Antergos é um sistema operacional moderno, elegante; baseado no Arch Linux. Ele começou a vida com o nome de Cinnarch, uma mistura do ambiente gráfico Cinnamon com a distribuição Arch Linux. Contudo, o projeto alterou seus objetivos iniciais e agora oferece uma escolha de vários desktops, incluindo GNOME 3 (por padrão), Cinnamon, Razor-qt e Xfce. Além disso, o Antergos inclui seu próprio método de instalação via interface gráfica.

Antergos é o sucessor do Cinnarch, e foi anunciada a primeira versão em maio de 2013. Atualmente, a última versão estável é de novembro de 2013. Contudo, em testes existe a versão de abril de 2014.

 

 

O Antergos vem por padrão com o GNOME 3 e oferece ao usuário a oportunidade de experimentar o sistema operacional através do LiveCD ou instalar no disco rígido usando a linha de comando ou um instalador personalizado, chamado Cnchi GUI. Além do mais, inclui o instalador PacmanXG que é totalmente compatível com o Arch Linux, dando acesso a repositórios oficiais.

Publicidade

 

 

 

CARACTERÍSTICAS

 

 

  • Instalador próprio – Cnchi GUI: instalador gráfico aprimorado. Os usuários podem escolher entre um GNOME, Cinnamon, Xfce ou instalação Razor-qt. O ambiente de desktop GNOME é a opção padrão no início do sistema operacional.
  • Rolling Release – o sistema é atualizado continuamente, o que significa que você terá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes (update de sistema), sem a necessidade de instalar uma versão nova (upgrade de sistema).
  • Pronto para uso – todas características do ArchLinux integradas nesse sistema.
  • Segurança – Firewall pré-configurado
  • E muito mais…

 

INSTALAÇÃO

Vídeo de instalação no início do post.

Caso ache difícil esse método, você pode instalar o Arch Linux através desse tutorial 😉