O uso de senhas é imprescindível para a segurança dos sistemas computacionais. Contudo, é comum o usuário esquecer qual senha utilizou em determinado usuário e isso impede-o de acessar seu próprio sistema. No Linux isso não seria diferente; usuários também esquecem suas senhas.
Portanto, quando você esquecer sua própria senha ou a de algum usuário do sistema Ubuntu você precisará recuperá-la usando a técnica que será mostrada nesse artigo.
Recuperar senha
1. Começando do começo
Você pode facilmente redefinir uma senha de determinado usuário no Ubuntu usando alguns comandos na inicialização do sistema.
Para isso, inicie a sua máquina Ubuntu e pressione o botão ESC continuamente após a tela da BIOS para abrir o menu GRUB do Ubuntu, como imagem abaixo. Depois, selecione “Opções avançadas para Ubuntu” e pressione a tecla Enter.

Irá aparecer a opção “Recovery Mode”. Pressione-a para continuar o processo:

Dependendo da versão do Grub do Ubuntu, a opção “Recovery Mode” pode aparecer logo na tela inicial; sem precisar acessar “opções avançadas”.
No Modo de Recuperação (“Recovery Mode”), escolha a opção “root – drop to root shell prompt”:

Saiba como evitar acessos indevidos a sua máquina Linux através da inicialização do sistema
2. Recuperar senha
Ao selecionar a opção “root – drop to root shell prompt” no Modo de Recuperação, a linha de comando será exibida (imagem a seguir). Logo em seguida, será preciso remontar o sistema de arquivos de somente leitura para permissão de escrita (importante) executando o comando abaixo:

Saiba como aumentar a segurança dos sistemas Linux configurando políticas de senhas
Saiba como gerenciar/administrar suas senhas pela linha de comando no Linux
3 Ferramentas para geração de senhas aleatórias no Linux
Pronto!! Agora você poderá executar o comando de recuperação de senha. Sendo assim, execute o comando abaixo alterando “linux10complica” pelo seu usuário:
Defina a nova senha e conclua a operação executando o comando “exit” para retornar ao Menu de Recuperação (imagem abaixo). Depois pressione a opção “Resume”:

Por fim, quando solicitada a senha do usuário na tela de login você deverá informar a nova senha cadastrada nesta operação!!
Tudo tem um porém
Esse recurso abre um precedente importante para qual dificuldade alguém, com acesso físico a máquina, não pudesse fazer isso maliciosamente? Resposta, nada impede :/
Por isso, exite um meio de você evitar acessos indevidos a sua máquina Ubuntu Linux através da inicialização do sistema criando uma senha criptografada no Grub. Recomendo seguir esse procedimento para maior segurança!
Discussion about this post