O uso de senhas é imprescindível para a segurança dos sistemas computacionais. Contudo, é comum o usuário esquecer qual senha utilizou em determinado usuário e isso impede-o de acessar seu próprio sistema. E no Linux isso não seria diferente; usuários também esquecem suas senhas. Portanto, quando você esquecer sua própria senha ou a de algum usuário do sistema Ubuntu Linux você precisará recuperá-la usando a técnica que será mostrada nesse artigo.

 

PRIMEIROS PASSOS

 

Você pode facilmente redefinir uma senha de determinado usuário no Ubuntu usando alguns comandos na inicialização do sistema. Para isso, inicie a sua máquina Ubuntu e pressione o botão ESC continuamente após a tela da BIOS para abrir o menu GRUB do Ubuntu, como imagem abaixo. Depois, selecione “Opções avançadas para Ubuntu” e pressione a tecla Enter.

 

 

Irá aparecer a opção “Recovery Mode”. Pressione-a para continuar o processo:

 

 

IMPORTANTE: Dependendo da versão do Grub do Ubuntu, a opção “Recovery Mode” pode aparecer logo na tela inicial; sem precisar acessar “opções avançadas”.

 

No Modo de Recuperação (“Recovery Mode”), escolha a opção “root – drop to root shell prompt”:

 

 

 

RECUPERANDO A SENHA

 

Ao selecionar a opção “root – drop to root shell prompt” no Modo de Recuperação, a linha de comando será exibida (imagem a seguir). Logo em seguida, será preciso remontar o sistema de arquivos de somente leitura para permissão de escrita (importante) executando o comando abaixo:

 

mount -o rw,remount /

 

 

 

Pronto!! Agora você poderá executar o comando de recuperação de senha. Sendo assim, execute o comando abaixo alterando “linux10complica” pelo seu usuário:

 

sudo passwd linux10complica

 

Defina a nova senha e conclua a operação executando o comando “exit” para retornar ao Menu de Recuperação (imagem abaixo). Depois pressione a opção “Resume”:

Publicidade

 

 

Por fim, quando solicitada a senha do usuário na tela de login você deverá informar a nova senha cadastrada nesta operação!!