Antergos – Um Arch Linux para novos usuários

Antergos é um sistema operacional moderno, elegante; baseado no Arch Linux. Ele começou a vida com o nome de Cinnarch, uma mistura do ambiente gráfico Cinnamon com a distribuição Arch Linux. Contudo, o projeto alterou seus objetivos iniciais e agora oferece uma escolha de vários desktops, incluindo GNOME 3 (por padrão), Cinnamon, Razor-qt e Xfce. Além disso, o Antergos inclui seu próprio método de instalação via interface gráfica.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Antergos é o sucessor do Cinnarch, e foi anunciada a primeira versão em maio de 2013. Atualmente, a última versão estável é de novembro de 2013. Contudo, em testes existe a versão de abril de 2014.

 

 

O Antergos vem por padrão com o GNOME 3 e oferece ao usuário a oportunidade de experimentar o sistema operacional através do LiveCD ou instalar no disco rígido usando a linha de comando ou um instalador personalizado, chamado Cnchi GUI. Além do mais, inclui o instalador PacmanXG que é totalmente compatível com o Arch Linux, dando acesso a repositórios oficiais.

 

 

 

CARACTERÍSTICAS

 

 

  • Instalador próprio – Cnchi GUI: instalador gráfico aprimorado. Os usuários podem escolher entre um GNOME, Cinnamon, Xfce ou instalação Razor-qt. O ambiente de desktop GNOME é a opção padrão no início do sistema operacional.
  • Rolling Release – o sistema é atualizado continuamente, o que significa que você terá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes (update de sistema), sem a necessidade de instalar uma versão nova (upgrade de sistema).
  • Pronto para uso – todas características do ArchLinux integradas nesse sistema.
  • Segurança – Firewall pré-configurado
  • E muito mais…

 

INSTALAÇÃO

Vídeo de instalação no início do post.


Caso ache difícil esse método, você pode instalar o Arch Linux através desse tutorial 😉

 

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Daniel Freitas

    Ontem tentei instalar mas o instalador gráfico atualizou automaticamente e nunca mais abriu.

    • sapinho

      va no terminal de o comando “$ sudo bash” sem as aspas
      digite ” # pacman -S cnchi ” sem as aspas
      pronto pode clicar no ícone do instalador que vai funcionar

    • sapinho

      va no terminal digite $ sudo bash

      depois digite # pacman -S cnchi
      pronto pode clicar no ícone do instalador e ser feliz

  • João

    Beleza, porém, e a arquitetura i386? Não tem download pra esse arquitetura??

    • linux10complica

      Aqui http://antergos.com/try-it/ tem todas as arquiteturas disponíveis

      • João

        64-bit (x86_64)? não rola…!
        32-bit (i686)…
        i686?? menos ainda… !!! Uma pena…. Obrigado pela atenção e pela rápida resposta.

  • João

    Curiosidade: O Antergos é um sistema operacional novo baseado no Arch ou seria mais corretamente uma interface de instalação para o Arch?

    • linux10complica

      “Antergos é um sistema operacional moderno, elegante; baseado no Arch Linux.”

      • João

        Ok… mas nem sempre o que se afirma, ainda mais como publicidade, reflete a realidade. Mas enfim. É um sistema muito interessante.

  • João

    Pronto rapá… !!! Consegui testar o Antergos, muito show e isso via pendrive usando o comando “dd”. Bem, agora vem o lado curioso, após usar o comando e testar a distro, quero formatar o pendrive e devolver pro dono, só que após conectá-lo no Ubuntu, nada aconteceu…! Ou seja, o sistema não está conseguindo ler o pendrive. Mas pera aí… se é assim, como consigo formatar o pendrive??? Já desconectei muitas vezes, reconectei e… naaaaada….!!! Nem via Terminal tem dado certo…!!! (e agora)???

  • Juliano Andrade

    Eu instalei em meu note com o mate e depois baixei cinnamon, xfce, gnome e fluxbox, libre office e ta shown de bola, já ta entre as minhas preferidas, agora no meu pc tô tendo problemas no final da instalação, quando vai finalizar da um erro e fecha o instalador e no fórum do antergos não tô conseguindo finalizar o cadastro o site do antergos é bem horrível diga se de passagem. Tirando esses contras é uma ótima distro.

  • Juliano Andrade

    Agora a instalação com o Openbox deu certo no pc. Bora atualizar.

  • Evellyse Moraes

    Quais os requisitos mínimos para o Antergos?