Criar um ponto de restauração é uma maneira de salvar um estado atual do sistema, onde você pode restaurá-lo a qualquer momento para desfazer quaisquer mudanças, indesejadas por exemplo, que haviam sido feitas até a criação do ponto de restauração. Em outras palavras, basicamente, é um recurso onde você pode recuperar o sistema para as configurações iniciais. Muito utilizado em situações de reparo a uma instalação de um programa malsucedido ou operação indesejada! Sendo assim, através da ferramenta Systemback é possível realizar esta tarefa nos sistemas Linux!

IMPORTANTE: Esta ferramenta não salva os arquivos contidos na /home; Documentos, Download, Imagens e outros. A função principal é salvar toda a hierarquia de pastas do sistema (/var – /opt/ – /bin/ – /etc – outros). A fim de restaurar algum arquivo de configuração mal feito, por exemplo!

Lembre-se: operações com cópias de discos sempre são passíveis de falhas. Este procedimento é por sua conta e risco!

O Systemback é software de Backup. Ele se mostra como uma das melhores ferramentas para este nicho, por ser simples e fácil de usar, com diversos recursos.
Com ele você pode:

  • Copiar o seu sistema completamente;
  • Criar pontos de restauração; semelhante ao que acontece com a restauração do sistema do Windows;
  • Criar sua própria distro LIVE, criando uma ISO inicializável

Para fazer a instalação nos sistemas derivados do Debian (Ubuntu e Mint, por ex) execute os seguintes comandos (instalação via PPA):

sudo apt-add-repository ppa:nemh/systemback -y
sudo apt-get update
sudo apt-get install systemback -y

Como criar um ponto de restauração?

Indiscutivelmente, você terá que ter espaço em disco suficiente para ser feita uma cópia do seu sistema.
Por padrão, o Systemback armazenará tudo na /home, pois ele exclui este diretório. Caso deseje alterar esse caminho, basta ir na seção “Storage directory” selecionando uma mídia gravável e disponível no sistema, como um HD externo, pendrive e outros. Caso prefira escolha o diretório /mnt

Abra o systemback e você verá a tela inicial com diversas opções de backup ou restauração. Contudo para criar um ponto de restauração é preciso escolher a opção “Create New” em Pontos de Operações, como segue imagem:



Agora é só aguardar, porque o processo é um pouco demorado.

Como restaurar o sistema?

Para fazer alguma restauração, basta abrir o programa novamente e selecionar o ponto de restauração em questão e clicar em “Restauração do sistema”. Aparecerá algumas opções a serem selecionadas; apenas marque a opção “Restauração Completa” e clique em Próximo para concluir:

Publicidade

Por fim, você receberá uma informação que a restauração foi concluída e será solicitado que o sistema seja reiniciado.