TOP 15 ferramentas open source de backup para Linux

ferramentas-backup-linux

A salvaguarda dos dados é uma prática que deve ser adotada tanto por usuários domésticos como por profissionais (sysadmin) que precisam ter soluções para uma situação inesperada, como por exemplo: a perda de dados críticos. Diante disso, é preciso conhecer e utilizar ferramentas que garantam segurança e integridade na realização do backup. Sendo assim, segue lista com 15 ferramentas open source de backup para Linux.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

1 – Amanda

amanda-linux
Advanced Maryland Automatic Network Disk Archiver – Amanda – permite que o administrador do sistema possa configurar um único servidor de backup para fazer backup de outros hospedeiros na rede para unidades de fita ou disco – modelo cliente/servidor. Realiza backup completo, diferencial e incremental. Licenciado sobre a GPL, LGPL, Apache, Amanda License. Tem suporte a diversos sistemas operacionais, incluindo o Windows. Uma das vantagens do Amanda é que as mídias são gravadas utilizando-se o gnutar/ufsdump permitindo a recuperação dos dados mesmo sem a utilização do amanda (pode ser recuperado usando o Tar).

2 – Attic

attic-linux
Attic é um sistema de backup escrito, principalmente, em Python. Attic oferece suporte à deduplicação, compressão, encriptação e backups autenticados. Usa padrões de compressão zlib, criptografia AES (via OpenSSL ) e métodos de autenticação por um HMAC. Licenciado sobre a BSD. O Attic não possui modelo cliente/servidor, mas pode ser feito uma rotina de backup via SSH para dispositivos remotos; tal como feito com o rsync.

3 – Backuppc

backuppc-linux
Backuppc pode ser usado para bakcup de sistemas Linux e Windows, através de um servidor (modelo cliente/servidor). Ele vem com um plano de agrupamento inteligente que minimiza o armazenamento em disco, além do I/O de disco e rede. Licenciado sobre a GPL.

4 – Backupninja

backupninja-linux
Backupninja é uma ferramenta simples e fácil de usar para sistemas de backup. Ele permite coordenar o backup do sistema armazenando alguns arquivos de configuração em /etc/backup.d/. Com a “ajuda” de programas como o rdiff-backup, Duplicity e mysqldump; o Backupninja oferece recursos de backup comuns (via ninjahelper), tais como backups remotos, backup criptografado e backup de banco de dados MySQL/MariaDB e PostgreSQL. Possui suporte a backup completo e incremental (rsync + hard links). Licenciado sobre a GPL. Não possui suporte a cliente/servidor.

5 – Bacula

bacula-linux
Bacula, sem sombra de dúvidas é a ferramenta de backup mais conhecida no software livre. Permite você gerenciar, recuperar e verificar os dados de backup de uma rede de computadores, de diferentes tipos (sistemas Linux, OSX e Windows). Bacula é eficiente e, relativamente, fácil de usar; oferece muitos recursos avançados de armazenamento de gerenciamento que tornam mais fácil localizar e recuperar arquivos perdidos ou danificados. Entre as suas principais funcionalidades, destaco: Estrutura cliente/servidor, Estrutura modular independente (Diretor, Console, Armazenamento, e Monitoramento dos serviços), Infinidade de recursos para a customização de backups. Licenciado sobre a GPL.

6 – Bareos

bareos-linux
Bareos Backup Archiving REcovery Open Source é um fork do projeto Bacula. Está em desenvolvimento desde o final de 2010; e tem diversas funcionalidades, tal como o Bacula. Sua estrutura é composta dos seguintes componentes/serviços: Diretor, Console, Arquivo, Armazenamento, e Monitoramento dos serviços. Licenciado sobre a AGPLv3. Além disso Bareos oferece repositórios de pacotes binários para as distribuições Linux mais importantes, bem como para o Windows. Possui modelo cliente/servidor.

7 – Burp

É um software simples de backup e recuperação (restore). Ele usa a biblioteca librsync para poupar o tráfego de rede e economizar a quantidade de espaço que é utilizado por cada backup. Ele também usa VSS (Volume Shadow Copy Service) para fazer snapshots ao fazer backup de computadores com Windows. Licenciado sobre a AGPLv3.

8 – DREBS

Disaster Recovery for Elastic Block Store é uma ferramenta para criar snapshots periódicos dos volumes EBS. Ele é projetado para ser executado em hosts EC2 (Amazon) com volumes EBS implementados.

9 – ElkarBackup

elkarbackup-linux
É uma solução de backup open source baseado no rsync/rsnapshot. Tem como principais características: interface web de gerenciamento, suporte a clientes Linux/Windows, diversos modelos de scripts de backup. Possui modelo cliente/servidor. Licenciada sobre a GPLv3.

10 – Obnam

obnam-linux
Obnam é um programa de backup seguro e fácil de usar. Os backups podem ser armazenados em discos rígidos locais ou remotos, através do protocolo SFTP. Entre algumas características, destaco: suporte à snapshots (backups instantâneos), Deduplicação de dados e backups criptografados, usando o GnuPG .

11 – Rdiff-backup

rdiff-backup
Outra grande ferramenta de backup incremental remoto para sistemas Unix-like. Essa ferramenta faz o backup de um diretório para outro, opcionalmente através da rede também (similar ao rsync). Assim, ele transfere somente as partes modificadas dos arquivos; se tornando muito rápido e econômico em espaço disco e banda larga.

12 – Rsnapshot

rsnapshot-linux
Ferramenta para sincronização de um sistema de arquivos local e remoto. É um utilitário de backup instantâneo (snapshot) baseado no rsync. Ele torna-se mais fácil para realizar backup instantâneos periódicos de máquinas locais e máquinas remotas através de SSH. A ferramenta faz uso extensivo de hard-links, sempre que possível, para reduzir significativamente o espaço em disco usado para armazenar os backups.

13 – SNEBU

Simple Network Backup Utility é um sistema de backup instantâneo (estilo rsnapshot) rápido, fácil de configurar e flexível.

14 – UrBackup

urBackup-linux
É um sistema de backup do modelo cliente/servidor de fácil configuração, que através de uma combinação de backups de imagem e arquivos, garante a segurança de dados e uma recuperação rápida. Seus arquivos podem ser restaurados através de uma interface web ou pelo gerenciador de arquivos, enquanto os backups dos volumes da unidade podem ser restaurados com um CD ou USB-Stick (restauração bare metal). Além disso sua interface web torna a criação de seu servidor de backup uma tarefa realmente fácil. Licenciado sobre a GPL v3 +.

15 – ZBackup

zbackup-linux
Ferramenta de backup de deduplicação versátil, com base no rsync. Armazena todos os dados no arquivo .tar. Por ser baseado no rsync, apenas as novas alterações são armazenadas (incremental); e desde que os arquivos não sejam muito diferentes, o espaço de armazenamento necessário é muito baixo.

E ainda, claro, temos as ferramentas de terminal como o rsync, tar, cpio e mt 😉

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Bruno

    Eu acho que são ferramentas para quem realmente tem muita coisa e todo dia mais. penso que, para quem é um simples usuário de Linux Win e outros SO s podem fazer como eu . Tenho um HD externo onde de quando em vez atualizo. Quando atualizou o meu Win 10 sumiram vários arquivos importantes como Receita Federal Imp.Renda, mas estava no HD externo , de qualquer maneira vou procurar onde se escondeu quem sabe ocultos por alguma razão.

  • Tiago

    Gero o backup localmente (usando TAR) e queria uma ferramenta de backup que fizesse as cópias desses arquivos para compartilhamentos NFS e CIFS. Qual dessas opções seria a melhor para mim?