Criar meus comandos?! Não é bem assim 😉 Mas, no Linux você pode dar um novo nome para aqueles comandos que você usa com frequência ou tem dificuldade em memorizá-los. Quando você passa a usar o terminal de comando por muito tempo, acaba sentindo a necessidade de criar “apelidos” para determinado comando. Por quê em vez de executar “apt-get update && apt-get upgrade” você não executa apenas o comando “atualizar_sistema” ?! Esse recurso é chamado de Alias (“apelido” para personalizar comandos). Ele é usado para criar codinomes para os principais comandos que você usa com maior frequência, facilitando desse modo a execução de múltiplas tarefas.

Como criar meus comandos?!

Como dito, para criar ‘seus próprios’ comandos é preciso usar o recurso de Alias. A sua estrutura é bem simples, como segue:

# alias nome_apelido=’comando com parâmetros

Desta forma, podemos criar novos comandos.

Para criá-los, é preciso modificar o arquivo .bashrc que se encontra em /home/NomeDoUsuário/.bashrc (se o arquivo não existir, crie-o) e adicionar cada apelido no final do arquivo.  Por exemplo, segue lista de alguns “comandos” que você pode precisar:

Basta abrir o arquivo e inserir esses Alias (citados acima) no final do arquivo:

# sudo gedit ~/.bashrc

Por fim, para gravar definitivamente esses apelidos, execute:

# source ~/.bashrc

Como usar?!

Simples, depois de adicionado ao final do arquivo .bashrc, basta executar o novo comando usando o nome do apelido (Alias). Por exemplo, para desligar o computador imediatamente; execute:

# desligar_agora

Alias correspondente:

Outras dicas

1. Caso deseje saber quais os alias criados, execute:

# alias

2. Caso deseje remover algum alias específico, execute:

Publicidade
# unalias nome_apelido

3. Para que todos esses apelidos sejam utilizados por todos os usuários do sistema, é necessário realizar o mesmo procedimento; contudo no arquivo /etc/bash.bashrc. Por fim, reinicie o PC 😉