Ferramentas para comparação e mesclagem de arquivos no Linux

DiffUse - programa para comparar um número ilimitado de arquivos e resumir as diferenças entre eles
DiffUse - programa para comparar um número ilimitado de arquivos e resumir as diferenças entre eles

Muitas vezes é preciso comparar diferentes versões de um mesmo arquivo para identificar as mudanças. Uma maneira eficiente para fazer isso é utilizar ferramentas de comparação que verificam arquivos ou pastas e mostram as diferenças entre eles que pode ajudar você a comparar suas pastas de backup pessoal, por exemplo. No Linux, você pode comparar os arquivos usando uma ferramenta de linha de comando ou instalando um aplicativo gráfico.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

DIFF

 

A ferramenta diff faz parte do pacote diffutils, presente nos repositórios de todas as principais distribuições Linux. É uma ferramenta simples que compara arquivos de texto linha por linha e também pode comparar arquivos em duas pastas. Se os arquivos selecionados são idênticos, diff não imprime nenhuma saída; e você pode ajustar algumas opções, tais como: ignorar o espaço em branco ou diferenciar maiúsculas de minusculas.

 

A sintaxe geral é:

 

 

Por exemplo, para comparar dois arquivos ignorando diferenças no caso de letras e os espaços em branco, use o comando abaixo:

diff -iw arquivo1 arquivo2

 

COLORDIFF

 

A ferramenta colordiff modifica a saída do comando diff, colorindo a saída do comando; a fim de facilitar sua compreensão. O pacote colordiff está disponível nos repositórios da maioria das distribuições. O colordiff tem as mesmas opções que diff, e você pode usá-lo através da seguinte sintaxe:

 

Para instalar o colordiff nas distros Debian, execute:

 

sudo apt-get install colordiff

 

E execute no terminal para olhar a diferença entre as saídas:

 

colordiff -iw arquivo1 arquivo2

 

WDIFF

 

Outra alternativa para comparação de arquivos é o uso da ferramenta wdiff que pode comparar arquivos, além de linha por linha, palavra por palavra na linha. Você também pode combinar colordiff e wdiff para obter uma saída com cores para diferenciar o conteúdo dos arquivos de texto:

wdiff -n arquivo1 arquivo2 | colordiff

 

DIFFUSE

A ferramenta diffuse é muito poderosa comparada a outras ferramentas. Com ela você pode comparar um número ilimitado de arquivos e resumir as diferenças entre eles. Além disso, você pode editar arquivos diretamente no programa e fazer mesclagem entre os conteúdos. Ele também suporta (limitado) destaque de sintaxe e oferece integração com diversos sistemas de controle de versão – incluindo Git e Subversion. Tem suporte ao Linux, Windows e Mac OS X, e você pode baixar os pacotes de instalação aqui.

 

Para instalar o diffuse nas distros Debian, execute:

 

sudo apt-get install diffuse

 

DIFFMERGE

Com suporte ao Linux, Windows e Mac OS X, a ferramenta diffmerge permite você editar os arquivos diretamente no diffMerge, mesclar automaticamente versões de arquivos e exportar as diferenças entre os arquivos para um novo arquivo. Além disso, pode comparar até três arquivos e duas pastas e mostrar se os arquivos são idênticos. Você pode baixar os pacotes de instalação aqui.

 

MELD

A ferramenta meld é útil para comparação e mesclagem visual de arquivos voltada para desenvolvedores. Mas você pode usar o programa para comparar suas pastas de backup pessoal. Meld ajuda a comparar arquivos, diretórios e projetos comparando as versões. Ele fornece dois e três vias de comparação de arquivos e diretórios, tem suporte para vários sistemas de controle de versão. Meld funciona em Linux, Mac OS X e Windows. Você pode baixar os pacotes de instalação aqui.

 

Para instalar o meld nas distros Debian, execute:

 

sudo apt-get install meld

 

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Carlos Roberto

    alguém conhece algum programa que compare dois arquivos xml ( p.ex. de NFe )