O skype é um programa que permite você conversar com seus amigos e familiares por texto e fazer chamadas de áudio e vídeo. Contudo, mesmo com suporte ao Linux, ele é um software proprietário. E isso faz como ele possa ser visto como segunda opção quando pensamos em mensageiros instantâneos para Linux, pois existem alternativas opensources que suprem as principais características.

1 – EKIGA

 

 

Anteriormente conhecido como GnomeMeeting, o Ekiga vem com diversas de funcionalidades avançadas. Além da chamada de vídeo básico e bate-papo, ele vem com muitos codecs de áudio e vídeo, permitindo uma comunicação aprimorada. Além disso, possui uma interface simples e elegante. Utiliza os padrões de chamada SIP e H.323. Em resumo, o Ekiga supre as características fundamentais do Skype; tendo como diferenças ser um programa de código aberto, ser mais simples e objetivo.

 

2 – EMPATHY

 

 

Provavelmente, ele um dos mais famosos da lista. O Empathy vem por padrão nos ambientes Gnome, como o Ubuntu. Além SIP VoIP, ele também permite que você use seus outros protocolos, como: Google Talk (Jabber/XMPP), MSN, IRC, Salut, AIM, Facebook (Jabber/XMPP), Yahoo!. Outra característica importante é a transferência de arquivos através da rede Jabber/XMPP. Além disso, inclui geolocalização de contatos e área de trabalho de controle remoto.

 

 

3 – JTISI

 

 

Também famoso, o Jitsi é um software SIP VoIP multiplataforma escrito em Java. O que o diferencia dos outros é uma interface mais atual e um foco na segurança, com a criptografia e privacidade dos dados. E isso, faz com ele seja mais completo.

 

 

4 – PIDGIN

 

 

O Pidgin inclui um plugin para suportar o protocolo SIP. Chamado SIPE. Se você já familiaridade com o Pidgin (como alguns plugins instalados por exemplo), basta você adicionar esse plugin e terá acesso ao protocolo SIP VOIP.

Publicidade

 

5 – TOX

 

 

TOX é um mensageiro instantâneo, que também incorpora ligações e conferências com vídeo, além do envio de arquivos por meio de telas de chat. Porém, o diferencial deste serviço com relação a outros da categoria está no fato de ele criptografar as suas conversas, mesmo aquelas efetuadas em chamadas de voz ou videoconferências.