do sistema Bodhi prevê poucos programas instalados, somente os extremamente necessários. Isto acaba exigindo poucos recursos computacionais e faz com que se torne realmente útil para PC’s mais antigos. O mínimo exigido para rodar o Bodhi Linux é apenas: 300+MHz CPU, 128MB RAM e 2.5GB de disco!

Porteus

Porteus é rápido e leve (menor que 300MB na instalação). É baseado no Slackware Linux. A distribuição começou a partir da comunidade do Slax Linux, outra distro leve baseado no Slackware. Possui o kernel atualizado constantemente e com suporte a 32-bits e 64-bits. Com suporte gráfico Razor QT e KDE 4 para as versões 32 e 64 bits, respectivamente. Além do suporte ao LXDE.

Para ter acesso a todas suas características acesse o Portal Oficial para mais informações.

Puppy Linux

Criado em 2003, por Barry Kauler, o Puppy Linux é extraordinariamente pequeno, mas muito completo. A distribuição foi desenvolvida do zero, não é baseada em nenhuma outra distribuição.

Slax Linux

Baseado no SlackWare, o Slax é um sistema Linux moderno, portátil, pequeno e rápido, com um excelente design. Apesar de seu pequeno tamanho, Slax proporciona uma vasta coleção de software pré-instalado para uso diário, incluindo uma interface gráfica bem organizada e ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.

Zenwalk

Zenwalk (antigo MiniSlack) é uma distribuição Linux para computadores antigos fundada por Jean-Philippe Guillemin. Também é baseada no Slackware, mas cada vez mais se vem distinguindo dele, mas mantendo a compatibilidade com o mesmo. O ZenWalk necessita de apenas 128 MB de memória RAM e de um processador Intel Pentium III.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Márcio Alves

    Olá pessoal,

    Existem distribuições menores. Eu tenho
    distribuição de até 8MB no meu Virtualbox porém, a melhor distribuição
    que eu testei no Virtualbox foi o “SLITAZ” com 35MB, completo e muito
    rápido. Agora vou testá-lo em uma máquina real.
    Eu sou apaixonado por distribuições pequenas e completas, quanto menor mais eu gosto.
    Se
    alguém conhecer uma distro menor e mais completa que o SLITAZ, por
    gentileza me informe. Meu e-mail é: marcio.recifense@gmail.com

    Márcio.

    • Ruy Acquaviva

      O Tyni Core Linux tem 15 MB e pelo que me consta é a menor distribuição Linux com interface gráfica. Não é tão completa como a Slitaz, que eu também acho impressionante, mas é notável o que conseguiram fazer com um código tão compacto.

      • Márcio Alves

        Ruy,
        Também testei o Tyni Core, Mas ele não é completo e não é tão fácil de configurar. O Slitaz ainda continua sendo a menor e melhor distribuição que já testei.

  • Victor Hugo

    Tem algum tutorial que ensine, pra quem não entende de informática, a instalar esses Linux?

  • Cesar Santos

    olha meu amigo..tentei essa que voce indicou, mas acabei desistindo. Uma bíblia para configurar rede. Talvez voce seja um programador ou tenha mais afinidade com varias distros pelo uso frequente, mas não valeu a pena

  • Diego D. Barbetta

    Boa tarde galera blz!

    Achei muito boa a matéria pois sempre quis usar linux porem nunca tive a oportunidade agora vou arriscar instalar no meu velho pc, porem estou meio em duvida de qual instalar pois sua configuração é muito fraca!

    Se puderem dar uma ajuda segue a configuração dele para dar uma olhada

    É um Novadata M3700

    Modelo ND P500-C226Z

    Processador Celeron D315

    Mem 128MB

    HD40 GB

    ele usava XP home

    Fico no aguardo por uma salvação e vlw pela excelente matéria e inspiração para motivar a usar linux programa que admiro por sua filosofia mais não tive oportunidade de usar ainda