Genymotion é um emulador gratuito, rápido e multiplataforma do sistema operacional Android, que vem com imagens pré configuradas do Android; como: Nexus 7, Galaxy Nexus Android 4.1.1 e outros. Isso permite testar as funcionalidades e aplicações para Android diretamente do sistema Linux. Sendo assim, para que tudo funcione corretamente, é necessário ter instalado o VirtualBox no sistema.

Nota: Este tutorial está baseado no Ubuntu 12.04 LTS 32bits. A instalação em outras distros não difere significativamente, ou seja, você poderá instalar em sua distribuição de preferência!

 

Como é visto, o surgimento dos dispositivos móveis criaram novas oportunidades de negócio, e hoje em dia há muitos programadores desenvolvendo apenas para este segmento. Em paralelo a tudo isso, um projeto tem ganhado muito destaque nos últimos tempos na Internet; denominado GenyMotion. Como dito, o GenyMotion é um emulador do sistema operacional Android e com ele você passa a ter vários dispositivos Android (virtuais) no seu sistema Linux; para testar aplicações e funcionalidades do Android.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO GENYMOTION

 

  • Plataforma permite o download e execução de imagens Android Pré-configuradas, com suporte para x86: Nexus 7 Jelly Bean, Nexus S Jelly Bean, Nexus One Jelly Bean, 10.1”, WXGA Tablet Jelly Bean, 7.0” e WSVGA Tablet Jelly Bean, todos com ou sem Google Apps (Play Store, etc.);
  • Suporte para rede: Ethernet (interface wifi é emulada)
  • GPS
  • Suporte para ADB (ferramenta para conectar e enviar comandos para o sistema Android através do seu sistema Linux)
  • Integração com Eclipse e Android Studio
  • Display: OpenGL hardware acceleration, multiscreen, suporte para fullscreen;
  • Detecta automaticamente se uma nova versão está disponível;
  • Gestos multi-touch (você pode usar gestos de zoom usando eventos do mouse)

PRÉ-INSTALAÇÃO

 

Para usar Genymotion, você precisará instalar o Oracle VirtualBox, preferencialmente, a última versão estável;

 

A utilização do GenyMotion requer a criação de uma conta online aqui para posteriormente utilizá-lo completamente.

Depois de criar uma conta, baixe o Genymotion no seu diretório /home.

No momento que foi criado esse artigo a versão do GenyMotion é 2.0.1

 

INSTALAÇÃO

 

É preciso tornar o arquivo binário baixado executável, para posteriormente executá-lo. Para isso, abra um terminal e execute os comando a seguir:

 

chmod +x genymotion-2.0.2_x86.bin [ENTER] ./genymotion-2.0.2_x86.bin [ENTER]

 

 

chmod +x genymotion-2.0.2_x64.bin [ENTER] ./genymotion-2.0.2_x64.bin [ENTER]

Pronto! Basta digitar “y” (sem as aspas) e pressionar ENTER para instalar o programa:

 

USANDO O GENYMOTION

 

Se tudo ocorreu bem, a instalação do Genymotion criou um diretório chamado “genymotion”. Sendo assim, para executar o programa, use o seguinte comando:

cd /home/ricardo/Documentos/genymotion [ENTER] ./genymotion

 

O programa será iniciado. Para adicionar um novo dispositivo virtual, clique em “Add”, faça login com seu nome de usuário e a senha da conta Genymotion (criada anteriormente) e você verá uma lista de dispositivos disponíveis:

Selecione o dispositivo virtual que você deseja fazer o download da lista e clique em ”Next” e o download deverá começar:

Clique em “Next”, quando o download for concluído, digite um nome para o novo dispositivo virtual e clique no botão ”Create” e “Finish”. Em seguida, o dispositivo deve aparecer na janela principal do Genymotion.

Publicidade

Para iniciar um dispositivo, selecione-o e clique no botão “Play”.

Screenshots