Depois de iniciado no universo Linux, provavelmente você deseja ter acesso as ferramentas mais avançadas que possam te oferecer recursos previstos em outros sistemas. Nesse tópico, um recurso interessante seria o acesso a outra máquina Linux, no caso com o Ubuntu, em conexão remota; a fim de controlar outra máquina remotamente. Sendo assim, será mostrado o uso do terminal de comandos e o uso do recurso gráfico; através das ferramentas SSH e o programa Remmina, respectivamente.

CONTEXTO

Primeiramente, é preciso alinhar alguns tópicos importantes. Entre eles, definir o que é o Secure SHell (SSH) e o acesso via Virtual Network Computing (VNC) e Remote Desktop Protocol (RDP).

1. Secure SHell (SSH)

 

Secure SHell ou simplesmente SSH é um protocolo que permite você se conectar a outro computador através do terminal de comandos e administrá-lo remotamente. Por esse motivo, o SSH não concede o acesso remoto ao ambiente gráfico, pelo contrário concede o acesso ao terminal de comandos da outra máquina. Seu propósito é estritamente para acessar o terminal de comandos remoto, a fim de executar diversos comandos. Sendo assim, uma vez que você esteja conectado na outra máquina é permitido controle total , conforme permissões do usuário.

2. VNC e RDP

 

Ambos são protocolos de acesso remoto. O protocolo RDP é um protocolo desenvolvido pela Microfost para permitir acesso a seu sistema Windows. O VNC também é um protocolo para acesso remoto. Ao contrário do RDP, é possível fazer conexões em diferentes ambientes, tais como: Linux, o Windows e MAC. Ou seja, o uso do VNC independe de qual sistema você esteja usando; basta ter o software adequado. Nesse caso, será mostrado o Remmina (software padrão das versões atuais do Ubuntu) que possui suporte tanto ao RDP quanto ao VNC.

USANDO O REMMINA

Remmina oferece recursos diversos para administração e conexão de ambiente de trabalho remoto. Atualmente, ele suporta os seguintes protocolos: RDP, VNC, XDMCP e o SSH. Nas versões atuais do Ubuntu ele está disponível por padrão. Portanto, ele tem como objetivo facilitar a vida de quem trabalha com várias máquinas remotas, oferecendo um gerenciador de conexões e o acesso aos computadores com apenas alguns cliques.

No Ubuntu, ele foi escolhido pela equipe de desenvolvimento para ficar como cliente de conexões remotas desde da versão 12.04.

Sendo assim, para acessar uma máquina Ubuntu em conexão remota é preciso configurar os dois pontos a serem utilizados, que seriam o cliente e o servidor:

  • CLIENTE: computador que irá se conectar a outra máquina
  • SERVIDOR: computador que será acessado remotamente. Servirá o acesso para conexão remota

Para configurar a máquina que será acessada remotamente (máquina SERVIDOR) é preciso habilitar no Ubuntu a função “Compartilhamento da Área de Trabalho”. No Ubuntu, clique no Dash e digite: “Compartilhamento da área de trabalho” e selecione essa função. Depois, na tela que aparece, selecione a opção “Permitir que outros usuários vejam sua Área de Trabalho” e configure as opções conforme suas necessidades, como exigir o uso de senha, por exemplo:

Por fim, descubra o endereço IP do PC com Ubuntu, clicando no ícone “Configurações do sistema” e depois abrindo a opção “Rede”.

Agora, para configurar a outra máquina que fará a conexão remota (máquina CLIENTE) é preciso apenas abrir o programa Remmina através do Dash do Ubuntu. Depois de aberto, clique no “ícone nova conexão” e depois selecione o protocolo “VNC – Computação em Rede Virtual” e informe o endereço IP do servidor:

Pronto! Clique em “Conectar”.

 

USANDO O SECURE SHELL (SSH)

 

Como no Remmina, no SSH também é preciso configurar o cliente e o servidor.

No caso do servidor Ubuntu, é preciso instalar o pacote openssh-server através do comando no terminal:

sudo apt-get install openssh-server

 

Na outra máquina, o cliente Ubuntu, é preciso instalar o pacote openssh-client através do comando no terminal:

 

sudo apt-get install openssh-client

Uma vez instalado, você está apto a iniciar uma conexão com o servidor.

Para estabelecer conexão SSH entre o cliente e o servidor, você deve executar um comando como esse no terminal: ssh [email protected]_IP na máquina cliente. Onde ‘ricardo’ é o usuário com permissões para acessar a máquina servidora e o ‘192.168.0.1’ seria o endereço do servidor:

 

 

Depois de executado, será solicitado a senha do usuário informado, no caso o usuário ‘ricardo’.

Publicidade

Pronto!! Uma vez informado as credencias do usuário, o terminal de comandos da outra máquina (SERVIDOR) estará disponível 😉