Comprar, pagar e gastar.. esses são verbos muito empregados por boa parte das pessoas, quando o assunto é dinheiro. Entretanto, a gestão financeira insere outros verbos; bem como gerir e poupar. Sendo assim, você usuário do sistema Linux, segue lista com 3 programas para gestão financeira no Linux; que irão te ajudar a controlar melhor suas finanças.

GnuCash

Software de código aberto, desenvolvido inicialmente em 1997. É umas das opções mais completas, pois é um programa capaz de registrar e controlar as transações financeiras pessoais até mesmo de pequenos negócios. Possui versões para Linux, BSDs, Mac OS X, Solaris e Windows; e está presente, nativamente, na maioria das distros Linux. Em relação a seus recursos, inclui o suporte a múltiplas moedas, transações agendadas, acompanhamento por cliente e por vendedor; e vários formatos de importação de dados, etc.

HomeBank

É outra opção de gestão financeira pessoal que é ao mesmo tempo fácil de usar, mas cheio de gráficos e opções de relatórios. Ele tem alguns recursos interessantes, bem como: importação do Quicken e Microsoft Money ou outros formatos comuns, a capacidade de detectar transações duplicadas, vários tipos de contas, transações de divisão, ferramentas de orçamento e muito mais. O HomeBank possui tradução para 56 idiomas e ,na maioria das distros Linux, é possível instalá-lo pelos repositórios oficiais.

Código-fonte do HomeBank está disponível no Launchpad, e é licenciado como open source sob a GPL versão 2.

KMyMoney

KMyMoney é da família do KDE. É um programa que leva em consideração alguns pontos importantes, tais como: precisão, o que é de extrema importância para um instrumento financeiro; facilidade de uso, para garantir que você possar usá-lo sem problemas; e características comuns a outros softwares da categoria. Para atingir esses objetivos, o KMyMoney oferece uma série de recursos, bem como: gestão de contabilidade, acompanhamento de investimento, Previsão, e suporte à várias moedas, etcv.

O KMyMoney possui um repositório git e é colocado como open source sob a GPL versão 2. Embora projetado para Linux, ele foi portado com sucesso para Windows e Mac OS também.

Bônus

Segue lista com programas indicados pelos leitores:

Publicidade

Via Fonte