Saiba como acessar uma máquina Ubuntu em conexão remota

Software Remmina oferece recursos diversos para administração e conexão de ambiente de trabalho remoto.
Software Remmina oferece recursos diversos para administração e conexão de ambiente de trabalho remoto.

Depois de iniciado no universo Linux, provavelmente você deseja ter acesso as ferramentas mais avançadas que possam te oferecer recursos previstos em outros sistemas. Nesse tópico, um recurso interessante seria o acesso a outra máquina Linux, no caso com o Ubuntu, em conexão remota; a fim de controlar outra máquina remotamente. Sendo assim, será mostrado o uso do terminal de comandos e o uso do recurso gráfico; através das ferramentas SSH e o programa Remmina, respectivamente.

CONTEXTO

Primeiramente, é preciso alinhar alguns tópicos importantes. Entre eles, definir o que é o Secure SHell (SSH) e o acesso via Virtual Network Computing (VNC) e Remote Desktop Protocol (RDP).

1. Secure SHell (SSH)

 

Secure SHell ou simplesmente SSH é um protocolo que permite você se conectar a outro computador através do terminal de comandos e administrá-lo remotamente. Por esse motivo, o SSH não concede o acesso remoto ao ambiente gráfico, pelo contrário concede o acesso ao terminal de comandos da outra máquina. Seu propósito é estritamente para acessar o terminal de comandos remoto, a fim de executar diversos comandos. Sendo assim, uma vez que você esteja conectado na outra máquina é permitido controle total , conforme permissões do usuário.

2. VNC e RDP

 

Ambos são protocolos de acesso remoto. O protocolo RDP é um protocolo desenvolvido pela Microfost para permitir acesso a seu sistema Windows. O VNC também é um protocolo para acesso remoto. Ao contrário do RDP, é possível fazer conexões em diferentes ambientes, tais como: Linux, o Windows e MAC. Ou seja, o uso do VNC independe de qual sistema você esteja usando; basta ter o software adequado. Nesse caso, será mostrado o Remmina (software padrão das versões atuais do Ubuntu) que possui suporte tanto ao RDP quanto ao VNC.

USANDO O REMMINA

Remmina oferece recursos diversos para administração e conexão de ambiente de trabalho remoto. Atualmente, ele suporta os seguintes protocolos: RDP, VNC, XDMCP e o SSH. Nas versões atuais do Ubuntu ele está disponível por padrão. Portanto, ele tem como objetivo facilitar a vida de quem trabalha com várias máquinas remotas, oferecendo um gerenciador de conexões e o acesso aos computadores com apenas alguns cliques.

No Ubuntu, ele foi escolhido pela equipe de desenvolvimento para ficar como cliente de conexões remotas desde da versão 12.04.

Sendo assim, para acessar uma máquina Ubuntu em conexão remota é preciso configurar os dois pontos a serem utilizados, que seriam o cliente e o servidor:

  • CLIENTE: computador que irá se conectar a outra máquina
  • SERVIDOR: computador que será acessado remotamente. Servirá o acesso para conexão remota

Para configurar a máquina que será acessada remotamente (máquina SERVIDOR) é preciso habilitar no Ubuntu a função “Compartilhamento da Área de Trabalho”. No Ubuntu, clique no Dash e digite: “Compartilhamento da área de trabalho” e selecione essa função. Depois, na tela que aparece, selecione a opção “Permitir que outros usuários vejam sua Área de Trabalho” e configure as opções conforme suas necessidades, como exigir o uso de senha, por exemplo:

Por fim, descubra o endereço IP do PC com Ubuntu, clicando no ícone “Configurações do sistema” e depois abrindo a opção “Rede”.

Agora, para configurar a outra máquina que fará a conexão remota (máquina CLIENTE) é preciso apenas abrir o programa Remmina através do Dash do Ubuntu. Depois de aberto, clique no “ícone nova conexão” e depois selecione o protocolo “VNC – Computação em Rede Virtual” e informe o endereço IP do servidor:

Pronto! Clique em “Conectar”.

 

USANDO O SECURE SHELL (SSH)

 

Como no Remmina, no SSH também é preciso configurar o cliente e o servidor.

No caso do servidor Ubuntu, é preciso instalar o pacote openssh-server através do comando no terminal:

sudo apt-get install openssh-server

 

Na outra máquina, o cliente Ubuntu, é preciso instalar o pacote openssh-client através do comando no terminal:

 

sudo apt-get install openssh-client

Uma vez instalado, você está apto a iniciar uma conexão com o servidor.

Para estabelecer conexão SSH entre o cliente e o servidor, você deve executar um comando como esse no terminal: ssh USUARIO@ENDERECO_IP na máquina cliente. Onde ‘ricardo’ é o usuário com permissões para acessar a máquina servidora e o ‘192.168.0.1’ seria o endereço do servidor:

 

ssh ricardo@192.168.0.1

 

Depois de executado, será solicitado a senha do usuário informado, no caso o usuário ‘ricardo’.

Pronto!! Uma vez informado as credencias do usuário, o terminal de comandos da outra máquina (SERVIDOR) estará disponível 😉

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Roberson Oliveira

    Olá, eu uso o Linux Mint atualmente, andei navegando em busca de instalar VNC na minha maquina que é um laptop para eu acessar do trabalho que e uma rede diferente, acessar meu desktop em casa para mexer nas VM que tenho, para praticar do meu serviço nos tempos vagos que e quase difícil. Acesso ao desktop seria para estudos e testar comando ou ferramentas nas minhas VMs em casa utilizo o LInux mint LMDE. Lendo este artigo, vi que no meu tem o Desktop Sharing Preferences com esse eu consigo acessar meu desktop em casa ou terei que instalar remmina ou outro app pra acesso remoto com visualização gráfica ?

    • linux10complica

      No seu Desktop, basta habilitar a função “Desktop Sharing Preferences” e na outra máquina, que irá acesar seu Desktop, instalar o Remmina ou outro app VNC cliente

      • Roberson Oliveira

        Entendi, irei ver um tutorial pra VNC instalação modo cliente e server ou instalo remmina mesmo. Obg

  • Capitão

    Perfeito, o tutorial !!

  • Capitão

    Como realizar a conexão remota do Linux com Windows ?

    • linux10complica

      No seu Desktop Linux, basta habilitar a função “Desktop Sharing Preferences” e no Windows você precisa ter um cliente VNC instalado. Por exemplo: http://www.realvnc.com/download/viewer/

      • Capitão

        Obrigado !!!

        2014-11-11 9:29 GMT-02:00 Disqus :

  • Marcelo de Mello

    Como “Startar” a (máquina SERVIDOR) habilitando o “Compartilhamento da Área de Trabalho”. possuo acesso a esta maquina somente por SSH, gostaria de ter acesso a Área de Trabalho isto é possível??

  • o ruim do Remmina é que não funciona no RWindows…

  • rflredblue

    Como acessar de windows o ubuntu? obg

    • linux10complica

      Você precisa ter o SSH configurado no Ubuntu, por exemplo. E ter instalado, no Windows, o software Putty

      • rflredblue

        Ok, mas eu queria acessar por uma GUI e nao somente linha de comando. Obg

  • Marcos Silva

    Não consigo acessar o ubuntu 16.04 através do windows, mas consigo acessar o windows sem dificuldade nenhuma usando as ferramentas padrões do ubuntu. Ex: Remmina!

    • linux10complica

      Você precisa ter o SSH configurado no Ubuntu, por exemplo. E ter instalado, no Windows, o software Putty – sugestão.